Momentos de emoção e agradecimento marcam a entrega do Prêmio Clube Formador 2021-2022

4, Novembro 2022
Momentos de emoção e agradecimento marcam a entrega do Prêmio Clube Formador 2021-2022

A previsão era de uma noite de gala e isso se confirmou. A cerimônia de entrega do Prêmio Clube Formador foi marcada por momentos de emoção e também de inúmeros agradecimentos e reconhecimento ao trabalho feito pelo Comitê Brasileiro de Clubes-CBC e Confederação Nacional dos Clubes-FENACLUBES.

Além dos representantes dos Clubes, o Vice-Presidente do Comitê Olímpico do Brasil-COB, Marco La Porta e Presidentes e dirigentes de Confederações e Ligas Nacionais Esportivas parceiras do CBC, estavam presentes na festa, que começou com o discurso do presidente do Comitê Brasileiro de Clubes-CBC, Paulo Maciel.

Paulo Maciel demonstrou toda sua alegria aos presentes e afirmou que estava muito feliz em conseguir reunir tantas pessoas do esporte em um só lugar, e afirmou que não medirá esforços para sempre ajudar no desenvolvimento do esporte. “Eu vou fazer questão de trabalhar cada dia mais para sempre ajudar o esporte em nosso país”.

Em seguida começaram as premiações e a primeira entidade a receber o troféu foi a ADC Bradesco-Associação Desportiva Classista. “Só tenho a agradecer a todos da ADC Bradesco pelo excelente trabalho. Sem eles nada disso seria possível e isso nos dá força para continuar nosso trabalho”, afirmou Rogério Curi, Gerente do Departamento de Esportes da entidade.

Em seguida, o primeiro momento de emoção que foi proporcionado pelo representante do  Instituto Vitaliza-PE, primeiro Clube do Nordeste a se vincular ao CBC. O Instituto Vitaliza-PE foi premiado no Handebol Feminino e o presidente Antonio Carlos Affini, destacou o apoio do CBC aos atletas de Pernambuco e do Nordeste em geral. “Nossa gratidão ao CBC por proporcionar aos atletas do Pernambuco e de todo o Nordeste, a chance de mostrar o seu potencial para o Brasil”.

Na sequência a premiação foi para o Clube Campestre no Wrestling Masculino. O presidente do Clube, Alex Antonio Marcolino de Araújo fez questão de destacar o apoio da Confederação Brasileira de Wrestling-CBW no desenvolvimento do esporte. “Estou muito feliz por este momento e não posso deixar de agradecer ao presidente Flávio (Flávio Cabral Neves-presidente da CBW) que nos ajudou muito fazendo com que o Campestre se tornasse essa referência no esporte”.

Chegou a vez dos esportes na água. O primeiro premiado foi o Clube dos Jangadeiros na Vela Feminino. O comodoro Pedro Antonio Pereira Pesce destacou que graças ao apoio do CBC, hoje a Vela do Clube consegue competir em diversos lugares. “Com o apoio do CBC conseguimos levar a Vela adiante. Muito obrigado pelo apoio do CBC que possibilita nossos atletas a participarem de competições em todo o mundo”, finalizou.

Na sequência veio a Associação Náutica Desportiva Veleiros do Sul que também ganhou na Vela, porém, no gênero Masculino. O Diretor Executivo do Clube, Moisés Lanzoni agradeceu ao CBC pelo apoio. “Em nome de toda a comunidade do Veleiros do Sul, quero apenas agradecer. Muito obrigado CBC”.

Ainda nas águas chegou a vez das Águas Abertas. No Feminino, o vencedor foi o Yacht Clube da Bahia-BA e o comodoro Francisco Coni Pedreira Brandão não poupou elogios ao CBC. “Quero agradecer ao CBC pelo apoio aos Clubes. Estou muito feliz pelo reconhecimento não só com o Yacht Clube da Bahia mas também com o povo da Bahia”.

O Karatê hoje não integra mais o Programa Olímpico, mas como a premiação se refere ao Ano I do Ciclo e na oportunidade foram realizados Campeonatos Brasileiros Interclubes-CBI®, houve um vencedor que foi o Club de Regatas Vasco da Gama-RJ. O Executivo de Esportes Olímpicos do Vasco da Gama-RJ, Carlos Magno Barros da Silva, ressaltou a vitória de todo um Clube. “Gostaria de dizer que essa é uma vitória do Clube em sua totalidade, e também de todo o segmento que recebe apoio do CBC”.

