A notícia recente sobre a parceria firmada entre o Esporte Clube Pinheiros/SP e a marca de artigos esportivos On para fornecimento de equipamentos para o atletismo do Clube traz à tona um debate essencial para a gestão esportiva nacional: a sustentabilidade financeira dos projetos de formação. Embora o apoio do CBC seja um pilar estruturante para o esporte brasileiro, especialmente o olímpico, a Diretoria do CBC reforça a importância de os Clubes buscarem, de forma complementar, outras fontes de patrocínio e financiamento.
Segundo Arialdo Boscolo, Secretário Geral do Conselho Consultivo do CBC, “para viabilizar um programa de formação de atletas que seja, de fato, amplo e de excelência, os gestores devem estar atentos às diversas possibilidades existentes no mercado. Isso inclui a captação de recursos via Lei de Incentivo ao Esporte (nacional), leis estaduais de incentivo, além da prospecção direta de patrocinadores e parceiros privados.”
A iniciativa do Esporte Clube Pinheiros/SP é mais um exemplo de uma estratégia de gestão bem-sucedida e consolidada junto a patrocinadores no cenário esportivo nacional, sendo determinante para os resultados expressivos do Clube nos últimos anos. Além disso, demonstra que a união entre a expertise dos Clubes formadores e o setor privado é um caminho viável e necessário. Ao diversificar as receitas, o Clube garante maior autonomia e capacidade de investimento, potencializando os impactos dos recursos descentralizados pelo CBC. Portanto, o CBC incentiva que todos os Clubes integrados ao Programa de Formação de Atletas mantenham um olhar estratégico voltado para a captação externa, fortalecendo assim toda a cadeia do esporte nacional.
Quer ficar por dentro de todas as novidades e orientações do CBC em tempo real? Acesse nosso canal exclusivo no WhatsApp e receba as informações na palma da sua mão.