
Durante a semana, atletas de Clubes formadores se destacaram e colocaram o Brasil no pódio de cinco grandes competições internacionais. Teve medalha no Atletismo, Ginástica Rítmica, Tênis e Wrestling, resultado do trabalho conjunto entre Clubes e atletas que representam o país com excelência.
No Atletismo, Eduardo de Deus, atleta do Praia Clube – MG, foi o destaque da delegação brasileira ao conquistar a medalha de ouro nos 110m com barreiras no Meeting de Maia, em Portugal. No sábado, dia 19, ele atingiu o tempo de 13s48 e ficou à frente do cubano Roger Iribarne (13s69) e do jamaicano Giano Roberts (13s71), que completaram o pódio.
Ainda na modalidade, o Brasil deu show no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo Sub 18, disputado em Assunção, no Paraguai. A delegação brasileira conquistou o bicampeonato da competição ao somar 270 pontos (166 no masculino e 104 no feminino), com um total de 29 medalhas (11 de ouro, 11 de prata e 7 de bronze). O torneio reuniu mais de 300 atletas de 17 países de língua portuguesa e espanhola. A seleção brasileira contou com 35 atletas, muitos deles formados em Clubes brasileiros.
Confira a lista de medalhistas e os Clubes que representam:
Ouro
-
Pietro Pereira Silva (Associação Petrolinense de Atletismo-PE): Lançamento do Dardo
-
Guilherme da Silva Izidoro (Instituto do Atletismo de Foz do Iguaçu-PR): Salto em Distância
-
Hakelly de Souza Maximiano da Silva (AECD Macaé-RJ): 100 m e 200m
-
Beatriz Camargo Monteiro Silva (ASPM Pindamonhangaba-SP): 100 m com barreiras
-
4x100 m masculino - Julio César (Associação Guaribense de Incentivo ao Atletismo e Social-SP), Johnata Vinicius (Instituto Bruna Farias-Al), Giancarlo Luiz (Esporte Clube Praia Grande-SP) e Pedro Nunes
-
Alexander Cordeiro Santa Cruz (Instituto Ideal Brasil de Desenvolvimento Sócio-Cultural e Desportivo-RJ): Salto Triplo
-
Pyetro Henrico Roberto Souza (Associação Desportiva e Cultural de São Bernardo-SP): Arremesso de Peso
-
Maria Laura Sales Correa (Sogipa-RS): Lançamento do Martelo
-
Maíza Silva da Conceição (Instituto Bruna Farias-AL): 400 m com barreiras
-
Paulo Henrique Krul (Associação Comunidade de Atletismo-SC): Decatlo
Prata
-
Pedro Henrique Faustino da Silva (Associação Desportiva Criciúma-SC): Lançamento do Dardo
-
Henrique Rodrigues Alencar (Centro de Atletismo de Sobradinho – CASO-DF): 2.000 m com obstáculos
-
Gabriel Benícios Tenório Leite (ASSERCAM-PR): Lançamento do Disco
-
Wilton dos Santos Souza Júnior (Associação Desportiva Centro Olímpico-SP): 400 m
-
Letícia Dominelli Daniel (ASSERCAM-PR): Lançamento do disco
-
4x100 m feminino - Larissa Schon (AABB-PR), Maiza Silva da Conceição (Instituto Bruna Farias-AL), Beatriz Camargo Monteiro (ASPM Pindamonhangaba-SP) e Hakelly Maximiano da Silva (AECD Macaé-RJ)
-
Guilherme da Silva Izidoro (Instituto de Atletismo de Foz do Iguaçu-PR): Salto Triplo
-
Josué Barros Natividade (Centro de Atletismo de Sobradinho – CASO-DF): 800 m
-
Karine Estefane Martins (Associação Corville de Atletismo-SC): Salto Triplo
-
João Arthur da Silva Maranhão (Associação Esportiva e Sócio-Cultural – Cerro Cora-RN): Decatlo
Bronze
-
Isadora Ferreira Leite (ASPM Pindamonhangaba): Arremesso do Peso
-
Larissa Schon de Morais (AABB-PR) 100 m com barreiras e 400m com barreiras
-
Johnata Vinícius da Silva Moura (Instituto Bruna Farias-AL): 400 m com barreiras
-
Maria Clara Francez Belmonte (Associação de Atletismo de Paranavaí-PR): Salto em Altura
-
Revezamento 4x100 m misto - Rychardy Davy Moura Valença (Associação Petrolinense de Atletismo-PE), Maiza Silva da Conceição (Instituto Bruna Farias-AL), Johnata Vinicius da Silva Moura (Instituto Bruna Farias-AL) e Hakelly Maximiano da Silva (AECD Macaé-RJ)
Na Ginástica Rítmica, a seleção brasileira segue fazendo história. Neste fim de semana, as ginastas conquistaram duas medalhas em Milão, na Itália, pela etapa da Copa do Mundo.
No sábado, 19, o conjunto brasileiro alcançou um feito inédito: ouro no Conjunto Geral, com 52.850 pontos, após as apresentações de cinco fitas (25.950) e da série mista com três bolas e dois arcos (26.900). Japão (50.500) e China (50.200) completaram o pódio.
No domingo, 20, o Brasil voltou ao pódio com o bronze na final da série mista, com nota 27.500, atrás de China (28.200) e Japão (28.000).
Confira a lista das medalhistas do Brasil e os Clubes que representam:
-
Duda Arakaki – Clube Marista de Maceió-AL
-
Maria Paula Caminha – Centro de Treinamento de Ginástica Olímpica e Rítmica-BA
-
Mariana Gonçalves – Clube Agir-PR
-
Sofia Pereira – Clube Ítalo Brasileiro-ES
-
Nicole Pírcio – Associação Desportiva e Recreativa Unopar-PR
No Tênis, duas pratas na Colômbia. Eduardo Ribeiro, do Itamirim Clube de Campo-SC, foi vice-campeão do ITF M15 de Bucaramanga, após ser superado na final da chave simples pelo colombiano Johan Rodríguez, por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 4/6 e 6/4.
Na mesma competição, os irmãos Breno Braga e Victor Braga, formados no Clube Esperia-SP, também chegaram à final e ficaram com a medalha de prata nas duplas, após derrota para o grego Pavlos Tsitsipas e o colombiano Miguel Tobon, por 2 sets a 0 (6/2 e 6/3).
Por fim, o Brasil subiu ao lugar mais alto do pódio no Ranking Series de Wrestling, realizado em Budapeste, na Hungria. Thamires Machado, formada no Tijuca Tênis Clube – RJ, fez história ao conquistar o ouro na categoria até 76kg do estilo livre feminino, com uma campanha brilhante, vencendo duas campeãs mundiais.
Thamires iniciou sua trajetória nas quartas de final com vitória sobre a sul-coreana Seoyeon Jeong por 12 a 0. Na semifinal, superou a quirguiz Aiperi Medet Kyzy – campeã mundial sub 23 em 2021 e vice-campeã mundial sênior em 2023 – por 10 a 5. Na grande final, venceu a indiana Priya Priya por 4 a 3 (VPO1), em uma luta muito equilibrada. A adversária acumula três títulos mundiais: cadete (2021), sub 17 (2022) e sub 20 (2023).
Todas essas conquistas refletem o resultado de um trabalho sólido realizado nos Clubes formadores, que contam com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes – CBC. Por meio do Programa de Formação de Atletas, o CBC fortalece a base do esporte nacional, oferecendo suporte para que atletas e instituições possam evoluir constantemente e levar o Brasil ao pódio nas principais competições internacionais.
Nos acompanhe também pelo Canal do WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades sobre o setor clubístico.