Clubes representam 97% dos atletas da categoria Pódio do Bolsa-Atleta

28, Abril 2025
Clubes representam 97% dos atletas da categoria Pódio do Bolsa-Atleta

Um levantamento recente reforça a importância dos Clubes na formação de atletas de alto rendimento no Brasil. Dos 90 atletas contemplados na categoria Atleta-Pódio do Bolsa-Atleta — o mais alto nível do programa do Governo Federal — 88 representam Clubes brasileiros, o que representa 97% do total. 

O dado contempla apenas atletas do programa olímpico que competem em modalidades apoiadas pelo Programa de Formação de Atletas do Comitê Brasileiro de Clubes - CBC, evidenciando o impacto direto do investimento dos Clubes no esporte. O apoio do CBC, inclusive, tem sido fundamental para garantir infraestrutura, equipe técnica qualificada e condições adequadas de treinamento, contribuindo para o desempenho de atletas no cenário internacional. 

Entre os contemplados estão nomes que brilharam nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, como Rebeca Andrade e Isaquias Queiroz, ambos do Clube de Regatas do Flamengo-RJ; Bia Souza e Alison dos Santos, do Esporte Clube Pinheiros-SP; e a dupla campeã olímpica no vôlei de praia, Duda e Ana Patrícia, do Praia Clube-MG. 

Bolsa Atleta Numeros

A Portaria MESP nº 35, publicada no Diário Oficial da União em 16 de abril de 2025, regulamenta a concessão do benefício e pode ser acessada neste link

O cenário evidencia que o caminho rumo ao pódio começa, quase sempre, dentro dos Clubes, espaços que, com o suporte técnico e financeiro adequado, seguem sendo berço dos maiores talentos do esporte brasileiro. 

Outro dado que confirma a força do setor é que na última edição dos Jogos Olímpicos, 89% dos atletas da Delegação do Time Brasil eram de Clubes e impressionantes 99% dos atletas de esportes apoiados pelo CBC na ocasião, foram formados em Clubes. Além disso, dos 61 brasileiros que voltaram para casa com medalhas, 56 são de Clubes (92%).  

O trabalho do CBC em parceria com as Confederações e Liga Nacionais, com o Comitê Olímpico do Brasil – COB e o Ministério do Esporte – Mesp tem sido cada vez mais intenso para garantir que esses números aumentem a cada ciclo olímpico e que os Clubes continuem tendo suporte para formar mais atletas em alto nível. 

Saiba mais sobre o CBC e o setor clubístico acessando o nosso Canal do WhatsApp, se inscreva.