Judô e sua incansável luta pela conquista de medalhas

28, Outubro 2022
Judô e sua incansável luta pela conquista de medalhas

Dia 28 de outubro se comemora em todo o mundo, o Dia Mundial do Judô. A data foi escolhida devido ao dia do nascimento de seu fundador, Jigoro Kano, que nasceu no ano de 1860, em Mikage, distrito de Hyogo, no Japão.

Conhecido por sua fragilidade física, Jigoro Kano compensava seu pequeno porte com muita tenacidade, coragem e principalmente inteligência. Aos 17 anos iniciou uma série de treinamentos em Jujutsu, que em português se pronuncia Jiu-Jiutsu.

Sempre em busca de novos conhecimentos, formou um conjunto de técnicas, doutrinas e princípios que posteriormente viriam a se transformar no Judô.

No Brasil, o esporte começou a ser desenvolvido no início dos anos 1930 quando os primeiros imigrantes japoneses começaram a chegar no Brasil e organizaram as práticas do Judô, o que nunca mais parou.

Atualmente o Judô no Brasil é um dos esportes mais praticados em Clubes e academias e já conquistou inúmeras medalhas em Jogos Olímpicos.

Todos os anos a Confederação Brasileira de Judô-CBJ define um tema para comemorar o Dia Mundial do Judô e para este ano o tema é INCLUSÃO – o Judô é PARA TODOS!

Uma série de atividades serão realizadas para marcar a data, mas os treinos não podem parar, porque Paris 2024 já está batendo à porta e novas medalhas estão a caminho.

O Judô também está confirmado dentro da programação do Comitê Brasileiro de Clubes-CBC em 2023. Uma reunião entre as entidades confirmou a renovação da parceria para o próximo ano.