Clubes pelo Mundo: Brasileiros dominam o Pan Júnior e garantem resultados históricos em outras competições

25, Agosto 2025
Clubes pelo Mundo: Brasileiros dominam o Pan Júnior e garantem resultados históricos em outras competições

A semana contou com grandes resultados do Time Brasil em diversas competições internacionais. Além do domínio brasileiro nos Jogos Pan-Americanos Júnior em Assunção, o Brasil conquistou medalhas em Mundiais de Ginástica Rítmica, Tênis, e Vôlei de Praia, além de bons resultados na AmeriCup de Basquetebol e no Pan-Americano de Squash. Confira os detalhes abaixo. 

Pan-Americano Júnior de Assunção 2025 

O Brasil fez história nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção! Foram 175 medalhas, sendo 70 de ouro, superando a campanha de 2021 na última edição dos Jogos. Falando sobre os esportes apoiados pelo Comitê Brasileiro de Clubes - CBC, os brasileiros conquistaram 158 medalhas, e 99% delas vieram de atletas formados em Clubes. Uma verdadeira demonstração da força da base do nosso esporte. 

O judô foi um show à parte: 15 medalhas, sendo 12 de ouro, com todos os convocados subindo ao pódio. Atletas de Clubes como Sogipa - RS, Grêmio Náutico União - RS, Esporte Clube Pinheiros - SP, Minas Tênis Clube - MG, Clube Paineiras do Morumby - SP, Sociedade Esportiva Palmeiras - SP, Associação Atlética Banco do Brasil Curitiba - PR, SESI – SP e Instituto Reação - RJ brilharam e garantiram uma campanha histórica. 

A natação também superou Cali 2021, com 43 medalhas contra 40 da última edição. Todas conquistas por atletas de Clubes formadores. Destaque para Stephanie Balduccini, do Unisanta - SP, com 8 ouros, e para Stephan Steverinck, do Clube de Regatas do Flamengo - RJ, com 5.

Outras boas campanhas vieram com o Atletismo, que levou 17 medalhas e o Remo que conquistou 10. Assim como no Judô e na Natação, no Atletismo e no Remo todos os medalhistas são de Clubes formadores. 

Pan Junior geral

AmeriCup de Basquetebol 2025 

A seleção brasileira conquistou mais uma vitória na AmeriCup, após o confronto neste domingo, 24, contra a Bahamas. O Brasil venceu por 84 a 66 e assegurou a classificação antecipada para as quartas de final da competição. No dia anterior, os brasileiros derrotaram o Uruguai por 81 a 76. 

A equipe agora se prepara para enfrentar os EUA na terça-feira, 26, às 22h10, com transmissão ao vivo pelo ESPN.  

Veja abaixo o elenco brasileiro na competição e os Clubes de cada um: 

  • Caio Pacheco - Coruña-ESP 
  • Yago Mateus - Estrela Vermelha- SRB 
  • Alexey Borges – Clube de Regatas do Flamengo - RJ 
  • Georginho de Paula - SESI Franca - SP 
  • Vitor Benite - Baloncesto Sevilla-ESP 
  • Reynan Gabriel – Esporte Clube Pinheiros - SP 
  • Gui Deodato - Clube de Regatas do Flamengo - RJ 
  • Mãozinha Pereira - Manisa Basket-TUR 
  • Lucas Dias - SESI Franca - SP 
  • Bruno Caboclo - Hapoel Tel Aviv-ISR 
  • Ruan Miranda - Clube de Regatas do Flamengo - RJ 
  • Nathan Mariano - Free Agent 

O regulamento da AmeriCup coloca as 12 equipes em três grupos com quatro seleções. As duas melhores de cada chave e os dois melhores terceiros, avançam às quartas de final. A decisão será no dia 31 de agosto. 

Americup Basket

Mundial de Ginástica Rítmica no Rio de Janeiro 

No 41º Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica no Rio de Janeiro/RJ, o Conjunto brasileiro conquistou duas medalhas de prata históricas para o país. No sábado, 23, o Brasil somou 55.250 pontos e garantiu o segundo lugar no conjunto geral. O Japão ficou com o ouro (55.550), e a Espanha completou o pódio com o bronze (54.750). 

