Clubes Pelo Mundo: Atletas formados em Clubes brilham em competições mundiais e elevam o nome do esporte brasileiro

15, Setembro 2025
Clubes Pelo Mundo: Atletas formados em Clubes brilham em competições mundiais e elevam o nome do esporte brasileiro

O jovem tenista João Fonseca, formado no Club de Regatas Vasco da Gama – RJ, comandou o Brasil em uma vitória histórica sobre a Grécia pela Copa Davis, em Atenas. Aos 19 anos, derrotou Stefanos Tsitsipas e garantiu a vaga da equipe brasileira na fase eliminatória de 2026. A campanha contou ainda com a importante vitória nas duplas de Rafael Matos, da base do Grêmio Náutico União – RS, ao lado de Marcelo Melo, formado no Minas Tênis Clube – MG.

No Atletismo, grandes feitos marcaram o Mundial de Tóquio. Caio Bonfim (CASO – DF) conquistou a medalha de prata nos 35 km da marcha atlética, confirmando sua posição entre os melhores do mundo. Já Juliana Campos (Praia Clube – MG) fez história ao avançar à final do salto com vara, encerrando um jejum de 10 anos sem o Brasil entre as finalistas da prova em Mundiais. A atleta liderou a fase classificatória ao superar todas as alturas até 4,60m sem erros, garantindo sua vaga na decisão.

No Squash, Diego Gobbi (Esporte Clube Pinheiros – SP) ergueu o troféu da Helsinki PSA Challenger 12k, vencendo o francês Toufik Mekhalfi na final.

No Tênis feminino, o Club Athletico Paulistano – SP foi duplamente representado na final do SP Open (WTA 250). Luisa Stefani, campeã ao lado da húngara Timea Babos, superou Laura Pigossi, também formada no Paulistano, que jogou ao lado de Ingrid Martins (Yes Tennis - RJ).

No Tênis de Mesa, Hugo Calderano, formado no Fluminense Football Club – RJ, foi vice-campeão do WTT Champions de Macau, somando pontos importantes no ranking mundial.

No Triatlo, Miguel Hidalgo (Esporte Clube Pinheiros – SP) conquistou a prata na etapa de Karlovy Vary, alcançando seu quarto pódio na temporada e consolidando-se como terceiro do ranking mundial.

No Tiro com Arco, Marcus D’Almeida (Dispara Brasil – RJ) chegou ao seu terceiro pódio consecutivo em Mundiais, desta vez com a prata em Gwangju, Coreia do Sul, após uma final decidida no tiro de ouro.

Encerrando a série de conquistas, a equipe masculina de Espada da Esgrima, formada por Leandro Seini, Richard Grunhauser,  Mauricio Pellegrino, três atletas do Esporte Clube Pinheiros-SP, e Leopoldo Gubert, da Associação Mestre Kato-PR, conquistou o bronze no Sul-Americano, ajudando o Brasil a fechar o torneio em 3º lugar no quadro geral, com 3 ouros, 4 pratas e 9 bronzes.

Esses resultados reafirmam a importância dos Clubes formadores no desenvolvimento de atletas de alto rendimento, em consonância com os objetivos do Programa de Formação de Atletas do CBC – PFA, que busca universalizar e fortalecer a formação esportiva no Brasil.

👉 Acompanhe mais conquistas e novidades do esporte brasileiro no canal oficial do CBC no WhatsApp.