A semana contou com bons resultados das seleções brasileiras de Vôlei de Praia e de Futsal Feminino durante os campeonatos mundiais das modalidades. Nas areias, o Brasil fechou a etapa de Itapema, em Santa Catarina, com as três medalhas na disputa feminina e uma na disputa masculina. Já a seleção feminina de Futsal foi a primeira campeã da Copa do Mundo da FIFA, realizada nas Filipinas. Confira os detalhes.
Mundial de Vôlei de Praia
No domingo, 07, a dupla do Esporte Clube Pinheiros – SP, Carol Solberg e Rebecca, conquistou o título da Etapa de Itapema/SC da categoria Elite 16 do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Na decisão, elas enfrentaram outra dupla brasileira, Talita e Taiana Lima, do Botafogo de Futebol e Regatas – RJ, e venceram o confronto por 2 sets a 0, com parciais de duplo 21/10. Com o resultado positivo, as campeãs em Santa Catarina encerram a temporada internacional de 2025 na liderança do ranking da Federação Internacional de Voleibol.
Na disputa pela medalha de bronze, outro confronto brasileiro. Thamela e Vic, da Associação Esportiva Siderúrgica de Tubarão (AEST) – ES, derrotaram Thainara e Talita Simonetti, atletas do BNB Clube de Fortaleza – CE e do CFO Ceará – CE, respectivamente, por 2 sets a 0, com parciais de 21/16 e 21/8.
Por fim, no masculino, Evandro e Arthur conquistaram a medalha de bronze e o único pódio brasileiro no naipe. A dupla da AEST – ES levou a melhor contra André e Renato por 2 sets a 0, com parciais de 21/18 e 21/17.
Copa do Mundo de Futsal Feminino
Com 100% de aproveitamento, vencendo todos os seis jogos disputados, a seleção brasileira conquistou, no domingo, 07, a primeira Copa do Mundo FIFA de Futsal Feminino. O título veio após uma vitória por 3 a 0 sobre a seleção de Portugal, em Manila, nas Filipinas, na final da competição. Emilly, Amandinha e Débora Vanin marcaram os gols do Brasil na decisão.
No elenco brasileiro, três atletas atuam em Clubes do Brasil. Confira a lista abaixo:
Goleiras
-
Bianca - Stein Cascavel - PR
-
Júlia - Nun’Álvares (Portugal)
Fixas
-
Taty - CMB Matera (Itália)
-
Diana - Bitonto (Itália)
-
Camila - Nun’Álvares (Portugal)
Alas
-
Amandinha - Torreblanca Melilla (Espanha)
-
Emilly - Torreblanca Melilla (Espanha)
-
Tampa - Roma (Itália)
-
Débora Vanin - CMB Matera (Itália)
-
Simone - Kristall (Rússia)
-
Luana Rodrigues - Stein Cascavel - PR
Pivôs
-
Natalinha - Taboão Magnus - SP
-
Ana Luiza - Torreblanca Melilla (Espanha)
-
Luciléia - Bitonto (Itália)
Outro Resultado importante
Além das conquistas citadas acima, o Brasil também foi bem representado no Judô, durante o Grand Slam de Tóquio 2025, realizado no ginásio Metropolitano. Apesar de não sair com medalha, a atleta do Esporte Clube Pinheiros – SP, Larissa Pimenta, garantiu o melhor resultado brasileiro na competição.
Retornando ao Circuito Mundial IJF após os Jogos Olímpicos de Paris, Larissa conquistou a quinta colocação na categoria até 52kg feminino. Nas eliminatórias, a brasileiro venceu por ippon a russa Liliia Nugaeva, na sequência, foi superada pela japonesa Kisumi Omori, mas reencontrou o caminho da vitória na repescagem, derrotando a mongol Nandin-Erdene Myagmarsuren também de ippon. A disputa pelo bronze acabou não se concretizando para a brasileira, que perdeu para japonesa Kokoro Fujishiro, encerrando sua participação na quinta posição.
Os resultados demonstram a importância dos Clubes na formação de atletas de alto rendimento, revelando talentos que fortalecem o nome do Brasil em competições internacionais e evidenciando o impacto positivo dos investimentos estruturados na base esportiva.
Para mais conteúdos e atualizações sobre o mundo clubístico, entre no canal oficial do CBC no WhatsApp.