Goiânia sedia a 23ª edição do Fórum Estadual de Formação Esportiva

13, Novembro 2025

  • O Fórum Estadual de Formação Esportiva de Goiás aconteceu no Ginásio Rio Vermelho, promovido pela SEL, CBC e Goiás Vôlei Pró.
  • Mais de 680 participantes discutiram a formação de base e o futuro do esporte no país.
  • Magic Paula, Lars Grael e André Heller destacaram a importância da educação esportiva.
  • Emerson Appel, do CBC, apresentou o Programa de Formação de Atletas e seus benefícios para clubes.
  • O Presidente do CBC destacou a importância do evento.
  • O Governo de Goiás anunciou o Pró-Goiás Atleta, beneficiando 480 esportistas em 2025.
Resumo gerado por ferramenta de IA.
Goiânia sedia a 23ª edição do Fórum Estadual de Formação Esportiva

O Ginásio Rio Vermelho, no Centro de Excelência do Esporte de Goiânia/GO, recebeu, na quarta-feira (12/11), a edição do Fórum Estadual de Formação Esportiva de Goiás, promovido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC e a Associação Goiás Vôlei Pró. O evento reuniu mais de 680 participantes, entre atletas, gestores, professores, técnicos e representantes de entidades esportivas, para debater o futuro do esporte e a importância da formação de base no país.

A programação contou com palestras de Magic Paula (Basquetebol), Lars Grael (Vela) e André Heller (Voleibol), lendas do esporte nacional e embaixadores do CBC. Com décadas de conquistas olímpicas e mundiais, os atletas compartilharam suas experiências e reforçaram a importância da educação esportiva e da atuação dos Clubes na formação de atletas e cidadãos. Estiveram presentes os atletas profissionais do Goiás Vôlei Pró, atual elenco em disputa da Superliga A de Voleibol Masculina, o que abrilhantou ainda mais o evento.

O Fórum também contou com apresentações do Gerente de Esportes e Relações Institucionais do CBC, Emerson Appel, que abordou como Clubes, associações e institutos podem se beneficiar do Programa de Formação de Atletas do CBC, e do pesquisador Fernando Mezzadri, coordenador geral do Instituto de Pesquisa e Inteligência Esportiva – IPIE, que abordou o aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas ao setor.

ffgggg

Entre os convidados especiais estiveram ainda o ex-jogador Dante Amaral, campeão olímpico e mundial, atual Secretário Municipal de Esporte e Lazer de Itumbiara, a ciclista Janildes Fernandes, com três participações olímpicas e duas medalhas pan-americanas, além do voleibolista Vini Mendes, representando o orgulho do esporte goiano, e Luciano Cabral, vice-presidente da Federação Internacional de Esporte Universitário - FISU.

Para o presidente do CBC, Paulo Maciel, o Fórum simbolizou mais um passo na consolidação da política de universalização da formação esportiva promovida pelo Comitê:

O Fórum Estadual é um espaço de integração e aprendizado que fortalece a comunidade esportiva brasileira. Cada edição representa a concretização do nosso propósito de inspirar para o esporte e formar campeões, ampliando o alcance do Programa de Formação de Atletas e aproximando ainda mais o CBC dos Clubes e gestores em todas as regiões do país. Goiás deu um exemplo de comprometimento e engajamento com o futuro do esporte nacional”, destacou.

fg

O secretário estadual de Esporte e Lazer, Rudson Guerra, destacou o impacto da iniciativa para o desenvolvimento regional:

Trabalhamos a inclusão esportiva de todos os municípios goianos, pensando em planejamento de gestão para os próximos 10 anos. A importância do Fórum foi abrir o diálogo com atletas e gestores para desenvolver o esporte goiano, oferecendo melhores oportunidades e resultados para todos.”

O evento reforçou ainda o compromisso do Governo de Goiás com a ampliação das políticas de incentivo, como o Programa Pró-Goiás Atleta, que vai beneficiar 480 novos esportistas em 2025 — sendo 450 da categoria social e 30 de nível internacional —, fortalecendo o ciclo de formação e alto rendimento.

fgg

Promovendo integração e conhecimento, o Fórum Estadual de Formação Esportiva – Goiás reafirmou o papel do CBC na universalização da formação de atletas e no fortalecimento do movimento clubístico nacional, conforme o eixo Formação de Recursos Humanos do Programa de Formação de Atletas (PFA).

Para completar as 27 edições mensais, uma em cada Unidade Federativa, faltam ainda Tocantins (em Palmas, 11 de dezembro), além de Rondônia, Mato Grosso e Piauí, agendados para janeiro, fevereiro e março de 2026.

Confira as fotos do evento.

👉 Acompanhe mais notícias e eventos do esporte brasileiro pelo canal oficial do CBC no WhatsApp.