O CBC realizou, na última terça-feira, 24 de março, visitas institucionais aos ministros Vital do Rêgo e Benjamin Zymler do Tribunal de Contas da União - TCU, em Brasília/DF. A agenda contou com a participação de representantes de entidades que compõem o Conselho Nacional dos Comitês Esportivos - CNCE.
O motivo central do encontro foi assegurar a representação institucional dos comitês esportivos na elaboração da nova Instrução Normativa do TCU. Este documento será o balizador para definir a metodologia e a finalidade da fiscalização das entidades esportivas que gerem recursos públicos.
Durante as audiências, o Presidente do CBC, Paulo Maciel, defendeu a adoção da transparência ativa online. A proposta é que a prestação de contas não seja apenas um rito burocrático posterior, mas um processo de transparência integral e em tempo real. Dessa forma, todos os Clubes, dirigentes, atletas, o poder público e a sociedade civil podem acompanhar, simultaneamente, cada ação realizada com os recursos das loterias.
Além da presença do presidente do CBC, Paulo Maciel, a solenidade contou com a participação estratégica de lideranças jurídicas das entidades que compõem o conselho: Luis Felipe Cavalcanti (Gerente Jurídico do CBC), Paulo Losinskas (Diretor Jurídico do CPB), Ricardo Nobre (Gerente Jurídico do COB), Andrezza Correia (Gerente Jurídico do CBCP) e Arthur Borba (Advogado da CBDE).

Com essa iniciativa, o CBC reafirma seu compromisso com a governança de excelência, buscando um modelo de fiscalização que seja, ao mesmo tempo, rigoroso e moderno, garantindo a sustentabilidade do esporte nacional e o fortalecimento de cada Clube integrante do Programa de Formação de Atletas - PFA.
O Conselho Nacional dos Comitês Esportivos – CNCE
Lançado em 9 de setembro de 2025, em Brasília, o CNCE representa um marco de cooperação no esporte nacional. O Conselho reúne as entidades que compõem o Sistema Nacional do Esporte (SINESP), com o objetivo de consolidar a união e o fortalecimento das políticas esportivas no Brasil.
O CNCE é integrado pelas seguintes instituições:
-
COB (Comitê Olímpico do Brasil)
-
CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro)
-
CBC (Comitê Brasileiro de Clubes)
-
CBCP (Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos)
-
CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar)
-
CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário)
Fique por dentro de todas as novidades e ações do CBC! Convidamos você a ingressar em nosso canal oficial no WhatsApp para receber informações exclusivas diretamente no seu celular.