O Clube de Campo de Rio Claro-SP recebeu o Prêmio Clube Formador como o melhor no Tiro Esportivo Masculino e seu Assessor Esportivo, Luis Ricardo Bauch Gregato, afirmou que a decisão de transformar o Clube também em Esportivo hoje está trazendo os bons resultados. “Nós estamos muito felizes e agradecidos por este reconhecimento. Desde 2015 decidimos transformar um Clube Social também em um Clube Esportivo e estamos trilhando este caminho graças à ajuda do CBC que possibilita o crescimento do esporte nacional”.

Chegou a vez de dois premiados da região Sul do Brasil. O primeiro deles foi o Grêmio Náutico União, vencedor nas Águas Abertas Masculino. O presidente do Clube, Paulo José Kolberg Bing, destacou o apoio recebido também de seus parceiros de diretoria. “É uma honra muito grande para nós do GNU receber este prêmio diante de tanta gente do esporte nacional. Agradeço toda minha diretoria e também a do CBC pelo apoio”. O outro Clube gaúcho premiado é um dos mais tradicionais do país. A Sociedade Ginástica de Porto Alegre-1867-SOGIPA-RS, foi premiado no Tênis de Mesa Feminino e fez questão de frisar que o DNA do Clube é o esporte. “Nosso DNA desde nosso início é o esporte e hoje temos uma campeã mundial no Judô (Mayra Aguiar) e no futuro teremos outra campeã, só que no Tênis de Mesa. Por isso, não posso deixar de agradecer a todos e ao CBC pelo apoio”, afirmou o presidente da Sogipa-RS, Adílio Schneider Finger.

Um momento de muita emoção e descontração aconteceu quando foi chamado para receber o prêmio o Sport Club Corinthians Paulista-SP. O Gerente de Projetos Incentivados do Clube, José Augusto Botega dos Santos, abriu seu discurso com um E aí bando de loucos!!!!Em seguida, Augusto Botega pediu aos Clubes para que sempre continuem apoiando esportes olímpicos. “Todos sabem que o forte do Corinthians é o futebol, mas quero agradecer minha diretoria pelo apoio aos esportes olímpicos. E quero aproveitar a oportunidade para pedir a vocês, Clubes, que nunca deixem de apoiar seus projetos olímpicos, que sempre trazem muitas medalhas para nosso país”. E para fechar seu discurso, Augusto não poderia deixar de mandar um Vai Corinthians!!!!

O Fluminense Football Club-RJ foi premiado no Tiro Esportivo Feminino e o Vice-Presidente de Esportes Olímpicos do Clube, Márcio de Almeida Trindade, recordou os primórdios do esporte. “É com muita honra que o Fluminense está aqui representando esta modalidade. A primeira medalha olímpica para nosso Brasil foi conquistada no Tiro Esportivo e nós fazemos parte desta história. Por isso, também peço que continuem apoiando os esportes olímpicos e agradecemos ao CBC pela ajuda”.

Um dos mais tradicionais Clubes de Minas Gerais, o Praia Clube de Uberlândia, foi premiado no Basquete 3x3 Masculino e o presidente da entidade, Carlos Augusto Ferreira Braga, já prometeu que o apoio ao esporte continua nos próximos anos. “O Basquete 3x3 é uma modalidade olímpica recente e estamos felizes em saber que vamos formar futuras gerações olímpicas para este esporte pois vamos continuar apoiando o 3x3 como apoiamos todos os outros esportes olímpicos em nosso Clube”, destacou.

A Associação dos Arqueiros de Campinas-SP venceu o prêmio no Tiro com Arco tanto no Masculino como no Feminino. O presidente da entidade, Marcos Antonio Bortoloto, agradeceu ao CBC pelo apoio. “Quero agradecer a todos os atletas por confiar em nosso trabalho. À minha esposa, ao Círculo Militar de Campinas e ao CBC pelo apoio ao esporte em geral”.

Outro Clube que ganhou tanto no Masculino como no Feminino foi a Associação Bauruense de Desportos Aquáticos-ABDA. O diretor geral do Clube, Alexandre Augusto de Mattos Zwicker, já adiantou que “brigará” novamente pelo título. “Sei das dificuldades de se manter um esporte desde a base até o alto rendimento. Esse é meu segundo prêmio e é fruto de muito trabalho. Agora vamos continuar este trabalho para ano que vem vir aqui buscar o terceiro troféu”.

