Clubes pelo Mundo: atletas brasileiros se destacam em torneios internacionais de base e alto rendimento

8, Junho 2026
atletas brasileiros se destacam em torneios internacionais de base e alto rendimento

Durante a última semana, o Brasil conquistou grandes resultados em diversas competições internacionais, com destaque para atletas formados em Clubes do país, que subiram ao pódio no Tênis, Ginástica Rítmica, Badminton e Atletismo. Além disso, a seleção brasileira de Voleibol feminino também deu show na primeira semana de jogos da VNL deste ano. Confira os detalhes: 

Tênis – Roland Garros Juvenil e ITF 75 na Itália 

No sábado, 06, Guto Miguel, formado no Iate Clube de Brasília – DF, faturou o título Juvenil de Roland Garros na França e se tornou 1º brasileiro campeão da categoria neste Grand Slam. O tenista de 17 anos venceu o americano Michael Antonius, por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/4, na final do torneio e conquistou o troféu juvenil no saibro de Paris. 

Além disso, Guto Miguel virou o novo número 1 do mundo entre os tenistas juvenis, igualando feito de João Fonseca. 

Considerando todos os Grand Slams, Guto Miguel se tornou o quarto tenista brasileiro campeão de simples no juvenil, se juntando a Tiago Fernandes (campeão do Australian Open em 2010), Thiago Wild (US Open 2018) e João Fonseca (US Open 2023). 

Também no sábado, mas na Itália, Laura Pigossi, formada no Club Athletico Paulistano – SP, conquistou o vice do ITF 75 de Caserta. Ao lado da espanhola Yvonne Cavalle-Reimers, a brasileira foi derrotada na final da competição por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/4 e 10-4, diante da dupla britânica Freya Christie e Eden Silva. 

Pan-Americano de Ginástica Rítmica 

No Pan-Americano de Ginástica Rítmica de 2026, realizado no Rio de Janeiro, o Brasil deu show e conquistou 13 medalhas, sendo oito ouros, três pratas e dois bronzes. Os pódios vieram tanto nas disputas individuais como nas competições por equipes.  

Confira a lista de medalhas e os Clubes de cada atleta: 

Medalha de Ouro 

  • Bárbara Domingos (Clube Agir – PR) - Individual Geral; 

  • Bárbara Domingos (Clube Agir – PR), Geovanna Santos (Incesp – ES) e Maria Eduarda Alexandre (AGITO – PR) – Competição Por Equipes; 

  • Duda Arakaki (Colégio Marista de Maceió – AL), Nicole Pircio (Associação Desportiva e Recreativa Unopar – PR), Sofia Madeira (Incesp – ES), Mariana Gonçalves (Clube Agir – PR), Maria Paula Caminha (GORBA – BA) e Julia Kurunczi (Associação Desportiva e Recreativa Unopar – PR) – Conjunto Geral, Conjunto de 5 bolas e Conjunto na série mista (arcos e maças); 

  • Geovanna Santos (Incesp – ES) – Arco; 

  • Bárbara Domingos (Clube Agir – PR) – Maças; 

  • Geovanna Santos (Incesp – ES) – Fita. 

Medalha de Prata 

  • Bárbara Domingos (Clube Agir – PR) – Arco; 

  • Maria Eduarda Alexandre (AGITO – PR) – Bola; 

  • Maria Eduarda Alexandre (AGITO – PR) – Maças. 

Medalha de Bronze 

  • Bárbara Domingos (Clube Agir – PR) – Bola; 

  • Bárbara Domingos (Clube Agir – PR) – Fita. 

Aberto do Paraguai de Badminton 

Durante o Aberto do Paraguai de Badminton em Ciudad del Este, a delegação brasileira realizou uma campanha de peso, conquistando 10 medalhas ao todo, sendo três de ouro, três de prata e quatro de bronze.  

O destaque do Brasil foi Donnians Oliveira, atleta do Recreio da Juventude – RS, que conquistou o título individual masculino e a medalha de ouro nas duplas masculinas, ao lado Renan Melo. 

