Clubes pelo Mundo: Brasil conquista medalhas no Tênis, Wrestling e Águas Abertas com atletas formados em Clubes apoiados pelo CBC

26, Fevereiro 2024
Clubes pelo Mundo 26-02

O atleta formado pelo Grêmio Náutico União – RS e que atua hoje no Itamirim Clube de Campo - SC, Rafael Matos, fez história neste domingo, 25, ao conquistar o título do Rio Open na chave de duplas do ATP 500, jogando ao lado do colombiano Nicolás Barrientos. Com a vitória, Matos tornou-se o primeiro brasileiro campeão deste torneio em dez edições. 

A medalha de ouro veio ontem, quando os campeões derrotaram a dupla austríaca Lucas Miedler e Alexandre Erler por 2 sets a 0 (6/4 e 6/3) na final da competição. A conquista levou o brasileiro da 58ª para a 46ª posição no ranking mundial, reconduzindo-o à posição número 1 do Brasil nessa classificação. 

  1  

Divulgação: Rio Open Oficial

Além dele, outro brasileiro também formado em um clube apoiado pelo CBC, o jovem João Fonseca, que começou a carreira no Club de Regatas Vasco da Gama – RJ, deixou sua marca no torneio. Com apenas 17 anos, João chegou às quartas de final na categoria simples, tornando-se o tenista mais jovem a alcançar essa fase no maior torneio da América do Sul. 

 joao

Divulgação: Rio Open Oficial

De 21 a 24 de fevereiro, ocorreu em Acapulco, no México, o Pan-Americano de Wrestling, torneio que antecede uma das principais competições da modalidade, o Pré-Olímpico que garante vaga para as Olimpíadas de Paris 2024. Durante os dias de competição, a seleção brasileira conquistou sete medalhas, sendo um ouro, três pratas e três bronzes. 

O título brasileiro veio na categoria 82kg da luta greco-romana com o atleta Sosruko Kodzokov, russo de nascimento, mas naturalizado brasileiro e competindo pelo nosso país. Os outros seis lutadores são formados em clubes do Brasil e apoiados pelo Programa de Formação de Atletas do CBC, como Giullia Penalber, atual campeã pan-americana e atleta do Jequiá Iate Clube – RJ, que conquistou a prata na categoria 52kg, Joilson Júnior do Niterói Wrestling – RJ, prata nos 77kg, e Calebe Correa da Associação Desportiva, Educacional e Social Equilibrium – SP, prata nos 72kg, ambos na luta greco-romana. 

Os bronzes foram conquistados pelas atletas Laís Nunes do Instituto Athlon (São José Wrestling) – SP, na categoria 62kg, Ana França da Associação de Pais e Amigos Moveon – DF, na categoria 59kg, e o Brasil conquistou a medalha na disputa por equipes na greco-romana. 

                   Wrestling

Por fim, em uma prova realizada na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro/RJ, tivemos uma dobradinha brasileira com as atletas Ana Marcela, do Unisanta – SP, e Viviane Jungblut, do Grêmio Náutico União – RS. Elas foram ouro e prata, respectivamente, no evento Rainha do Mar de Águas Abertas. 

                         Ana       Vivi

Outro destaque clubístico 

O brasileiro Arthur Nory, do Esporte Clube Pinheiros – SP, terminou em sexto lugar na final da barra fixa na etapa de Cottbus da Copa do Mundo de Ginástica Artística, realizada na Alemanha na última semana. O pinheirense ficou atrás de dois ginastas que estão na briga direta por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, sendo atletas da Lituânia e de Taiwan. 

Apesar de não conquistar um pódio, foi um resultado importante para Nory, que está na disputa por uma vaga no maior evento esportivo do mundo. Agora, o brasileiro ocupa a quinta colocação na corrida olímpica e terá mais duas etapas da Copa do Mundo da modalidade para tentar subir na classificação. 

As próximas competições serão em Baku, no Azerbaijão, em março, e em Doha, no Catar, em abril. 

  Ricardo Bufolin

Divulgação: Ricardo Bufolin/CBG

Essas e outras notícias você também encontra no nosso Canal do WhatsApp. Clique aqui e se inscreva.