Mais dois esportes confirmam manutenção de parceria com o CBC para 2023-2024

21, Setembro 2022
Mais dois esportes confirmam manutenção de parceria com o CBC para 2023-2024

De um lado o Judô, esporte que já colocou por inúmeras vezes o Brasil no lugar mais alto do pódio, e de outro, o Basquetebol Feminino, que revelou Paula, Hortência e cia. para o mundo. Em comum, os dois esportes estiveram reunidos com dirigentes do Comitê Brasileiro de Clubes-CBC, para discutir a renovação da parceria para o Ano III do Ciclo Olímpico, que começa em 2023, se estendendo até o dia 30 de abril de 2024.

O objetivo das reuniões foi o de pactuar o Plano de Trabalho da principal competição de cada esporte para o Ano III do Ciclo, além de alinhar as estratégias referentes às RD 001, 002 e 003 publicadas recentemente que versam sobre os critérios de participação dos Clubes nos Campeonatos Brasileiros Interclubes – CBI.

O primeiro encontro aconteceu com a Confederação Brasileira de Judô-CBJ. O presidente da entidade, Silvio Borges, e os integrantes de sua equipe estiveram na sede do CBC em Campinas-SP e na oportunidade, puderam ouvir do Secretário Geral do Conselho Consultivo do CBC, Arialdo Boscolo, as novas diretrizes do CBC em prol de desenvolvimento esportivo. Arialdo também explicou que o CBC busca cada vez mais valorizar os principais atletas dos principais esportes. “É muito importante termos as parcerias com as Confederações para que, na medida do possível, possamos fazer os CBI onde os principais atletas, os ídolos, possam participar”.

No final da apresentação do CBC, o presidente da CBJ ficou satisfeito em saber que as duas entidades estão caminhando para o mesmo lado. “Estamos no CBC desde 2017 e temos a certeza que nossa parceria é importante para ambos. Muito bom saber que estamos alinhados e muitas coisas apresentadas, estão projetadas para nossas atividades de 2023” afirmou o presidente Silvio Borges.

Arialdo Boscolo também reforçou que o CBC utilizará, como critério para o Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero, os resultados da principal competição de cada esporte, objetivo principal dos encontros.

Thiara Bertoli, Coordenadora de Eventos da CBJ, confirmou que os principais torneios da Confederação continuam sendo o Troféu Brasil e o Grand Prix de Judô, e informou que no último evento, dos 35 Clubes que são vinculados ao CBC, 23 participaram da competição. “Nosso objetivo é sempre fortalecer esta parceria pois quanto mais se investe no Judô, mais ele é beneficiado”.

Para 2023, a Confederação Brasileira de Judô também pretende indicar a Seletiva Olímpica como competição adicional no calendário de CBI® em parceria com o CBC.

Basquete Feminino

O Basquetebol Feminino, através da Liga de Basquete Feminino-LBF, também está confirmado no calendário de competições do CBC em 2023-2024.

Depois de uma temporada de muito sucesso no Ano II do Ciclo (2022-2023), quando dez equipes participaram da competição, e que terminou com o título da equipe do Sampaio Basquete-MA, a LBF já planeja a próxima edição do evento.

O presidente licenciado da LBF, Ricardo Molina, e o CEO da entidade, Fernando Maroni, se reuniram com o CBC, que esteve representado pelo Secretário Geral do Conselho Consultivo, Arialdo Boscolo, da Superintendente da Sucursal Campinas, Gianna Lepre, além dos gerentes Ricardo Avellar (Esportes e Relações Institucionais) e Emerson Appel (Esportes e Comunicação). A LBF apresentou alguns números referente à temporada de sucesso que acabou e o que pretende para o próximo ano. “Em 2022 tivemos a participação de 10 equipes de 5 estados. Para a próxima temporada, estamos trabalhando para aumentar o número de times para 12, aumentando também o número de estados na competição”, explicou Molina.

O apoio televisivo na competição, com a transmissão de jogos pela TV Cultura, ESPN e SporTV também é outra meta almejada pela LBF para o próximo ano.

A equipe do CBC explicou as novidades para o Ano III do Ciclo, que foram entendidas e aprovadas pela LBF, momento em que novamente foi confirmada a continuidade da parceria. “Se o CBC não existisse, com certeza a LBF também não existiria, e estamos juntos para o próximo ano do ciclo”, finalizou o presidente licenciado.