COB e ONU Mulheres lançam curso “Equilibrando o Jogo: Igualdade de Gênero no Esporte”

9, Janeiro 2024
COB e ONU Mulheres lançam curso “Equilibrando o Jogo: Igualdade de Gênero no Esporte”

O Comitê Olímpico do Brasil – COB, por meio do Instituto Olímpico Brasileiro – IOB, e a ONU Mulheres lançaram o curso online “Equilibrando o Jogo: Igualdade de Gênero no Esporte”. A iniciativa está disponível gratuitamente e tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a igualdade de gênero no esporte e a necessidade de aprofundar o debate sobre o assunto. 

A criação do curso foi inspirada nas diretrizes e iniciativas de aceleração da igualdade de gênero, no âmbito de ações que são desenvolvidas pelo Comitê Olímpico Internacional. Este projeto foi promovido também através da parceira entre a área Mulher no Esporte do COB e a ONU Mulheres, por meio do programa Uma Vitória Leva à Outra (UVLO). 

De acordo com a ONU Mulheres: “O esporte é uma poderosa ferramenta para a transformação social e está entre os pilares estratégicos da atuação da ONU Mulheres para alcançar a igualdade de gênero. Para que esse objetivo se torne uma realidade, é fundamental a colaboração e o compromisso dos mais diversos agentes do ecossistema esportivo com ações concretas. Este curso busca aumentar a conscientização sobre temas de gênero, como estereótipos e interseccionalidade, e como essas questões impactam a vida de meninas e mulheres no esporte.”  

O curso é voltado para atletas, ex-atletas, treinadores, gestores esportivos, integrantes de equipes multidisciplinares e demais profissionais em busca de conhecimento para a construção de um ambiente esportivo mais seguro, inclusivo e igualitário. Clique aqui para acessar ao curso.    

No conteúdo do curso você vai encontrar conceitos históricos sobre gênero, igualdade e equidade de gênero. Além disso, o curso apresenta maneiras de fomentar a igualdade entre homens e mulheres para promover um ambiente esportivo mais democrático e livre de violências.