Confira a lista de medalhas do Brasil e os Clubes de cada atleta:  

Medalha de Ouro 

  • Donnians Oliveira (Recreio da Juventude – RS) – individual masculino 

  • Marcos Ryan Sousa (Recreio da Juventude – RS) e Ana Júlia Ywata (Sociedade Morgenau – PR) – dupla mista 

  • Renan Melo (Recreio da Juventude – RS) e Donnians Oliveira (Recreio da Juventude – RS) – dupla masculina 

Medalha de Prata 

  • Joaquim Mendonça (Club Athletico Paulistano – SP) e Tamires Santos (Club Athletico Paulistano – SP) – dupla mista 

  • Juliana Murosaki (Associação Campinas Badminton – SP) – individual feminino 

  • Klerton Silva (Recreio da Juventude – RS) e Marcos Ryan Sousa (Recreio da Juventude – RS) – dupla masculina 

Medalha de Bronze 

  • William Guimarães (Associação Amigos do Badminton Toledo – PR) e Alison Vasconcellos (Associação Amigos do Badminton Toledo – PR) – dupla masculina 

  • Klerton Silva (Recreio da Juventude – RS) e Maria Júlia Nascimento (Recreio da Juventude – RS) – dupla mista 

  • Gabriel Cury (Sociedade Hípica de Capinas – SP) e Jeisiane Alves (Sociedade Hípica de Capinas – SP) – dupla mista 

  • Maria Júlia Nascimento (Recreio da Juventude – RS) – individual feminino 

Atletismo 

Pela etapa da Diamond League, em Estocolmo, na Suécia, o Brasil dominou a prova dos 400m com barreiras e trouxe duas medalhas com atletas do Esporte Clube Pinheiros – SP. Alison dos Santos venceu a prova com tempo de 47.11 segundos, seguindo invicto em 2026, e Matheus Lima alcançou a marca de 47.37 segundos, conquistou a medalha de prata da competição. 

Já pelo Meeting de Gorzów, na Polônia, outro pinheirense subiu ao pódio: Leonardo Santos conquistou a medalha de ouro nos 800m masculino, com o tempo de 1m45s99, registrando sua melhor marca da temporada e ainda o novo recorde da competição. 

E pelo Meeting Memorial Znamensky, em Moscou, na Rússia, o Clube paulista também foi destaque. Ana Azevedo correu a prova dos 100 metros rasos em 11.01 segundos e conquistou o título na competição, e Eduardo Ribeiro conquistou a medalha de prata nos 800 metros rasos, com o tempo de 1m45s87. 

Liga das Nações de Voleibol – VNL Feminina 

Jogando em casa e com atletas formadas em Clubes do país, o Brasil fechou primeira semana na liderança da Liga das Nações feminina com 100% de aproveitamento. Foram quatro vitórias nos quatro jogos da semana, vencendo a Holanda por 3 sets a 1, depois a República Dominicana, também por 3 a 1. Em seguida, a seleção venceu a Bulgária por 3 sets a 0 e fechou a semana com vitória por 3 sets a 2 sobre a Itália. 

O grande destaque foi o triunfo diante da seleção italiana, que é atual campeã olímpica, mundial e da Liga das Nações. Além disso, a seleção brasileira feminina não vencia as italianas há 39 partidas. 

A próxima parada do Brasil será em Ancara, na Turquia, quando enfrentará mais quatro países a partir de 17 de junho: França, Bélgica, China e Alemanha. 

Os resultados ressaltam a força dos Clubes formadores no trabalho com os atletas brasileiros, o que coloca diversos deles nas principais competições internacionais e representando o país em alto nível. O Comitê Brasileiro de Clubes – CBC auxilia nesse trabalho através do Programa de Formação de Atletas, investindo e oportunizando o crescimento contínuo de mais de dois mil Clubes do Brasil. 

Mais detalhes sobre o CBC e o mundo clubístico você encontra em nosso Canal do WhatsApp. Se inscreva!