
Durante a última semana, atletas de Clubes formadores se destacaram em diversas competições internacionais pelo mundo e conquistaram medalhas para o Time Brasil. Em torneios da categoria principal e de base, os brasileiros subiram ao pódio no Vôlei de Praia, Judô, Tênis, Esportes Aquáticos, Esgrima e Badminton.
Mundial de Vôlei de Praia
George e Saymon, do Clube Campestre – PB, subiram no lugar mais alto do pódio pelo Challenge de Veracruz, no México. A dupla venceu a final do campeonato diante dos estadunidenses, Budinger e Evans, por 2 sets a 0. Os brasileiros foram campeões de forma invicta e sem perder sets durante a competição.
Mundial Júnior de Judô
O Brasil começou o Campeonato Mundial Júnior de Judô, em Lima, no Peru, com duas medalhas conquistadas, sendo uma delas de uma atleta de Clube. Gyovanna Andrade, do SESI – SP, conquistou o bronze na categoria até 57kg, após uma vitória por IPPOIN diante da eslovena, Jevgenjia Galícia.
A competição começou no domingo, 05, e segue com disputas até quarta-feira, 08, e o Brasil segue com chances de medalhas de atletas de Clubes formadores.
Challengers de Tênis
Marcelo Demoliner, formado do Recreio da Juventude – RS, e Orlando Luz, do Itamirim Clube de Campo – SC, confirmaram o favoritismo e foram campeões do Challenger de Braga, em Portugal. Os brasileiros levaram o título de duplas, após vencerem a final da categoria por 2 sets a 1 contra a dupla formada pelo búlgaro Alexander Donski e o sérvio Stefan Latinovic.
E o Brasil também teve pódio do ATP Challenger 75 de Antofagasta, no Chile. Luis Britto, do Itamirim Clube de Campo – SC, ao lado de Matheus Pucinelli, foi vice-campeão de duplas da competição. Na final, eles foram superados pelo equatoriano Gonzalo Escobar e o mexicano Miguel Reyes-Varela, por 2 sets a 1.
Campeonato Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos
O Brasil fechou o Campeonato Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos com a melhor campanha da competição. O torneio, que aconteceu no Rio de Janeiro/RJ, no Parque Aquático Julio Lamare e na Praia da Urca e contou com atletas de Clubes formadores no elenco, colocou os brasileiros como melhores em todas as cinco modalidades do evento.
Foram 162 medalhas no total, sendo 60 de ouro, 69 de prata e 33 de bronze.
Confira o desempenho por modalidade:
-
Nado Artístico: 14 medalhas (2 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze)
-
Natação: 105 medalhas (44 de ouro, 40 de prata e 21 de bronze)
-
Águas Abertas: 7 medalhas (3 de ouro e 4 de prata)
-
Saltos Ornamentais: 34 medalhas (9 de ouro, 19 de prata e 6 de bronze)
-
Polo Aquático: 2 medalhas de ouro
O Campeonato Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos reuniu jovens talentos de todo o continente no Rio de Janeiro, em uma semana de grandes disputas que reforçou o protagonismo brasileiro nas piscinas e nas águas abertas e a força dos Clubes na formação dos atletas da categoria.
Torneio Satélite de Esgrima
Também no Rio de Janeiro/RJ, o Brasil se destacou no Torneio Satélite de Esgrima no Florete. Pelo feminino, Ana Beatriz Bulcão, do Esporte Clube Pinheiros – SP, foi campeã e de quebra entrou no Top 50 do ranking mundial com a medalha de ouro. A pinheirense levou o título da categoria ao vencer a final por 15 a 9 contra a croata Dorja Blazi.
Já no masculino, duas medalhas de bronze para atletas de Clube. Guilherme Toldo, do Grêmio Náutico União – RS, e Lorenzo Mion, formado no Esporte Clube Pinheiros – SP, foram superados nas semifinais pelos chilenos Vicente Otayza e Leopoldo Alarcón, respectivamente.
Challenge da Guatemala de Badminton
A seleção brasileira de Badminton encerrou a participação no Challenge da Guatemala com três medalhas, um ouro, uma prata e um bronze, todas de duplas.
Davi Silva, do Club Athletico Paulistano – SP, e Fabrício Farias, do Esporte Clube Pinheiros – SP, foram campeões nas duplas masculinas, superando os canadenses Kevin Lee e Ty Alexander Lindeman por 2 sets a 1.
Jaqueline Lima, do Esporte Clube Pinheiros – SP, e Samia Lima, do Club Athletico Paulistano – SP, ficaram com o vice-campeonato nas duplas femininas, após saírem derrotadas da final contra as japonesas Mao Hatasue e Kanano Muroya por 2 sets a 0.
E nas duplas mistas, Davi Silva e Sania Lima, ambos do Club Athletico Paulistano – SP, garantiram a medalha de bronze após alcançarem as semifinais do torneio, onde acabaram perdendo para os canadenses Timothy Lock e Chloe Hoang por 2 sets a 0.
Os resultados conquistados pelos atletas reforçam o papel essencial dos Clubes na formação e no desenvolvimento do esporte brasileiro. Essas instituições são a base da trajetória de inúmeros talentos que hoje representam o país em competições internacionais. O Comitê Brasileiro de Clubes - CBC é um dos grandes responsáveis por esse fortalecimento, ao investir continuamente em infraestrutura, equipamentos e competições nacionais, proporcionando aos Clubes formadores as condições ideais para a formação de novos atletas.
Acesse todas as informações sobre o CBC e o mundo clubístico em nosso Canal do WhatsApp. Se inscreva!