
A delegação brasileira universitária, convocada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU, escreveu mais um capítulo memorável em sua trajetória no esporte internacional ao conquistar, neste sábado, 26, a medalha de ouro no Basquetebol masculino na Universíade, em Rhine-Ruhr, na Alemanha. Com uma virada épica sobre os Estados Unidos, a seleção venceu a final da competição por 94 a 88 e voltou a conquistar o título do torneio depois de 62 anos.
A vitória se tornou ainda mais histórica pelo roteiro da partida. No início do último quarto, o Brasil perdia por 67 a 45. Faltando menos de seis minutos para o fim, o placar ainda apontava 76 a 57 para os Estados Unidos. Sob o comando do técnico Fernando Pereira, a Seleção protagonizou uma reação espetacular, empatando o jogo em 80 a 80 e forçando a prorrogação. No tempo extra, os brasileiros mantiveram o ritmo e garantiram a virada definitiva: 94 a 88 e o troféu de campeões da Universíade.
Essa conquista se deve, em grande parte, ao trabalho desenvolvido pelos Clubes brasileiros. Dos 12 atletas campeões desta seleção, 11 atuam em Clubes formadores do país, participando do NBB, principal competição promovida pela Liga Nacional de Basquete – LNB. É o caso de:
- Adyel Borges e Matheus Buiu, do São José Basketball - SP
- Agapy Santos e Reynan Gabriel, do Esporte Clube Pinheiros - SP
- Anderson Barbosa e Gabriel Campos, do Mogi Basquete - SP
- Bruno Cardoso, do Club Athletico Paulistano - SP
- Gabriel Novaes, do Pato Basquete - PR
- Zu Junior, do Sesi Franca - SP
- Rafael Rachel, do Basquete Unifacisa - PB
- Yuri Neptune, do Minas Tênis Clube - MG
Já Leonardo Colimério está atualmente nos Estados Unidos, mas também iniciou sua formação no São José Basketball.
Saiba mais!
A medalha de ouro conquistada contra os Estados Unidos, em uma partida emocionante e marcada por uma virada histórica, não representa apenas um feito pontual: ela é símbolo de um projeto de longo prazo que valoriza o esporte como ferramenta de formação e transformação. Um ouro que consagra uma geração e reforça o caminho que vem sendo trilhado com planejamento, parceria e investimento contínuo no esporte de base.
O fortalecimento do basquetebol no Brasil vem sendo construído com base em um ecossistema que integra formação e competição desde as categorias de base até o alto rendimento. Muitos dos atletas que participaram da conquista da Universíade passaram por competições do calendário dos Campeonatos Brasileiros Interclubes – CBI®, criados a partir de 2017 pela parceria entre o CBC e a Confederação Brasileira de Basketball – CBB. Esses atletas evoluíram através de um percurso que incluiu ainda a Liga de Desenvolvimento de Basquete – LDB e o Novo Basquete Brasil – NBB, ambas competições organizadas pela Liga Nacional de Basquete – LNB, também parceira do CBC.
Com essa estrutura sólida de formação, os Clubes brasileiros, apoiados pelo CBC há mais de uma década com recursos das loterias federais, vêm desempenhando papel decisivo na descoberta e no desenvolvimento de novos talentos. Atualmente, o CBC apoia competições de basquetebol masculino nas categorias: Sub 15, Sub 17, Sub 19, Sub 22, além da categoria principal.
A CBDU, responsável pela organização e gestão das competições universitárias no Brasil, e pela delegação brasileira na Universíade, tem sido um elo importante entre esporte e educação, criando oportunidades para jovens talentos continuarem suas trajetórias esportivas no ambiente universitário.
Parabéns aos atletas e equipe técnica, e a todas as entidades esportivas que contribuíram com esse grande feito!
Aproveite e entre no canal do CBC no WhatsApp para ficar por dentro de todas as novidades!