Mais um momento emocionante foi o que representou a conquista da Associação Desportiva Centro Olímpico-ADECO-SP. O Clube ganhou no Atletismo Masculino e Feminino e o presidente da ADECO-SP, Alex Martins Guimarães, não conseguiu conter sua felicidade com o prêmio. “Nossa missão é Formar Atletas, mas não posso deixar de agradecer a todos que apoiam nosso projeto, em especial a todos do CBC”, afirmou o presidente Alex Guimarães vibrando muito com a conquista.

Os tradicionais Clubes ficaram para o final. O primeiro deles foi o Esporte Clube Pinheiros que venceu no Handebol Masculino e na Ginástica Artística, também no Masculino. O presidente do Clube, Ivan Gilberto Castaldi Filho deixou claro que o Clube respira esporte e ama aquilo que faz. “Em nome dos mais de 38 mil associados, venho agradecer esta segunda premiação. O Esporte Clube Pinheiros-SP é isso. Respiramos esporte, amamos esporte e quero agradecer ao CBC pelo apoio”.

Na sequência foi a vez do Minas Tênis Clube-MG que foi premiado pelos resultados na Natação Masculina e no Voleibol Masculino e Feminino. O presidente eleito do Minas Tênis Clube-MG, Carlos Henrique Martins Teixeira, explicou que somente a junção de esporte e educação serão capazes de melhorar nossa sociedade. “Quando se integra Esporte e Educação, isso faz bem à sociedade. Obrigado ao CBC por este apoio ao esporte formador de atletas e cidadãos que melhoram dia-a-dia nossa sociedade”.

E chegou a vez do grande vencedor da noite. O Clube de Regatas do Flamengo-RJ, que faturou sete prêmios: Basquetebol Masculino, Nado Artístico Feminino, Ginástica Artística Feminino, além da Canoagem e do Remo, tanto no Masculino quanto no Feminino. O Vice-presidente de Esportes Olímpicos do Flamengo-RJ, Guilherme Kroll falou que os resultados deste ano vieram de uma frustração do ano passado. “Ano passado estive aqui e recebi um troféu lindo como este apenas no Remo e no Nado Artístico. Confesso que isso me causou uma certa frustração e eu queria mais para este ano. Assim, conseguimos elaborar projetos, juntar atletas olímpicos em nosso Clube e o fruto disso é a conquista desses 7 prêmios. Agora vamos em busca de muito mais”, finalizou.

Surpresas da noite

cbt

O Clube de Regatas do Flamengo-RJ encerrou a premiação aos vencedores nos esportes. Mas ainda duas surpresas estavam reservadas. O Comitê Brasileiro de Clubes-CBC premiou um Clube e uma Confederação Esportiva que melhor valorizaram o Selo de Formação de Atletas em seus uniformes, suas ações e também em seus Campeonatos Brasileiros Interclubes®-CBI.

O Clube escolhido foi o Club Athletico Paulistano-SP pelo melhor uso do Selo de Formação de Atletas. O presidente do Paulistano-SP, Eder do Lago Mendes Ferreira, agradeceu a surpresa e o apoio do CBC ao esporte em todas as regiões. “Estou muito surpreso com esta premiação. Recebemos a visita do pessoal do CBC no Clube mas não sabíamos de nada. É com muita alegria que venho receber este prêmio. Somos uma entidade centenária e com esta enormidade de Clubes, só tenho a dizer que o CBC não apoia só o Paulistano, mas sim todos os Clubes de Norte a Sul do país”.

Já a entidade parceira premiada foi a Confederação Brasileira de Tênis-CBT. A escolha se deu pela excelência do material apresentado pela CBT nos Campeonato Brasileiros Interclubes-CBI®, além da exposição do Selo de Formação de Atletas. “Obrigado pela surpresa. Nos dedicamos com muito afinco nesses CBI® e estamos conseguindo colher muitos frutos. Vamos continuar sempre pensando no Desenvolvimento do Esporte. Hoje nossos atletas estão disputando o Mundial Sub 16 e todos participam de Campeonatos Brasileiros Interclubes. Por isso digo que o CBI® “dá certo”! Nosso muito obrigado ao CBC por tudo isso”, concluiu o Vice-Presidente da Confederação Brasileira de Tênis-CBT, Aristides Barcelos.

Confira a lista completa dos vencedores do Prêmio Clube Formador 2021-2022.

Se você perdeu a cerimônia, não se preocupe! Nas próximas edições publicaremos os vídeos dos Clubes premiados e as entrevistas dos presidentes logo após o recebimento dos prêmios, no calor da emoção!

Veja as fotos do evento no Flickr do CBC.