CBC renova Certidão de Registro Cadastral e testa novo sistema do Ministério do Esporte

16, Setembro 2025
CBC renova Certidão de Registro Cadastral e inaugura testa novo sistema do Ministério do Esporte

O Comitê Brasileiro de Clubes — CBC obteve hoje, 16 de setembro de 2025, a renovação de sua Certidão de Registro Cadastral, documento emitido pelo Ministério do Esporte em conformidade com os artigos 18 e 18-A da Lei nº 9.615/1998 (Lei Pelé). 

A Certidão de Registro Cadastral é requisito indispensável para que o CBC continue a desempenhar sua missão institucional de incentivar, promover, aprimorar, planejar e apoiar atividades de formação de atletas na busca do alto rendimento, utilizando de forma transparente e responsável os recursos públicos destinados ao esporte. 

O documento, emitido pela Diretoria de Certificação do Ministério do Esporte, tem validade de 1 (um) ano, até 16/09/2026, e pode ser consultado clicando aqui

CBC é a primeira entidade a testar novo sistema digital de certificação cadastral do Ministério do Esporte 

O Ministério do Esporte, por meio de sua Diretoria de Certificação, iniciou um novo modelo de tramitação digital para a emissão e renovação da Certidão de Registro Cadastral. O procedimento passa a ser inteiramente automatizado, exigindo o upload completo da documentação obrigatória diretamente na plataforma oficial, bem como a indicação de links de conteúdos necessários e disponíveis em site institucional. A medida elimina etapas manuais de verificação inicial, proporcionando celeridade, precisão e confiabilidade tanto para o Ministério quanto para as entidades requerentes. 

Para inaugurar o novo sistema, o Comitê Brasileiro de Clubes foi oficialmente convidado pelo Ministério para ser a entidade-piloto na aplicação do novo fluxo. Em ação conjunta, representantes das equipes do Ministério e do CBC se reuniram na subsede do CBC em Brasília/DF para realizar os primeiros testes práticos da plataforma, simulando um processo completo de solicitação. 

Foto

A experiência foi considerada um sucesso. Segundo avaliação conjunta das equipes técnicas, a nova sistemática deverá reduzir o tempo médio de tramitação, além de padronizar e aperfeiçoar os critérios de admissibilidade documental. 

O Presidente do CBC, Paulo Germano Maciel, destacou o orgulho da entidade por ter sido escolhida como parceira nesse momento importante da política pública esportiva nacional: 

“É uma honra para o CBC contribuir diretamente com esse avanço promovido pelo Ministério do Esporte. Sermos convidados para inaugurar esse novo sistema comprova a confiança mútua e o compromisso conjunto com a boa governança e a eficiência administrativa.” 

A parceria entre as instituições evidencia o alinhamento entre os compromissos de modernização e de boas práticas de governança adotadas pelas entidades do Sistema Nacional do Esporte, como é o caso do CBC, reconhecido por sua estruturação organizacional e atuação estratégica com recursos públicos. 

A expectativa é de que o novo modelo esteja integralmente disponível para todas as entidades esportivas em um futuro próximo. 

Para receber este e outros conteúdos em primeira mão, participe do canal do CBC no WhatsApp