Pela terceira vez, Flamengo – RJ é campeão do CBI® Copa Super 8 de Basquetebol

5, Fevereiro 2024
Pela terceira vez, Flamengo – RJ é campeão do CBI® Copa Super 8 de Basquetebol

Neste final de semana, o Clube de Regatas do Flamengo – RJ levantou a taça da sexta edição do CBI® Copa Super 8 de Basquetebol, após derrotar o Basquete Unifacisa – PB por 83 a 77, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Com a conquista, o rubro-negro passa a ser o maior campeão da competição com três títulos (2018, 2021 e 2024). 

Foi uma partida dominada pelo Clube carioca, que ficou à frente do placar praticamente no jogo inteiro e não deu chances para a equipe paraibana virar o confronto. Além de levar o troféu do torneio neste ano, o Flamengo também garantiu um lugar na Basketball Champions League Americas da próxima temporada.  

Para chegar até a decisão, o time do Rio de Janeiro precisou vencer o Bauru Basket – SP nas quartas e depois passar pelo Club Athletico Paulistano – SP na semifinal. Vencendo todos os confrontos com grande atuação do Ala-pivô, Gabriel Jaú, que foi escolhido como o MVP da competição. 

Por outro lado, apesar do vice-campeonato, o torneio também consagrou uma campanha histórica do Unifacisa, que se classificou em sexto lugar para o CBI® Copa Super 8 e teve que jogar todas as partidas fora dos seus domínios. Mesmo assim, a equipe paraibana conseguiu desbancar duas grandes potências do Basquete brasileiro, derrotando o atual campeão do CBI® NBB e duas vezes campeão do CBI® Copa Super 8, o SESI Franca – SP, e depois vencendo o Minas Tênis Clube – MG, que também já levantou o troféu da Copa uma vez. 

O Campeonato Brasileiro Interclubes – CBI® Copa Super 8 de Basquetebol é organizado pela Liga Nacional de Basquete – LNB, em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC.