Clubes pelo Mundo: Atletas brasileiros brilham no exterior e conquistam medalhas no Basquetebol, Atletismo, Judô e Boxe

7, Julho 2025
Atletas brasileiros brilham no exterior e conquistam medalhas no Basquetebol, Atletismo, Judô e Boxe

O Brasil voltou a se destacar no cenário esportivo internacional com conquistas importantes durante a última semana. Com atuação expressiva de atletas formados em Clubes integrados ao Programa de Formação de Atletas do Comitê Brasileiro de Clubes – CBC, o país garantiu medalhas e reafirmou a força do trabalho realizado pelo CBC com os Clubes brasileiros, em parceria com Confederações e Ligas Nacionais. 

Basquetebol: Brasil é vice-campeão da AmeriCup de 2025 

Na AmeriCup 2025, disputada em Santiago, no Chile, a Seleção Brasileira Feminina de Basquete conquistou o vice-campeonato após ser superada pelos Estados Unidos na final por 92 a 84. A equipe encerrou sua campanha com seis vitórias e apenas uma derrota. Das 12 atletas convocadas, seis atuam em Clubes integrados ao CBC. 

Como apenas o campeão garantiu vaga direta à Copa do Mundo de 2026, o Brasil terá que disputar o Pré-Mundial, previsto para março do próximo ano, em quatro sedes ainda a serem definidas. Cada grupo reunirá seis seleções em formato de turno único, com os classificados definidos conforme regulamento da FIBA. 

Jogos do Brasil na AmeriCup 

1ª fase - Brasil 71 x 50 Argentina 
1ª fase - Brasil 74 x 65 Canadá 
1ª fase - Brasil 73 x 46 República Dominicana 
1ª fase - Brasil 106 x 49 El Salvador 
Quartas - Brasil 84 x 61 México 
Semifinal - Brasil 108 x 68 Argentina 
Final - Brasil 84 x 92 EUA 

Confira abaixo as atletas do elenco vice-campeão e os Clubes que representam: 

  • Bella Nascimento - William & Mary-EUA 
  • Alana Gonçalo – Sport Club Corinthians Paulista-SP 
  • Carina Martins – Sampaio Basquete-MA 
  • Catarina Ferreira - Oregon State-EUA 
  • Emanuely Oliveira - SESI Araraquara-SP 
  • Vitória Marcelino - SESI Araraquara-SP 
  • Thayná Silva – Sampaio Basquete-MA 
  • Ayla McDowell - South Carolina-EUA 
  • Manu Alves - Illinois-EUA 
  • Aline Moura - SESI Araraquara-SP 
  • Damiris Dantas - Indiana Fever-EUA 
  • Kamilla Cardoso - Chicago Sky-EUA 

Atletismo: ouro, prata e bronze com atletas de Clubes formadores em três diferentes competições  

Em Eugene, no estado do Oregon (EUA), o campeão mundial Alison dos Santos, atleta do Esporte Clube Pinheiros – SP, fez história mais uma vez. Ele venceu a prova dos 400m com barreiras na nona etapa da Diamond League, superando o americano campeão olímpico Rai Benjamin com o tempo de 46s65 – sua melhor marca na temporada e a 16ª medalha de ouro na liga. 

Já na Grécia, durante o Meeting Internacional de Velocidade e Revezamento de Dromia, a brasileira Chayenne Silva, também do Esporte Clube Pinheiros – SP, conquistou a medalha de bronze nos 400 metros com barreiras, após completar a prova em 1min00s05. Um fato interessante da final, foi que a brasileira encarou sete atleta da Grécia na prova decisiva do campeonato. 

Outro resultado de destaque veio com Juliana Campos, atleta do Praia Clube – MG, no salto com vara. No Fly Athens, evento do Continental Tour de Atletismo realizado em Atenas, ela saltou 4,68m, superando seu recorde pessoal e garantindo a medalha de prata. A marca foi alcançada na segunda tentativa e a colocou atrás apenas da britânica Molly Caudery (4,80m). A belga Elien Vekemans completou o pódio com 4,63m. 

Judô: medalhas na Europa com talentos de Clubes brasileiros 

A seleção brasileira de Judô subiu ao pódio em três ocasiões em competições internacionais no último fim de semana. Na Copa Europeia Júnior de Praga, na República Tcheca, Maria Oliveira  (-70kg), do Instituto Otacílio Gama – PB, ficou com a prata, enquanto Ana Soares (+78kg), do Instituto Reação – RJ, conquistou o bronze. 

No Open Europeu de Tallinn, na Estônia, Bianca Reis, do Esporte Clube Pinheiros – SP, levou o ouro na categoria até 57kg, em mais uma atuação sólida do judô brasileiro. 

Boxe: sete medalhas na Copa do Mundo de Astana, com três vindas de Clubes formadores 

A Seleção Brasileira de Boxe encerrou a etapa da Copa do Mundo, em Astana, no Cazaquistão, com sete medalhas: quatro ouros, duas pratas e um bronze. Três dessas conquistas vieram com atletas de Clubes formadores. 

Luiz Oliveira, da The Oliveira Brothers – SP, conquistou o ouro na categoria 60kg ao vencer o mongol Lundaa Gantumur na final. Kaian Reis, da Sociedade Esportiva Palmeiras – SP, também garantiu o ouro ao derrotar o indiano Hitesh Hitesh na final dos 70kg. Jucielen Romeu, da Equipe MM Boxe – SP, ficou com a prata na categoria 57kg feminino, após decisão contra a indiana Jasmine Jasmine. 

Esses resultados reforçam o papel central dos Clubes formadores no desenvolvimento dos principais atletas brasileiros. Com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes – CBC e o trabalho conjunto com Confederações e Ligas Nacionais, o Brasil segue revelando e preparando talentos que representam o país com excelência nas principais competições esportivas do mundo. 

Para mais informações sobre o mundo clubístico, acesse nosso Canal do Whatsapp