
Nesta semana, o Brasil contou com pódios no Tênis, Tiro com Arco e Triatlo, além de recorde mundial no Atletismo. Veja abaixo as principais conquistas:
Tênis
Marcelo Demoliner, formado no Recreio da Juventude – RS, foi campeão de duplas no ATP Challenger 125 de Birmingham, na Inglaterra, ao lado do francês Sadio Doumbia. Cabeças de chave 4, eles superaram na final o equatoriano Diego Hidalgo e o norte-americano Patrik Trhac, por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6 e 10-5.
Com o título, o brasileiro soma 125 pontos no ranking e deve subir para a 86ª colocação. Na próxima semana, ele disputa o ATP 250 de ‘s-Hertogenbosch, na Holanda, ao lado do francês Theo Arribage.
Tiro com Arco
Marcus D'Almeida, atleta do Dispara Brasil – RJ, foi campeão da Copa do Mundo de Tiro com Arco em Antalya, na Turquia. Atual número 3 do mundo, o brasileiro voltou ao topo do pódio em uma etapa do Circuito Mundial em torneio que testou novo formato da modalidade, no qual premiou as flechas mais certeiras com um ponto extra - máximo de 11 pontos em vez de 10 pontos.
O título veio neste domingo, 08, quando Marcus venceu o russo Buianto Tsyrendorzhiev por 6 a 0. Além disso, ele garantiu classificação para as finais da Copa do Mundo, na China, entre 17 e 19 de outubro.
Durante a campanha em Antalya, Marcus foi o líder da classificatória com 589 pontos, e 18 flechas de 11 pontos. Foi inclusive o atleta que mais vezes acertou o meio do alvo, seguido pelo francês Thomas Chirault, 15 flechas de 11 pontos.
Na fase de mata-mata, passou pelo belga Theo Carbonetti por 6 a 2, venceu o alemão Mathias Kramer por 6 a 5, bateu o chinês Fang Zheyu (6 a 2) e despachou o sul-coreano Lee Woo Seok, bronze nas Olimpíadas de Paris, também por 6 a 2. Na semifinal venceu o alemão Jonathan Vetter por 6 a 0, e depois mais uma vitória por 6 a 0 na final contra o russo Buianto Tsyrendorzhiev.
Triatlo
A atleta do Esporte Clube Pinheiros – SP, Djenyfer Arnold, conquistou o título da etapa de Calima (Colômbia) da Copa América de Triatlo. A brasileira completou a prova da elite feminina em 2h07min07s, cerca de 35 segundos antes que a mexicana María López Faraudo (prata) e 40 segundos da canadense Emy Legault (bronze). Forte nas três modalidades, Arnold se destacou principalmente na natação, onde teve o melhor tempo entre as 49 competidoras.
Na mesma competição, mas pela categoria Sub 23 Masculino, o atleta do Instituto Escolinha de Triathlon – PR, Vinicius Avi Sant’Ana, terminou a prova na terceira colocação e conquistou a medalha de bronze.
Atletismo
Durante o Campeonato Brasileiro Interclubes – CBI® de Atletismo Sub 18, realizado em Cuiabá/MT, na pista da Universidade Federal do Mato Grosso, o atleta Alexander Cruz, do Instituto Ideal Brasil – RJ, atingiu o recorde do ranking mundial no Salto Triplo da categoria, fazendo história para o atletismo brasileiro.
Alexander comemorou a medalha de ouro do campeonato e o recorde mundial com a marca de 15,78m. O melhor salto do mundo neste ano pertencia ao jamaicano Amani Phillips, que alcançou 15,66m de março, porém o brasileiro saltou 12 centímetros a mais neste domingo, 08, e comemorou o seu primeiro título sub 18. O campeonato foi organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo – CBAt, e contou com a parceria do Comitê Brasileiro de Clubes – CBC.
As conquistas dos brasileiros em torneios ao redor do mundo, potencializa a força dos Clubes formadores no desenvolvimento dos atletas, tanto das categorias de base como no alto rendimento. O trabalho incansável do CBC, em parceria com as Confederações e Ligas Nacionais, tem dado cada vez mais suporte aos Clubes brasileiros para formação de verdadeiros campeões.
Fique por dentro dos principais resultados dos Clubes em nosso Canal do WhatsApp.