Clubes pelo Mundo: Do mar às quadras, atletas de Clubes brasileiros conquistam pódios em múltiplas modalidades

13, Outubro 2025

  • O CBC mostra a força do esporte brasileiro, com atletas formados em clubes conquistando resultados expressivos no cenário internacional.
  • Na Águas Abertas, Leonardo Brandt foi campeão júnior do Circuito Mundial, Lizian Simões ficou em vice e Ana Marcela Cunha terminou em quinto na etapa italiana.
  • No Tênis de Mesa e no Tênis, Calderano e Takahashi estrearam com vitórias nas oitavas do Pan-Americano, e Demoliner/Luz venceram o Challenger de Valência.
  • No Tênis, Marcelo Demoliner e Orlando Luz conquistaram o título do Challenger de Valência, na Espanha.
  • No Judô, Jessica Pereira venceu ouro, Gabriela Conceição ficou com a prata e Jessica Lima e Shirlen Nascimento ficaram com bronze no Grand Prix de Lima; Daniel Cargnin ganhou ouro no 73 kg no segundo dia.
  • No Vôlei de Praia, Evandro e Arthur Lanci ficaram com a prata e Duda e Ana Patrícia conquistaram o bronze no Elite 16 de Newport.
Resumo gerado por ferramenta de IA.
Clubes pelo Mundo: Do mar às quadras, atletas de Clubes brasileiros conquistam pódios em múltiplas modalidades

O esporte brasileiro segue em destaque no cenário internacional, com atletas formados em Clubes integrantes do Programa de Formação de Atletas do Comitê Brasileiro de Clubes — CBC conquistando resultados expressivos em diversas modalidades.

Em Águas Abertas, Leonardo Brandt (Clube Curitibano – PR) sagrou-se campeão júnior do Circuito Mundial, somando 2.800 pontos nas quatro etapas da temporada. No feminino, Lizian Simões (Yacht Clube da Bahia – BA) ficou com o vice-campeonato. A tradição brasileira na modalidade também foi reforçada com Ana Marcela Cunha, atleta formada no UNISANTA – SP, que terminou em quinto lugar na etapa da Itália da Copa do Mundo de Águas Abertas.

No Tênis de Mesa, Hugo Calderano (formado no Fluminense Football Club – RJ) e Bruna Takahashi (Associação Nipo Brasileira de São Caetano do Sul – SP) estrearam com vitória nas oitavas de final do Pan-Americano da modalidade, superando os argentinos Santiago Lorenzo e Camila Arguelles por 3 sets a 0.

A Vela também teve destaque com as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, ambas do Rio Yacht Club – RJ, que finalizaram o Mundial de 49erFX em 9º lugar.

No Tênis, Marcelo Demoliner (formado no Recreio da Juventude – RS) e Orlando Luz (da base do Itamirim Clube de Campo – SC) conquistaram o título do Challenger de Valência, na Espanha, após vitória sobre Cervantes e Cukierman, mesmo com interrupção por chuva.

O Judô brasileiro iniciou o Grand Prix de Lima com resultados de destaque: Jessica Pereira (Instituto Reação – RJ) conquistou o ouro na categoria até 52kg, enquanto Gabriela Conceição (Minas Tênis Clube – MG) ficou com a prata. Nos 57kg, Jessica Lima (Sogipa – RS) e Shirlen Nascimento (Minas Tênis Clube – MG) garantiram o bronze. No segundo dia, o Brasil voltou a brilhar, com destaque para Daniel Cargnin (Sogipa – RS), que conquistou a medalha de ouro na categoria até 73kg masculino. O medalhista olímpico de Tóquio-2020 confirmou sua excelente fase e liderou o pódio brasileiro na competição. O país ainda somou mais duas medalhas, com Nauana Silva (Esporte Clube Pinheiros – SP) garantindo a prata e Gabriel Falcão (Instituto Reação – RJ) conquistando o bronze, ampliando o número de pódios brasileiros no torneio e reforçando a força dos Clubes formadores apoiados pelo CBC no cenário internacional.

O Vôlei de Praia manteve o Brasil no pódio do Elite 16 de Newport (EUA). Evandro e Arthur Lanci (Associação Esportiva Siderúrgica de Tubarão – AEST – ES) conquistaram a medalha de prata na disputa masculina, enquanto Duda e Ana Patrícia (Praia Clube – MG) asseguraram o bronze no feminino.

Na Ginástica Artística, a Confederação Brasileira de Ginástica - CBG anunciou as equipes que representarão o país no Mundial de Jacarta (Indonésia), entre 19 e 25 de outubro. A seleção feminina conta com Flávia Saraiva (Clube de Regatas do Flamengo – RJ), Julia Soares (Esporte Clube Pinheiros – SP), Júlia Coutinho (Clube de Regatas do Flamengo – RJ) e Sophia Weisberg (Esporte Clube Pinheiros – SP). Entre os homens, o time é composto por Arthur Nory (Esporte Clube Pinheiros – SP), Caio Souza (Minas Tênis Clube – MG), Diogo Soares (Clube de Regatas do Flamengo – RJ), Vitaliy Guimarães (Minas Tênis Clube – MG) e Tomás Florêncio (Minas Tênis Clube – MG).

➡️ Acompanhe mais conquistas dos Clubes brasileiros e do Programa de Formação de Atletas do CBC em nosso canal no WhatsApp.