
O Brasil encerrou a primeira semana do Campeonato Sul-Americano Juvenil de Esportes Aquáticos, realizado no Rio de Janeiro, com dois títulos importantes: Natação e Nado Artístico. A seleção brasileira composta por atletas de Clubes, confirmou sua hegemonia na piscina ao conquistar 1104,50 pontos e 105 medalhas (44 de ouro, 40 de prata e 21 de bronze), superando Argentina e Colômbia. No Nado Artístico, a equipe brasileira somou 222 pontos e ficou com o título geral, à frente de Chile e Colômbia.
Na Ginástica de Trampolim, Alice Gomes (Minas Tênis Clube – MG) e Camilla Lopes (Núcleo de Ginástica Tatiana Figueiredo / Tijuca – RJ) conquistaram a medalha de bronze na prova de sincronizado da etapa de Copa do Mundo, disputada em Varna, na Bulgária.
A Ginástica Artística também trouxe grandes resultados: Flávia Saraiva (Clube de Regatas do Flamengo – RJ) foi campeã na trave na etapa de Szombathely, na Hungria. Já Júlia Soares (Esporte Clube Pinheiros – SP) e Júlia Coutinho (Clube de Regatas do Flamengo – RJ) subiram juntas ao pódio no solo, com prata e bronze, respectivamente. O domingo de conquistas ainda teve Caio Souza (Minas Tênis Clube – MG) faturando a prata nas paralelas. E a jovem Ana Luiza Lima (Minas Tênis Clube – MG) conquistou a primeira medalha de sua carreira em etapas da Copa do Mundo, garantindo o bronze nas barras assimétricas na Hungria. A atleta, considerada uma promessa para os Jogos Olímpicos de Paris, celebrou o pódio após superar lesões no joelho.
Na Esgrima, o Brasil encerrou o Campeonato Sul-Americano Cadete e Juvenil, em Lima (Peru), no topo do quadro de medalhas, com 35 conquistas. Marcus Pinto (Grêmio Náutico União – RS) foi o grande nome, garantindo cinco medalhas de ouro.
No Vôlei de Praia, a etapa Elite do Circuito Mundial no Rio de Janeiro foi palco de uma final brasileira: Carol Solberg e Rebecca (Esporte Clube Pinheiros – SP) ficaram com o ouro ao vencerem Thâmela/Vic (AEST – ES).
Esses resultados reforçam o papel dos Clubes brasileiros na formação de atletas de alto rendimento, consolidando o impacto do Programa de Formação de Atletas do CBC no esporte nacional e internacional.
📲 Acompanhe mais conquistas dos Clubes pelo mundo no canal oficial do CBC no WhatsApp.