Comitê Brasileiro de Clubes - CBC marca presença no 1º Fórum Legislativo do Esporte

30, Novembro 2023
Comitê Brasileiro de Clubes - CBC marca presença no 1º Fórum Legislativo do Esporte

O 1º Fórum Legislativo do Esporte, promovido pela Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados nos dias 29 e 30 de novembro de 2023, reuniu diversas autoridades e representantes de entidades ligadas ao segmento esportivo, e o Comitê Brasileiro de Clubes - CBC marcou presença de forma ativa no evento. 

No primeiro dia do Fórum, a abertura, que ocorreu logo pela manhã, no Salão Nobre, contou com a presença do presidente do CBC, Sr. Paulo Maciel, evidenciando o comprometimento da entidade com as discussões que visam o futuro do esporte e a construção de políticas públicas esportivas no país.  

Durante as mesas redondas realizadas na tarde do dia 29, o CBC esteve representado de maneira ativa. 

A Mesa Redonda 1, que discutiu o orçamento público do esporte e estratégias para sua eficiência, teve a coordenação da Deputada Nely Aquino, 2ª vice-presidente da Comissão do Esporte. 

Na Mesa Redonda 2, que abordou a trajetória esportiva desde a formação até a prática ao longo da vida, o Deputado Maurício do Vôlei, 1º vice-presidente da Comissão do Esporte, coordenou os trabalhos. Participou dos debates o Gerente de Esportes e Relações Institucionais do CBC, Emerson Appel, que falou do modelo de formação de atletas no Brasil. “A essência da formação esportiva, a formação do atleta em nosso país, nós temos que atribuir ao clube. O segmento clubístico faz parte da formação de atletas. Nas Olimpíadas de Tóquio, nós tivemos dos 303 atletas da delegação, 83% advindos de clubes, isso sem contar que existem esportes olímpicos que não tem a tradição clubística”. 

Na Mesa Redonda 3, que discutiu o "Sistema Nacional do Esporte", João Paulo Gonçalves da Silva, Superintendente Executivo da Subsede Brasília do CBC, refletiu sobre os desafios enfrentados na construção desse sistema. O Superintendente ressaltou a necessidade de diálogo e colaboração entre diferentes setores, expressando preocupação com os vetos que afetaram a participação de entidades no Sistema Nacional do Esporte. “Cada um tem sua importância, não tem hierarquização, cada um tem sua essencialidade, sua importância dentro do Sistema Nacional. Os entes federativos, os municípios, os clubes, as confederações, todo o sistema olímpico, paralímpico, escolar, universitário, todas as camadas de desenvolvimento esportivo, elas estão preparadas. E precisam de interlocução de organização, este que é um papel fundamental do Ministério do Esporte. Vamos nos unir na mesma pauta, a pauta para o Esporte Nacional” exclamou o Superintendente do CBC. 

No segundo dia, encerrando o evento, aconteceu uma Mesa Redonda, com os Deputados Luiz Lima, presidente da Comissão do Esporte; Ícaro de Valmir, presidente da Subcomissão Especial dos Esportes Eletrônicos; e Márcio Marinho, relator da Subcomissão Especial dos Esportes Eletrônicos, os quais, coordenaram o debate interativo, trazendo à tona a importância da inclusão dos esportes eletrônicos na pauta esportiva nacional.