Já no domingo, 24, a equipe repetiu a colocação na série mista (três bolas e dois arcos), recebendo 28.550 e ficando apenas 0.100 da campeã Ucrânia. 

No individual, o Brasil também fez história. Bárbara Domingos colocou o país no Top 10 do Individual Geral, terminado em 9º lugar - o melhor resultado brasileiro na história. A outra atleta do país na competição foi Geovanna Santos, que terminou na 18º colocação.  

Confira abaixo as atletas do Brasil na competição e os Clubes de cada uma: 

Conjunto 

  • Duda Arakaki - Colégio Marista de Maceió - AL  
  • Nicole Pircio - Associação Desportiva e Recreativa Unopar - PR  
  • Sofia Madeira - Instituto Capixaba Esportivo (Incesp)- ES 
  • Maria Paula Caminha - Centro de Treinamento de Ginástica Olímpica e Rítmica GORBA - BA  
  • Mariana Gonçalves - Clube Agir - PR  

Individual 

  • Bárbara Domingos - Clube Agir - PR 
  • Geovanna Santos - Instituto Capixaba Esportivo (Incesp)- ES 

Mundial GR

Mundial de Vôlei de Praia Masculino 

Gabriel Zuliani (Associação Maringaense de Vôlei de Praia – PR) e Nicolas Schosler (Associação Pró-Esporte Raiz Itapema – SC) subiram no lugar mais alto do pódio na etapa Futures de Bujumbura, no Burundi, do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. A dupla brasileira venceu os húngaros Hajós e Stréli na decisão, por 2 a 0 (21/15 e 21/14), garantindo o primeiro lugar do campeonato. 

Mundial VP

Pan-Americano de Squash 2025 

Na disputa individual do Pan-Americano de Squash 2025, realizado no Rio de Janeiro/RJ, o Brasil conquistou uma medalha com atleta de Clube. Laura Silva, do Esporte Clube Pinheiros – SP, levou o bronze no feminino.  

A campanha da brasileira começou vencendo a barbadiana Meagan Best, em confronto decidido no quinto game, com parciais de 8-11, 9-11, 11-6, 11-7 e 11-9. Na sequência, ela bateu a colombiana Lucia Bautista por 3 a 1 (7-11, 11-5, 11-8 e 11-8), garantindo vaga na semifinal. 

Na semifinal, Laura fez um jogo equilibrado contra a canadense Nicole Bunyan, mas acabou superada no set de desempate por 3 a 2, e assim assegurou a medalha de bronze para o país. 

Squash

Circuito Mundial de Tênis  

Marcelo Melo, formado no Minas Tênis Clube – MG, e Rafael Matos, do Itamirim Clube de Campo – SC, conquistaram o terceiro título juntos pelo Circuito Mundial da ATP. A dupla brasileira venceu o português Francisco Cabral e o austríaco Lucas Miedler por 2 sets a 1 (4/6 6/4 e 10-8) na final e sagraram-se campeões do ATP 250 de Winston-Salem, nos Estados Unidos. 

Além do título em Winston-Salem, Marcelo Melo e Rafael Matos já venceram juntos o ATP 250 Stuttgart 2024 e o Rio Open em 2025.  

Rafael e Marcelo

Em Portugal, Bruno Oliveira, formado no Minas Tênis Clube – MG, conquistou mais um grande resultado no circuito, ficando com o vice nas duplas do ITF M25 de Idanha-a-Nova pelo segundo fim de semana consecutivo. Na final ele e o espanhol Alberto Barroso foram superados pelos portugueses Pedro Araújo e Diogo Marques por 2 a 1, com parciais de 7/6, 3/6 e 6-10. 

Bruno Oliveira MTC

Na Espanha, Francisco D’Amorim, formado no Esporte Clube Pinheiros – SP, brilhou no ITF J100 de Barcelona, alcançando a maior final da carreira. Na decisão, o brasileiro foi superado pelo espanhol Alberto Pulido por 2 a 1, com parciais de 6/4, 1/6 e 6/0. 

Francisco D'Amorim ECP

Com resultados históricos, os Clubes seguem sendo a base do esporte brasileiro e protagonistas na construção de um futuro de grandes conquistas para o nosso país! 

Fique ligado em todas as notícias e novidades do mundo clubístico em nosso Canal do WhatsApp.