Durante a semana, atletas brasileiros formados em Clubes representaram o Brasil com estilo e subiram ao pódio em campeonatos internacionais de Handebol, Tênis, Vôlei de Praia e Badminton. Além disso, teve também ótima estreia na Copa do Mundo de Futsal Feminino. Confira:
Handebol: O Brasil foi vice-campeão no Campeonato Sul-Centro Americano Sub 18 de Handebol feminino, realizado em Assunção, no Paraguai. Na sexta-feira, 21, a seleção fez um duelo equilibrado contra a Argentina na final, mas acabou perdendo por 23 a 22, e ficou com a medalha de prata.
Apesar do revés na decisão, a campanha do Brasil na competição foi boa. Na fase de grupos, as brasileiras dominaram a chave e venceu Costa Rica por 50 a 11 e o Peru por 47 a 16. Na semifinal, derrotaram o Paraguai por 29 a 27.
Para a Confederação Brasileira de Handebol – CBHb esse resultado merece ser muito comemorado, pois a medalha de prata não é o ponto final e sim, parte de um importante processo de crescimento técnico e coletivo das atletas, visando preparação para o Mundial Sub 18 do ano que vem.
O elenco brasileiro no campeonato foi 100% composto por atletas que atuam em Clubes formadores no Brasil. Confira:
-
Sara Herz – Clube Português do Recife – PE
-
Camila Wyden – Esporte Clube Pinheiros – SP
-
Beatriz Silva – Esporte Clube Pinheiros – SP
-
Gabriela Rios – Esporte Clube Pinheiros – SP
-
Maria Beatriz – Clube Português do Recife – PE
-
Alanis Machado – Sociedade Thalia - PR
-
Brenda Mendes – São José Handebol - SP
-
Caroline Moedim – Esporte Clube Pinheiros – SP
-
Isadora Pessatto – Esporte Clube Pinheiros – SP
-
Mariana Siqueira – Associação Torrense de Handebol ATHB - RS
-
Beatriz de Melo – Associação Torrense de Handebol ATHB - RS
-
Giovana Tavares – Clube Português do Recife – PE
-
Luiza Patelli – Esporte Clube Pinheiros – SP
-
Isabella Pessatto – Esporte Clube Pinheiros – SP
Tênis: Brasileiros conquistaram quatro medalhas em campeonatos internacionais na semana. Em São Paulo/SP, Luiza Fullana, atleta do Itamirim Clube de Campo / ADK Tennis – SC, encerrou o domingo, 23, com dois títulos no ITF W15 de Mogi das Cruzes. Luiza venceu a final simples e depois conquistou também a disputa em duplas, ao lado de Thaísa Pedretti.
Na decisão individual, a brasileira venceu a argentina Carla Markus por 2 sets a 0, com duplos 6/3 após 1 hora e 40 minutos de partida. Foi a segunda conquista individual seguida de Luiza, já que na semana passada ela conquistou o W15 de Criciúma.
Já nas duplas, Fullana e Pedretti levaram a melhor na final contra Marjorie Souza e a jamaicana Najah Dawson, vencendo por 2 a 0, com parciais de 6/2 e 6/0.
Gustavo Heide, atleta do Instituto Tennis Route – RJ, também levantou um troféu nesta semana. Após lesão nas costas, que o tirou de boa parte da temporada, Heide retornou e conquistou o Challenger de Florianópolis em cima do argentino Andrea Collarini. Na decisão, que aconteceu no domingo, 23, o brasileiro venceu a partida por 2 a 0, com parciais de 6/2 e 6/3, sendo o terceiro título do tenista na temporada.
Por fim, o atleta formado no Clube Esperia – SP, Victor Hugo Pagotto, ficou com o vice-campeonato de duplas do ATP Challenger 75 de Guayaquil, no Equador. Jogando ao lado do argentino Lucio Ratti, Victor foi superado na final da competição pelos mexicanos Alex Hernández e Rodrigo Pacheco por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/3.
Vôlei de Praia: O Brasil saiu com uma medalha de bronze no Mundial da modalidade em Adelaide, na Austrália. Em um duelo brasileiro na disputa pelo terceiro lugar no feminino, a dupla do Esporte Clube Pinheiros – SP, Carol Solberg e Rebecca Silva, derrotou Thamela e Vic, da Associação Esportiva Siderúrgica de Tubarão AEST – ES. A partida terminou em 2 sets a 0, parciais de 21/18 e 22/20.
Badminton: Também teve título brasileiro na América Central. Jonathan Matias, do Club Atletico Paulistano – SP, conquistou no domingo, 23, o International Series de Badminton na Guatemala. O brasileiro venceu a final da chave simples contra o guatemalteco Kevin Cordon por 2 a 0, em parciais de 21/16 e 21/19.
Para chegar até a decisão, Jonathan abriu o torneio com vitória sobre o americano Ryan Ma, depois venceu o suíço Lorrain Joliat. Nas quartas de final, o brasileiro superou o canadense Timothy Lock e na semifinal derrotou o mexicano Luis Ramon Garrido.
Futsal: Começou a primeira edição da Copa do Mundo de Futsal Feminino da FIFA. A competição está acontecendo nas Filipinas e o Brasil estreou com grande vitória sobre o Irã por 4 a 1, com gols de Ana Luiza, Débora Vanin e Emilly (duas vezes). A seleção está no Grupo D e agora enfrenta a Itália na quarta-feira, 26, às 09h30 horário de Brasília, depois encerra a primeira fase no sábado, 29, às 8h30, contra o Panamá.
No elenco brasileiro, três atletas atuam em Clubes do Brasil. Confira a lista abaixo:
Goleiras
-
Bianca - Stein Cascavel - PR
-
Júlia - Nun’Álvares (Portugal)
Fixas
-
Taty - CMB Matera (Itália)
-
Diana - Bitonto (Itália)
-
Camila - Nun’Álvares (Portugal)
Alas
-
Amandinha - Torreblanca Melilla (Espanha)
-
Emily - Torreblanca Melilla (Espanha)
-
Tampa - Roma (Itália)
-
Débora Vanin - CMB Matera (Itália)
-
Simone - Kristall (Rússia)
-
Luana Rodrigues - Stein Cascavel - PR
Pivôs
-
Natalinha - Taboão Magnus -SP
-
Ana Luiza - Torreblanca Melilla (Espanha)
-
Luciléia - Bitonto (Itália)
Os resultados reafirmam a força dos Clubes formadores no desenvolvimento de atletas que representam o Brasil em competições internacionais. O trabalho conjunto entre o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC, as Confederações e Ligas Nacionais e os Clubes tem impulsionado o crescimento e a formação de novos talentos no país, garantindo que cada vez mais atletas estejam preparados para defender a seleção brasileira no mais alto nível ao redor do mundo.
Convidamos você a acompanhar todas as atualizações e informações do CBC pelo nosso canal no WhatsApp.