- O Ministério do Esporte publicou o edital do Bolsa-Atleta 2026 no Diário Oficial, regulamentando o benefício para o próximo ciclo.
- As inscrições vão de 19 de janeiro a 6 de fevereiro de 2026, exclusivamente online pelo gov.br, com envio de documentos no sistema.
- A primeira lista de contemplados sai entre 23 e 27 de março, e a final, após recursos, até 20 a 24 de abril de 2026.
- O edital contempla categorias olímpica, paralímpica, surdolímpica, internacional, nacional, de base e estudantil, com base em resultados de 2025.
- Entre as competições usadas para elegibilidade estão os Campeonatos Brasileiros Interclubes – CBI®, oficiais indicados por Confederações e Ligas nacionais.
- O Bolsa-Atleta é uma das principais políticas públicas de apoio direto ao atleta, assegurando previsibilidade financeira para treinar, competir e representar o país.
O Ministério do Esporte publicou, na última quinta-feira (16), no Diário Oficial da União, o edital do Programa Bolsa-Atleta 2026, que regulamenta a concessão do benefício para o próximo ciclo. As inscrições estarão abertas de 19 de janeiro a 6 de fevereiro de 2026, com previsão de divulgação da primeira lista de atletas contemplados entre 23 e 27 de março, e publicação da lista final, após a análise de recursos, até o fim de abril.
O edital contempla atletas das categorias olímpica, paralímpica e surdolímpica, além das categorias internacional, nacional, de base e estudantil, com base em resultados esportivos obtidos ao longo de 2025 em competições reconhecidas pelo Ministério do Esporte, muitas delas os Campeonatos Brasileiros Interclubes – CBI®. Os CBI® são competições oficiais indicadas pelas Confederações e Ligas Nacionais para a elegibilidade ao Programa Bolsa-Atleta, além de servirem como base para rankings e definições de seleções nacionais de diversas modalidades.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente de forma online, por meio do portal gov.br, com envio do formulário e da documentação comprobatória diretamente no sistema.
Cronograma do Bolsa-Atleta 2026
- Inscrições online: 19 de janeiro a 6 de fevereiro de 2026
- Complementação de documentos (se necessário): até 30 dias após a notificação
- Publicação da primeira lista de contemplados: 23 a 27 de março de 2026
- Prazo para interposição de recursos: até 10 dias corridos após a publicação
- Publicação da lista final (recursos deferidos): 20 a 24 de abril de 2026
Considerado uma das mais importantes políticas públicas de apoio direto ao atleta no Brasil, o Bolsa-Atleta garante previsibilidade financeira e condições para que esportistas sigam treinando, competindo e representando o país em alto nível.
Acompanhe as principais notícias do universo clubístico ingressando no canal oficial do CBC no WhatsApp.