Clubes pelo Mundo: Atletas Clubísticos participam de torneios internacionais na primeira semana do ano

8, Janeiro 2024
Atletas Clubísticos participam de torneios internacionais na primeira semana do ano

Atleta formada no Club Athletico Paulistano – SP, Laura Pigossi, chegou até as semifinais do WTA 125 em Camberra, na Austrália. A atleta participou da competição em dupla com a tenista de Filipinas Alexandra Eala.  

Também em Camberra, Marcelo Demoliner, tenista formado no Recreio da Juventude - RS, parou nas quartas de final do torneio em duplas. O gaúcho jogou a competição com o holandês Bart Stevens.  

Ainda no Tênis, outro gaúcho também já participou de um campeonato internacional neste ano. Rafael Matos, que fez sua base no Grêmio Náutico União – RS, e o colombiano Nicolas Barriento disputaram o ATP 250 em Brisbane, também no país australiano. A dupla foi eliminada nas oitavas de final. 

No Tênis de Mesa, o atleta formado na Associação Nipo Brasileira de São Caetano do Sul – SP, Hugo Calderano, foi o único brasileiro a disputar o Finals da Copa do Mundo da modalidade em Doha, no Catar. O mesatenista acabou parando nas oitavas de final com uma derrota de virada para o nigeriano Quadri Aruna. 

Já no Torneio da França, a seleção brasileira masculina de Handebol começou o ano ficando na terceira colocação do campeonato. O Brasil teve apenas dois jogos nesta competição, vencendo a seleção do Bahrein na primeira partida e sofrendo revés para França no confronto seguinte. 

O elenco brasileiro foi formado pelos atletas que jogam ou já jogaram no Esporte Clube Pinheiros como Matheus Cristian, Haniel Vinicius, Hugo Bryan, Leonardo Dutra, Thiagus Petrus, Leo Abrahão, Pedro Souza, Rudolph Hackbath, Gustavo Rodrigues e Phillip Seifert; dos jogadores do Handebol Taubate - SP como Vinicius Bertoldo, Gui Moraes, Rodrigo Benites, Washington Luiz, Guilherme Laranjeiro e Mikael Lopes; do atleta do Praia Clube de Uberlândia – MG Joel Fellipe, e aqueles que atuam fora do país, como Rangel da Rosa, Leonardo Terçariol, Acacio Marques Filho e Vinícius Lima.  

Agora, a seleção continua treinando em São Paulo em preparação para disputar o Torneio Sul-Centro em Buenos Aires, na Argentina, ainda este mês. 

    Handebol   Hande

Divulgação: Gustavo SportsPictures

A velejadora que treina no Iate Clube do Rio de Janeiro – RJ, Gabriella Kidd, ficou a uma posição de conquistar a vaga para a disputa por medalhas no Campeonato Mundial de Laser Radial, classe também conhecida como ILCA 6. O torneio foi realizado em Mar Del Plata, na Argentina. Com o desempenho nesta competição, a brasileira ainda pode conquistar uma vaga para as Olimpíadas de Paris 2024, dependendo do resultado final deste campeonato. 

Por fim, teve atleta clubístico no Campeonato Mundial de Esgrima realizado em Budapeste, na Hungria. A equipe brasileira de Sabre Juvenil, formada por atletas do Pinheiros – SP, Matheus Becker, Dylan Ikuno e Erico Patto, venceram a primeira partida do torneio contra a seleção da Colômbia, mas foram derrotados nos outros quatro confrontos seguintes e, com isso, os brasileiros terminaram a Copa na 16ª colocação. 

Os três esgrimistas também disputaram o Mundial de forma individual pela categoria Júnior. Na fase de pules, Matheus venceu quatro de seis confrontos e se classificou para a fase eliminatória, porém na primeira partida da etapa o Pinheirense perdeu e foi eliminado. 

Erico Patto também chegou a fase eliminatória, vencendo três dos seis primeiros jogos e, assim como o compatriota, também perdeu a primeira disputa da fase. Já Dylan Ikuno conquistou apenas uma vitória na primeira fase e não conseguiu se classificar para as eliminatórias. 

No Feminino, também teve atletas do Pinheiros em disputa, com Ana Beatriz Fraga e Isabela Carvalho, que chegaram até as eliminatórias da competição com três e duas vitórias, respectivamente, durante a fase de classificação. Ambas acabaram eliminadas o primeiro jogo da fase de mata-mata. 

E ainda na esgrima, na Copa do Mundo Júnior em Udine, na Itália, Lorenzo Mion, que já vestiu as cores do Pinheiros, finalizou o torneio na 39ª posição pela arma Florete, enquanto Ginevra Giordano, formada no Paulistano, acabou no 57º lugar na disputa com a Espada. 

Essas e outras notícias você também encontra no nosso Canal do WhatsApp. Clique aqui e se inscreva.