Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem-ABCD confirma mais parcerias para a divulgação do tema

15, Novembro 2022
Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem-ABCD confirma mais parcerias para a divulgação do tema

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem-ABCD acaba de divulgar seu boletim do mês de outubro e a edição está repleta de temas.

O principal deles é a parceria que o órgão formalizou com médicos de todo o país no sentido da responsabilidade da prescrição de medicamentos, em especial a atletas. O tema foi discutido durante o 34º Congresso de Medicina do Exército e do Esporte e Simpósio Pan-Americano de Medicina do Esporte.

Além disso, a edição do boletim da ABCD traz também como destaques a tradução da Lista Proibida de 2023. A Agência Mundial (AMA-WADA) havia feito a divulgação da lista, válida a partir de 1º de janeiro de 2023, no entanto, em inglês e agora a ABCD fez sua tradução já levando em consideração as todas as inclusões feitas pela entidade mundial.

Por fim, também é destaque no boletim ABCD a participação do Controle de Dopagem do Brasil nos Jogos Sul Americanos de Assunção 2022. O trabalho foi feito e coordenado pelo Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem-LBCD que foi responsável pela coleta de 488 amostras de atletas que disputaram as 52 modalidades no Paraguai.

A ação foi possível graças à parceria do LBCD com a ABCD e as Autoridades Aduaneiras Brasileiras (com destaque para Receita Federal e ANVISA) permitindo a entrega das amostras em perfeito estado e em tempo hábil para as devidas análises.

Acesse o boletim de outubro da ABCD e leia essas e outras reportagens sobre a Antidopagem no Brasil.