Com campanha especial, Programa de Formação de Atletas do CBC chega a 728 Clubes integrados

5, Maio 2023
Com campanha especial, Programa de Formação de Atletas do CBC chega a 728 Clubes integrados

A Campanha de Clubes Aspirantes encerrou-se em 30 de abril de 2023 com 728 Clubes integrados ao Programa de Formação de Atletas - PFA. Essa iniciativa do Comitê Brasileiro de Clubes – CBC, com o apoio das Confederações Olímpicas parceiras, garantirá benefícios exclusivos para os Clubes Aspirantes, integrados dentro do prazo da campanha.

Acompanhe a evolução!

grafica

Importante reforçar que o CBC reconhece e agradece o trabalho realizado pelas Confederações parceiras desde o início do processo, pois todas, sem exceção, entenderam a proposta e já no início de 2023 publicaram as Notas Oficiais e Boletins aos seus Filiados prevendo a participação nos CBI® com a condição de que todos os Clubes estejam integrados ao PFA do CBC.

Como fator de reciprocidade, o CBC entende e apoia apenas atletas federados, componentes de Clube filiado à Federação local e/ou à Confederação de cada esporte, e acredita que as Confederações e Federações, da mesma forma, organizarão competições em que apenas Clubes integrados ao PFA do CBC possam participar dos CBI®, visto que esse é o primeiro passo para que os Clubes passem a ser beneficiários da política de formação de atletas do segmento clubístico.

Outro fator importante é que 100% das Confederações e Ligas Nacionais já assinaram os Planos de Trabalho Principais e Complementares de CBI®, que envolvem as competições principais e das categorias de base, o que demonstra o engajamento total dessas entidades ao PFA do CBC. Exceção única para a Confederação Brasileira de Canoagem que terá apenas a competição principal, por sua opção. Todos os Planos de Trabalho estão publicados no site do CBC.

Com isso serão 250 Campeonatos Brasileiros Interclubes - CBI® no Ano III do Ciclo Olímpico 2021-2024, que compreende o calendário de 01 de maio de 2023 a 30 de abril de 2024, disponível no site do CBC, acesse aqui.

Números expressivos e inéditos que vão movimentar ainda mais o esporte olímpico no último ano de preparação para os Jogos Olímpicos de Paris. O CBC e os Clubes formadores se unem e fortalecem seu trabalho para, juntamente com Confederações e o Comitê Olímpico do Brasil – COB possibilitarem aos nossos atletas a conquista das tão sonhadas medalhas olímpicas.

Regras de Execução dos CBI® no Ano III

Muito a comemorar com o pleno êxito da Campanha! No entanto, é importante lembrar que a partir de 31 de julho de 2023 somente serão apoiados os Campeonatos Brasileiros Interclubes - CBI® que tiverem 100% dos Clubes participantes integrados ao Programa. Para isso é de fundamental importância a conscientização das Confederações Esportivas quanto à regra e ao alinhamento das ações junto ao CBC para controle das equipes participantes a partir de agora, visto que a cada CBI®  do ano III, poderão correr o risco de perder os seus benefícios de passagens aéreas para árbitros e coordenadores técnicos, caso autorizem algum Clube a participar sem a devida integração ao PFA do CBC.

Para isso, o CBC irá adotar mecanismos de fiscalização para que todas as Confederações estejam alinhadas com a proposta e não permitam a participação de Clubes de forma irregular. Será um trabalho conjunto que tem como produto final o fortalecimento e a consolidação da Rede Nacional de Clubes Formadores e do esporte nacional. A nossa meta agora é monitorar em conjunto com as Confederações, a participação em CBI® apenas de Clubes integrados.

Benefícios dos Clubes Aspirantes que se integraram até 30/04

  • Participação no Fórum Nacional de Formação Esportiva:

Os Clubes Aspirantes terão direito a duas passagens aéreas, hospedagem e alimentação, no Fórum Nacional de Formação Esportiva, previsto ainda para 2023.

  • Vaga em um curso de extensão gratuito, promovido por meio da parceria entre o CBC e a UNICAMP:

Por meio da parceria entre o CBC e a UNICAMP, os Clubes Aspirantes têm direito a uma vaga gratuita.

  • Passagens aéreas para participação em um CBI®:

Os Clubes Aspirantes que foram integrados dentro do prazo da campanha (30 de abril) terão direito ao mesmo número de passagens dos Clubes Vinculados e Filiados para um CBI® do Ano III, dentro do limite base do Plano de Trabalho pactuado para o esporte/gênero escolhido. Lembrando que existe uma carência de 3 meses para solicitação de benefícios, a partir da data de integração.

IMPORTANTE: Para os Clubes que ainda se integrarem durante o ano, visto que a ação é ato contínuo, o CBC continuará estimulando, e para tanto dobrou o número de passagens regulares previstas para Aspirantes, passando de 02 (duas) para 04 (quatro) passagens aéreas para um Campeonato Brasileiro Interclubes – CBI® a ser realizado até 31 de dezembro de 2023, com o objetivo de que todos os Clubes participantes de CBI® sejam beneficiados.

No site do CBC estão disponibilizadas todas as informações para que o Clube participante de CBI® saiba como se integrar!

Clique aqui ou acesse pelo QR Code:

qr code