Clubes pelo Mundo: Atletas de Clubes fazem boas campanhas internacionais, com vaga olímpica na Ginástica de Trampolim e medalhas no Judô, Vôlei de Praia e Tênis

25, Março 2024
clubes pelo mundo

GINÁSTICA DE TRAMPOLIM 

O atleta do Minas Tênis Clube – MG, Rayan Dutra, garantiu a classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, durante a etapa de Cottbus (Alemanha) da Copa do Mundo da modalidade. O ginasta ficou fora da final do torneio, porém já havia somado pontos no ranking olímpico que o colocaram a frente dos seus concorrentes diretos, com isso ele assegurou a vaga. 

O brasileiro terminou a competição na 16ª colocação, registrando 29,380 pontos. Esta foi a última etapa a atribuir pontos para a corrida olímpica. Agora  o Brasil tem duas vagas na Ginástica de Trampolim, sendo que Rayan já está confirmado como o representante masculino, e pelo feminino, a Confederação Brasileira de Ginástica - CBG ainda precisará decidir entre Camila Gomes e Alice Gomes, as melhores atletas da seleção no ranking da modalidade. 

  rayan

Imagem: Divulgação CBG

VÔLEI DE PRAIA 

No Challenge de Recife/PE, pelo Circuito Mundial de Vôlei de Praia, a dupla da AEST – ES, Evandro e Arthur, levou a torcida brasileira à loucura após a conquista do lugar mais alto do pódio. Os brasileiros vencerem a final do torneio por 2 sets a 0 (21/15 e 21/18) contra os cubanos Diaz e Alayo e garantiram a medalha de ouro da competição. 

O resultado trouxe importantes pontos para a dupla na corrida olímpica até Paris e uma confiança para a disputa da próxima etapa do Challenge, que será realizada na próxima semana, em Saquarema, no Rio de Janeiro. 

  volei de praia

Imagem: Divulgação CBV

JUDÔ 

Teve medalha brasileira em dose dupla, durante o Grand Slam de Judô, em Tbilisi, capital da Geórgia. Os dois pódios, foram conquistados nas categorias 57kg feminina e 66kg masculina, ambos na sexta-feira, 22. 

O judoca do Esporte Clube Pinheiros – SP, Willian Lima, disputou o terceiro lugar com o azerbaijano Rashad Yelkiyev e venceu a luta aplicando um ippon em menos de 30 segundos. Willian, então, garantiu o bronze e a segunda medalha consecutiva em Grand Slams. 

Assim como o pinheirense, a atleta do Clube de Regatas do Flamengo – RJ, Rafaela Silva, também conquistou a medalha de bronze nesta etapa do Grand Slam. A rubro-negra derrotou a eslovena Kaja Kajzer durante a disputa pelo 3º lugar na categoria 57 kg. 

   judo

Imagem: Divulgação CBJ

TÊNIS 

Teve final brasileira no Challenger de Assunção, no Paraguai, com duas promessas do tênis do país. Gustavo Heide, de 22 anos, que representa o Instituto Tennis Route – RJ, venceu João Fonseca, de 17 anos e formado no Vasco da Gama – RJ, por 2 sets a 1 na partida deste domingo, 24. 

  Heide             João Fonseca

Imagem: Divulgação Paraguay Open

Além desta final, outros dois brasileiros também duelaram pelo título, mas pelo ITF de Maceió/AL. Daniel Dutra do Itamirim Clube de Campo/SC, derrotou Mateus Alves do Instituto Tennis Route e conquistou a medalha de ouro, vencendo por 2 sets a 1.  

E teve brasileira com boa campanha no ITF em Campinas/SP. Pela disputa individual feminina, Carol Meligeni, atleta formada no Itamirim Clube de Campo, chegou até a semifinal do torneio, mas acabou derrotada pela romena Oana Gravila com parciais de 7/6 (7/1), 6/7 (8/10) e 7/5, contabilizando mais de quatro horas de partida.  

tenis   carol

Imagem: Divulgação CBT

BONS RESULTADOS NA GINÁSTICA RÍTMICA 

Também em competição de Ginástica, mas dessa vez na Rítmica, o conjunto brasileiro foi Top-4 na etapa de Atenas da Copa do Mundo, neste final de semana. A seleção composta pelas atletas Bárbara Galvão, Duda Arakaki, Nicole Pircio (Associação Desportiva e Recreativa Unopar – PR), Sofia Pereira (Clube Ítalo Brasileiro – ES) e Victória Borges (Centro de Treinamento de Esportes Thalyta Almeida – SE), levaram a nota 29.800 e ficaram perto do pódio. O Conjunto do Brasil já está garantido em Paris e deve ser formado pelas mesmas atletas que disputaram o torneio na cidade Grega. 

Já nas provas individuais, a atleta da AGITO – PR, Maria Eduarda Alexandre, também chegou as finais, mas acabou com a quinta colocação na prova com bolas. A brasileira finalizou com a somatória de 31.700 pontos, após atingir 15.800 de dificuldade, 7.900 de execução e 8.000 de expressão artística. 

Duda também competiu nas maças, mas não teve o mesmo desempenho e fechou a prova com 29.550 e ficou em sétimo lugar. 

  conjunto

Imagem: Divulgação CBG