Diretoria

Diretoria Executiva

O Comitê Brasileiro de Clubes é administrado pela Diretoria, composta por três membros eleitos, distribuídos nos cargos de presidente, vice-presidente e vice-presidente administrativo. Entre as diversas atribuições, é importante ressaltar que compete à Diretoria gerir recursos e zelar pelas diretrizes da gestão democrática, sob a égide dos princípios da participação e da transparência, representar o CBC ativa e passivamente, de acordo com o Estatuto Social; assinar e encaminhar à Assembleia Geral o relatório anual de gestão da Diretoria do CBC, e a prestação de contas referente ao exercício findo, devidamente auditados por auditoria independente e acompanhados do parecer do Conselho Fiscal.


Presidência

O presidente é o responsável por administrar e representar a entidade, conforme as orientações do seu Estatuto Social. Representar o CBC nos eventos; zelar pelo cumprimento dos objetivos sociais e pelo patrimônio do Comitê; convocar e instalar as assembleias gerais; assinar os documentos jurídicos e correspondências dirigidas às entidades; referendar ou não os projetos esportivos a serem beneficiados com recursos do CBC, no âmbito do Programa de Formação de Atletas; entre outras atividades atribuídas.
 

Paulo MacielPAULO MACIEL - PRESIDENTE 
Paulo Maciel é natural de Bonito (PE), mas reside há mais de 50 anos no Rio de Janeiro. É empresário e já foi presidente do Tijuca Tênis Clube, o mais longíquo a ocupar este cargo, ficando por 27 anos ininterruptos no comando. Foi vice-presidente administrativo-financeiro do CBC nas duas últimas gestões, entre os anos de 2014 e 2020. 



Vice-Presidência

A Vice-Presidência é responsável por elaborar o regulamento de integração das Entidades de Prática Esportiva - EPD - ao CBC; elaborar o regulamento para descentralização dos recursos previstos na Lei 13.756/2018, acompanhar a execução dos projetos das filiadas, realizados com recursos financeiros da Lei 13.756/2018 e repassados pelo CBC, entre outras competências pertinentes à formação de atletas.
 

Dr. Fernando FERNANDO MANUEL DE MATOS CRUZ
VICE-PRESIDENTE 

O cargo de vice-presidente é ocupado pelo médico pediatra Fernando Manuel de Matos Cruz, que também atua como coach, escritor e palestrante. Cruz tem pós-graduação em Professional & Self Coaching - PSC, pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC); em Administração Hospitalar pelo Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde IAHCS/PUC-RS e em Regulação do SUS pelo Hospital Sino-Libanês, em São Paulo. Cruz também possui MBA em Liderança, Inovação e Gestão pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Ele já exerceu os cargos de presidente da Sociedade de Ginástica Porto Alegre, 1867 (Sogipa), vice-presidente do Conselho Deliberativo da Sogipa, diretor de Relações Interclubes da FENACLUBES presidente do CSI da Confederação Brasileira de Clubes e presidente da Fundação Sogipa de Comunicações da Faculdade Sogipa de Educação Física. 
 

Vice-Presidência Administrativa

A Vice-Presidência Administrativa é responsável pela apresentação do orçamento anual e do balancete demonstrativo da situação econômico-financeira do CBC; a cobrança das contribuições associativas das filiadas e vinculadas; retirar certidões negativas e alvarás, dirigir assuntos administrativos, promover e submeter a política de recursos humanos à diretoria, determinar diligências e orientar órgãos no preparo, instrução e exame de processos, secretariar reuniões da Diretoria, divulgar atividades, dirigir eventos.
 

Edson Garcia - Vice-presidente administrativo do CBCEDSON GARCIA VICE-PRESIDENTE ADMINISTRATIVO 
O cargo de vice-presidente administrativo é ocupado pelo economista com especialização em administração de empresa, Edson Garcia. É membro do Conselho Nacional do Esporte (SEE), membro do Comitê da Cadeia Produtiva do esporte (CODE), foi presidente do Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo (Sindiclube/SP), exerceu os cargos de superintendente executivo do CBC e de diretor executivo da Federação Nacional dos Clubes Esportivos (FENACLUBES), como também já foi presidente de clube, membro da Comissão Técnica do Ministério do Esporte-Comissão de Análise de Projetos para Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte e membro da Comissão Organizadora das Conferências Nacionais de Esporte, realizadas pelo Ministério do Esporte.