Alteração na LDO aprovada pelo Congresso destrava sanção da nova Lei de Incentivo ao Esporte

31, Outubro 2025

  • O PLN 1/2025 foi aprovado no Congresso Nacional, para incluir a Lei de Incentivo ao Esporte entre as exceções da LDO 2025, tornando-a permanente.
  • A atuação de Leila Barros foi decisiva para aprovar o PLN e avançar a Lei de Incentivo ao Esporte.
  • Com a mudança, o PL 940/2022 pode seguir para sanção presidencial, consolidando a nova Lei.
  • Antes, a vigência de 5 anos prevista na LDO dificultava a sanção; o PLN dispensa esse prazo, metas e avaliação por órgão.
  • A medida fortalece o esporte como transformação social, beneficiando atletas e clubes em todo o Brasil.
Resumo gerado por ferramenta de IA.
Alteração na LDO aprovada pelo Congresso destrava sanção da nova Lei de Incentivo ao Esporte

Em mais uma demonstração de compromisso com o desenvolvimento do esporte no país, o Congresso Nacional aprovou ontem, 30/10, o PLN nº 1/2025, que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2025 para garantir tratamento excepcional à Lei de Incentivo ao Esporte (Lei nº 11.438/2006). Com isso, o mecanismo passa a ter caráter permanente, conferindo maior segurança jurídica e previsibilidade para projetos esportivos em todo o Brasil.

A aprovação do PLN 1/2025 foi resultado direto do protagonismo da Senadora Leila Barros — Leila do Vôlei (DF), que tem sido uma voz ativa na defesa do esporte nacional. Além de liderar a articulação que culminou na aprovação do Projeto de Lei nº 940/2022, que atualiza e fortalece a Lei de Incentivo ao Esporte, a Senadora também trabalhou firmemente pela aprovação do PLN 1/2025, agora garantindo que os avanços legislativos não fossem inviabilizados por restrições da LDO.

A Senadora Leila do Vôlei tem sido uma verdadeira embaixadora do esporte brasileiro no Senado Federal. Junto de outros Senadores e Deputados, sua atuação incansável permitiu que a Lei de Incentivo ao Esporte pudesse finalmente ganhar caráter permanente, abrindo novas possibilidades para a formação de atletas e o fortalecimento dos nossos Clubes”, afirmou Paulo Maciel, Presidente do Comitê Brasileiro de Clubes – CBC.

Como Presidente da FENACLUBES e Secretário-Geral do Conselho Consultivo do CBC, parabenizo a Senadora Leila por sua firmeza, coragem e sensibilidade com as demandas do esporte brasileiro e, consequentemente, dos Clubes brasileiros. Essa vitória é também dela, e sua liderança será lembrada como fundamental para o esporte nacional”, declarou Arialdo Boscolo, Presidente da Confederação Nacional dos Clubes – FENACLUBES.

Com a aprovação do PLN 1/2025, o texto agora segue para sanção presidencial. A expectativa é que, uma vez sancionado o PLN, o Projeto de Lei nº 940/2022, aprovado pelo Senado no dia 16 de julho de 2025, também possa seguir para sanção do Presidente da República, consolidando definitivamente a nova Lei de Incentivo ao Esporte.

Entenda

O caminho até a conquista pela perenidade da Lei de Incentivo ao Esporte não está sendo simples. Após a aprovação do novo texto da Lei de Incentivo ao Esporte no Senado, foi identificado que a vigência máxima de 5 anos exigida pela Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2025 impediria sua sanção presidencial, pois conflitava com o caráter permanente proposto pela nova legislação.

A solução veio com o PLN 1/2025, aprovado ontem, 30/10, que inclui a Lei de Incentivo ao Esporte no rol de exceções do art. 139 da LDO, dispensando-a das exigências de prazo limite, metas e avaliação por órgão específico. Com isso, cria-se o caminho legal necessário para que o Projeto de Lei nº 940/2022 possa ser sancionado pelo Presidente da República e transformado em lei.

Mas afinal, o que é a LDO?

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é uma das principais leis que regem o orçamento público federal. Ela define metas e prioridades do governo para o ano seguinte, além de estabelecer regras para novos gastos e benefícios tributários. Antes do PLN 1/2025, qualquer novo benefício tributário deveria ser limitado a 5 anos, ter metas mensuráveis e ser acompanhado por um órgão fiscalizador. Agora, com a exceção aprovada, a Lei de Incentivo ao Esporte escapa dessas limitações e ganha tratamento de política pública permanente.

Essa conquista representa um marco para o movimento esportivo nacional, e reforça o papel estratégico do esporte como instrumento de transformação social, formação de atletas e desenvolvimento regional.

Acompanhe mais notícias e conquistas como esta ingressando no canal oficial do CBC no WhatsApp!