Clubes pelo Mundo: Atletas clubísticos brilham em diversas modalidades pelo mundo

5, Fevereiro 2024
Clubes pelo Mundo: Atletas clubísticos brilham em diversas modalidades pelo mundo

No último final de semana, atletas clubísticos se destacaram em competições internacionais de Badminton, Tiro com Arco, Nado Artístico e Tênis, conquistando títulos e medalhas, além de representar com maestria o país em diversas partes do globo. 

No Badminton, as talentosas Jaqueline Lima e Samia Lima, do Joca Claudino Clube de Esportes-PI, alcançaram o título da chave de duplas femininas no Challenge do Irã. Com uma campanha impecável e vitória na final sobre as anfitriãs Paria Eskandari/Romina Tajik por 2 sets a 0 (21/14 e 21/11), as brasileiras garantiram o sétimo título do Circuito Mundial de badminton como dupla, marcando o primeiro na temporada e o primeiro de nível Challenge. 

Além disso, o Brasil somou duas medalhas de bronze no Challenge do Irã, consolidando a presença do país no cenário internacional desse esporte: Juliana Viana Vieira (Club Athletico Paulistano-SP) no simples feminino e a dupla Jaqueline Lima (Joca Claudino) e Fabrício Farias (Esporte Clube Pinheiros-SP) nas duplas mistas. 

Miriam Jenske-COB
Foto: Miriam Jenske-COB

Já no Tiro com Arco, Marcus D'Almeida, do Dispara Brasil-RJ, alcançou o vice-campeonato na etapa final do Circuito Mundial Indoor, em Las Vegas. Outra conquista coroou o final de semana de Marcus: o arqueiro brasileiro, foi eleito o melhor do mundo em 2023 pela World Archery, o anúncio aconteceu neste domingo (04). Antes de ser eleito o melhor atleta do mundo no tiro com arco, Marcus D’Almeida já havia recebido no mês de dezembro, o Troféu Pelé do Prêmio Brasil Olímpico, organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Confira aqui.

marcus
Foto: Divulgação-World Archery

No Nado Artístico, os atletas de clubes cariocas, Bernardo Santos (Clube de Regatas do Flamengo) e Anna Giulia Veloso, (Tijuca Tênis Clube) brilharam no Mundial de Esportes Aquáticos em Doha, Catar, conquistando o nono lugar na final do dueto técnico misto. Com uma apresentação consistente, receberam 196.6433 pontos, repetindo a posição da preliminar. O casal brasileiro terá novas oportunidades de brilhar no dueto livre misto e na final do solo técnico, com Bernardo, sendo o primeiro atleta brasileiro a competir no nado artístico masculino, em um Mundial. 

divulgação cbda flamengo
Foto: Divulgação-CBDA-Flamengo
Foto - Mário Aguiar - ge
Foto: Mário Aguiar - ge

Por fim, teremos Brasil nas finais do Grupo Mundial da Copa Daves, graças a performance dos atletas formandos em clubes: Rafael Matos (Grêmio Náutico União – RS) e Felipe Meligeni (Tênis Clube de Campinas – SP) venceram Filip Bergevi e Andre Goransson em sets diretos com parciais de 6/2 e 7/5. Em seguida, Thiago Monteiro (Instituto Tennis Route – RJ) superou Elias Ylmer por 4/6, 6/4 e 6/2 e obteve a vitória brasileira na Arena de Helsinborg. Com o resultado, os atletas garantiram a classificação inédita do Brasil para a fase de grupos da Copa Davis, desde 2019, quando a competição teve seu formato alterado. Agora a espera é pela definição dos adversários e pelo sorteio para saber quem vão enfrentar na disputa que acontece entre os dias 10 e 15 de setembro de 2024. 

Divulgação-Davis Cup
Foto: Divulgação-Davis Cup
Foto: Copa Davis
Foto: Copa Davis