Prazo para escolha de esportes termina nesta segunda-feira (05)

2, Fevereiro 2024
Prazo para escolha de esportes termina na próxima segunda-feira (05)

O Comitê Brasileiro de Clubes - CBC reitera a importância da atenção dos Clubes Filiados Plenos, Filiados Primários e Vinculados para o prazo final destinado à escolha dos esportes que serão apoiados no Ano I do Ciclo Olímpico Los Angeles 2028, de acordo com a RD nº003-A/2023, conforme já divulgado no site do CBC. O prazo encerra-se nesta segunda-feira dia 05 de fevereiro de 2024 e os Clubes que não realizarem a escolha no prazo não participarão de CBI® neste período. 

Ressaltamos que cada esporte e gênero é considerado como 1 (UM) esporte olímpico específico, e as opções escolhidas compreenderão o período de maio de 2024 até abril de 2025, proporcionando um planejamento abrangente para o início do ciclo. 

 A escolha de esportes está sujeita aos critérios de meritocracia apresentados na RD nº 003-A/2023:

I - Figure entre os 10 (dez) primeiros do ranking da principal competição do ano anterior;   

II - Comprove que possui atleta(s) em atividade, com vínculo atual com o Clube, que:  

a) participou(aram) da delegação brasileira na última edição dos Jogos Olímpicos com documentos oficiais de convocação, e desde que este(s) atleta(s) participe(m) do(s) CBI® no respectivo esporte olímpico;  

b) tenha(m) conquistado medalha de ouro, prata ou bronze no último Campeonato Mundial (Federações Internacionais/COI) da modalidade olímpica, ou na última edição dos Jogos Pan Americanos (ODEPA/COI); e  

c) esteja contemplado com o benefício do Programa Bolsa Atleta, na categoria Atleta Pódio, em esporte não coletivo, referente ao último edital publicado pelo Ministério do Esporte, na forma disciplinada pela lei federal, no respectivo gênero.  

Os Clubes Filiados Plenos, Filiados Primários e Vinculados, que não atendem aos critérios de meritocracia têm a oportunidade de participar de até 5 esportes, escolhidos entre gêneros masculino e feminino, tendo, necessariamente, a seguinte composição: 3 (três) masculinos e 2 (dois) femininos; ou 3 (três) femininos e 2 (dois) masculinos. Aqueles que atendem aos critérios, mas não totalizam 5 esportes, têm a opção de complementar a diferença, mantendo a composição específica.  

É importante relembrar que os Clubes Aspirantes já escolheram o esporte a que tem direito no momento da integração.  

Confira a Relação de Campeonatos Brasileiros Interclubes - CBI® do Ano I do Ciclo Olímpico Los Angeles 2028 

Veja como fazer a escolha na Plataforma Comitê Digital:  

Não perca o prazo! Realize a escolha de seus esportes até 05 de fevereiro de 2024!   

Para mais informações e dúvidas entre em contato pelo e-mail: atoconvocatorio13@cbclubes.org.br