Clubes pelo Mundo: Time Brasil conquista medalhas em competições internacionais principais e de base 

28, Julho 2025
Clubes pelo Mundo: Time Brasil conquista medalhas em competições internacionais principais e de base 

Durante a semana, atletas de Clubes brasileiros disputaram diversos torneios internacionais em diferentes países do mundo e trouxeram medalhas para o Brasil no Voleibol, Basquetebol, Atletismo, Judô, Natação, Canoagem Velocidade e Tênis de Mesa. 

Na Liga das Nações de Vôlei Feminino – VNL, o sonho do título inédito esbarrou no poderio da seleção italiana, que tem 29 vitórias consecutivas. Neste domingo, 27, em Lódz, o elenco brasileiro – formado por jogadoras reveladas por Clubes apoiados pelo CBC - foi superado pela Itália e ficou com o vice-campeonato da competição. As comandadas de José Roberto Guimarães até levaram o primeiro set da final, mas sofreram a virada e perderam por 3 a 1, com parciais de 25/22, 18/25, 22/25 e 22/25.  

Nos Jogos Mundiais Universitários (Universíade) na Alemanha, o Time Brasil comandado por diversos atletas formados em Clubes, se destacou e trouxe medalhas em competições de Basquetebol, Judô, Atletismo, Natação e Voleibol. 

No Basquete, o Brasil venceu os EUA com uma virada espetacular e se tornou campeão da Universíade na modalidade após 62 anos. O placar da decisão terminou em 94 a 88, após a partida ir para a prorrogação.  

Foi o segundo ouro brasileiro na história da competição - o primeiro havia sido conquistado em 1963. Além disso, a seleção também conta com uma prata (2023) e três bronzes (1967, 1973 e 1997). 

A base da conquista veio dos Clubes brasileiros. Dos 12 atletas campeões desta seleção, 11 atuam em Clubes formadores do país. É o caso de:  

  • Adyel Borges e Matheus Buiu, do São José Basketball - SP  

  • Agapy Santos e Reynan Gabriel, do Esporte Clube Pinheiros - SP  

  • Anderson Barbosa e Gabriel Campos, do Mogi Basquete - SP  

  • Bruno Cardoso, do Club Athletico Paulistano - SP  

  • Gabriel Novaes, do Pato Basquete - PR  

  • Zu Junior, do Sesi Franca - SP  

  • Rafael Rachel, do Basquete Unifacisa - PB  

  • Yuri Neptune, do Minas Tênis Clube - MG  

Já Leonardo Colimério atua atualmente nos Estados Unidos, mas iniciou sua formação também no São José Basketball.  

No Atletismo, o Brasil subiu ao pódio com João Pedro de Azevedo, do Instituto Ideal Brasil – RJ, no salto triplo. Após bater sua melhor marca pessoal ainda nas eliminatórias, o brasileiro voltou a melhorar seu desempenho na final e garantiu a medalha de bronze com um salto de 16,35m. O ouro ficou com o australiano Connor Murphy, que venceu com 16,77m, enquanto a prata terminou com o indiano Praveen Chithravel, que alcançou 16,66m. 

O judô brasileiro conquistou três medalhas nos Jogos Mundiais Universitários. Nas disputas individuais, Beatriz Freitas (-78kg) do Esporte Clube Pinheiros - SP ficou com a medalha de prata, enquanto Henrique Gusmão (-66kg) do Grêmio Náutico União – RS faturou o bronze. 

A seleção ainda conquista mais uma medalha de bronze na disputa por Equipe Mista, que contou com a participação dos seguintes atletas:  

  • Beatriz Comanche (-57kg): Club de Regatas Vasco da Gama – RJ 

  • Guilherme de Oliveira (-73kg): Clube Paineiras do Morumby - SP 

  • Luana Carvalho (-70kg): Club de Regatas Vasco da Gama – RJ 

  • Beatriz Freitas (+70kg): Esporte Clube Pinheiros - SP  

  • Luan Almeida (-90kg): Sesi - SP 

  • Thauana Silva (+70kg): Club Athletico Paulistano - SP 

Na Natação, o Brasil conquistou o bronze no revezamento 4x100m livre. Os atletas da equipe foram: Lucas Peixoto (Minas Tênis Clube – MG), Kaique Alves (Esporte Clube Pinheiros – SP), Vinícius Assunção (Minas Tênis Clube – MG) e Pedro Buch (Clube de Regatas do Flamengo – RJ). 

E no Voleibol, com atletas formadas em Clubes brasileiros, o Time Brasil conquistou duas medalhas, o bronze no feminino, vencendo a Alemanha na disputa pelo terceiro lugar por 3 sets a 1, e a prata no masculino, após derrota na final contra a Polônia por 3 sets a 0. 

Durante o WTT Contender de Buenos Aires, Hugo Calderano, formado no Fluminense Football Club – RJ, foi destaque mais uma vez. Ele derrotou o japonês Mizuki Oikawa por 4 sets a 1 (parciais de 11/5, 12/10, 10/12, 11/7 e 11/5) e garantiu o título da categoria simples masculina. 

Na categoria de duplas mistas, Hugo, ao lado de Bruna Takahashi, formada na Associação Cultural Nipo Brasileira de São Caetano do Sul – SP, também foi campeão. A dupla venceu os indianos Harmeet Desai e Yashaswini Ghorpade por 3 sets a 0 (17/15, 11/7 e 13/11) e levantaram a taça da competição.  

No Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade Júnior e Sub 23, o Brasil encerrou a participação, em Montemor-o-Velho, Portugal, com duas medalhas. A primeira veio com Lucas Santos, do Praia Clube – MG, que conquistou o ouro do C1 Masculino Júnior 500 metros, com o tempo de 1:59.68. 

Já a segunda medalha veio com Gabriel Nascimento e Mateus Nunes, atletas do Clube de Regatas do Flamengo – RJ, que conquistaram a prata do C2 Masculino Sub 23 500 metros, após cruzarem a linha de chegada em 1:45.99. 

Por fim, o Basquete brasileiro soltou o grito de campeão da Solidarity Cup, na China. Com três vitórias em três jogos, contra Nova Zelândia, Montenegro e Guangdong (equipe representante da China). 

A competição amistosa tem a participação da Nova Zelândia, Montenegro e Guangdong, equipe da Liga Chinesa, e para a Seleção servirá como intercâmbio internacional e observatório para a comissão técnica visando os próximos compromissos no Ciclo Olímpico Los Angeles 2028. 

Confira os atletas da seleção e seus Clubes: 

  • Caio de Souza Pacheco - Leyma Coruña (ESP)  

  • Elio Corazza Neto - Sport Club Corinthians Paulista - SP 

  • Daniel Von Haydin - Brasília Basquete - DF 

  • Daniel Ifedi Ferreira Onwenu - Clube de Regatas do Flamengo - RJ 

  • Pedro Augusto Fernandes de Lima Pastre - Esporte Clube Pinheiros - SP 

  • Gabriel Crepaldi Volpato Galvanini - Kolossos H Hotel Collection (GRE) 

  • Victor André Camilo da Silva - Sport Club Corinthians - SP 

  • Rafael Paulichi - Brasília Basquete - DF 

  • João Ricardo Neves Gluck Paul - UCAM Murcia (ESP)

  • Pedro Lucas Souza Figueiredo - Saski Baskonia (ESP)

  • Kayo San Thiago Manfio Gonçalves - Clube de Regatas do Flamengo - RJ 

A conquista dos atletas de Clubes formadores, ressaltam a força dos Clubes no desenvolvimento esportivo nacional e na formação de novos talentos do nosso esporte. O fortalecimento dos Clubes e seus atletas têm sido trabalhado pelo Comitê Brasileiro de Clubes – CBC, através do Programa de Formação de Atletas, que conta com parcerias com as Confederações Brasileiras e Ligas Nacionais. 

Se inscreva em nosso Canal do WhatsApp e fique por dentro de todas as notícias sobre o CBC e o mundo clubístico.