
Nesta sexta-feira, 14, o CBC & Clubes Expo, evento promovido pelo Comitê Brasileiro de Clubes - CBC, contou com presenças especiais. Rebeca Andrade, campeã olímpica da ginástica artística, esteve presente no último painel do dia acompanhada das colegas no Clube de Regatas do Flamengo-RJ e também medalhistas Flávia Saraiva e Lorrane Oliveira, da judoca Rafaela Silva, do ex-jogador de vôlei e Diretor de Esportes do Flamengo Marcus Vinicius Freire e do jornalista Álvaro José.
Com extenso histórico nos Jogos Olímpicos, os participantes conversaram sobre os mais diversos temas para um salão lotado. Assuntos como desempenho esportivo, saúde mental e até passatempos foram debatidos.
“A minha percepção é que é importante treinar, mas eu também cheguei em um lugar que senti que precisava cuidar com carinho da minha cabeça. Se eu não estou treinando ou trabalhando, uso o tempo para estar com meus cachorros, viajar para o mato, no meio do nada, sem falar com ninguém, sumo da internet. Precisava disso, percebi que gosto disso, do contato com a natureza, com pessoas que eu gosto, um churrasco em casa com os amigos. Focar no simples. Não dá só para treinar, treinar, mas também não tem como só descansar. É colocar na balança as prioridades e fazer uma boa gestão sobre isso. Acho que a gente tem conseguido organizar direitinho para conseguir viver também”, contou Rebeca Andrade.
Apesar de estar focando na recuperação física e mental no primeiro semestre, a ginasta garantiu que disputará o Mundial de Ginástica Artística de Jacarta, Indonésia, no final do ano. Além disso, a campeã olímpica também afirmou que tem a meta de estar nas Olimpíadas de Los Angeles 2028.
“Sigo com meu pensamento de ainda não fazer solo. Estou conversando com o Chico (treinador) e ele entendeu muito meu lado. Eu sei que muitos querem isso, mas no momento eu preciso me cuidar. Enquanto meu corpo aguentar, eu vou treinar. Meu pensamento inicial é estar em 2028, mas um passo de cada vez”, comentou.
Mais cedo, o salão Monumental recebeu Lars Grael, histórico velejador brasileiro, Arialdo Boscolo, Secretário Geral do CBC e presidente da FENACLUBES, Júlio César Ribeiro, deputado federal, e Marco La Porta, presidente do Comitê Olímpico do Brasil - COB. Na ocasião, foi debatida a Lei Geral do Esporte, que permitiu a autonomia das entidades esportivas.
No período da tarde, além das atletas do Flamengo, o CBC realizou homenagens para outros grandes atletas brasileiros, que participaram do quadro "Eterniza CBC". No dia de ontem, os campeões olímpicos, Sassá, atleta do Mackenzie Esporte Clube - MG, Arthur Zanetti, ex-atleta e agora treinador da Associação de Ginástica Di Thiene de Pais e Mestres - Agith - SP, e Thiago Braz, atleta da Associação de Atletismo de Blumenau - AABLU - SC, subiram ao palco para serem homenageados.
Além disso, pela manhã também aconteceram programações para os Clubes Filiados Plenos ao CBC no último dia do XI Seminário Nacional de Formação Esportiva, que contou com o Painel Fundamentos Práticos do Pregão Eletrônico, Inexigibilidade e Procedimentos Formais, do Painel Seleção de Talentos e Procedimentos e depois com a Palestra Impactos das Condições Climáticas na Formação de Atletas. Momentos essenciais para auxiliar os gestores dos Clubes no trabalho esportivo e na formação de grandes atletas do país.
Entre os dias 11 e 15, em Campinas/SP, o Comitê Brasileiro de Clubes - CBC, entidade focada na formação de atletas, tem promovido o CBC & Clubes Expo para reunir o universo clubístico do país e personalidades do esporte em palestras, painéis e exposições.
Clique aqui e confira todas as fotos do dia.
Para mais informações sobre o CBC, acesse nosso Canal do WhatsApp.