Com recorde de recursos na Lei de Incentivo ao Esporte, Clubes têm oportunidade histórica

28, Novembro 2023
Com recorde de recursos na Lei de Incentivo ao Esporte, Clubes têm oportunidade histórica

O Ministério do Esporte anunciou na última quinta-feira, 23 de novembro, a reabertura do prazo para apresentação de projetos desportivos e paradesportivos relacionados à Lei de Incentivo ao Esporte (LIE). A notícia destaca que o período para submissão de propostas se estenderá até 15 de setembro de 2024.

Este ano, a Lei de Incentivo ao Esporte atingiu marcas históricas, não apenas em termos de captação de recursos, que ultrapassaram R$ 253,7 milhões, mas também no número de projetos apresentados. De 1º de fevereiro a 29 de outubro de 2023, foram recebidas 5,7 mil propostas desportivas e paradesportivas. Esse aumento significativo de 87%, representando 2.658 projetos a mais em comparação a 2022, evidencia o crescente interesse e engajamento na promoção do esporte no país.

Dentre os projetos recebidos, destaca-se um aumento notável em iniciativas educacionais, totalizando 2.757 propostas, um acréscimo de 1.273 em relação ao ano anterior. Além disso, propostas de participação (1.273), alto rendimento (1.315) e formação (355) também apresentaram crescimento, demonstrando a diversidade e amplitude de iniciativas contempladas pela Lei.

Michelle Vinecky, diretora da Lei de Incentivo, ressaltou a ineditismo do período de abertura do sistema para apresentação de projetos, que se estende por quase um ano. “O tempo de abertura do sistema para apresentação de projetos é inédito na história da Lei de Incentivo: quase um ano, isso nunca aconteceu antes. Esse prazo se deve à alta demanda, a ideia é deixar o sistema aberto por mais tempo, para que pessoas e novas entidades, de todas as partes do país, possam se organizar e programar seus projetos com mais tranquilidade”, afirmou a diretora

A Lei de Incentivo ao Esporte (Lei nº 11.438/06) permite a aplicação de recursos provenientes de renúncia fiscal em projetos desportivos e paradesportivos em todo o território nacional. Atendendo crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoas com deficiência e idosos, os projetos executados via LIE são de extrema importância para o desenvolvimento do esporte no Brasil.

Desde janeiro de 2023, a lei passou por uma alteração significativa, aumentando os percentuais de isenção fiscal para empresas e cidadãos que desejam apoiar projetos esportivos. Empresas agora podem abater até 2%, enquanto pessoas físicas podem desfrutar de um abatimento de até 7%.

Para os clubes esportivos, essa notícia representa uma grande oportunidade de obter recursos significativos para suas atividades e projetos. Além do apoio financeiro, a Lei de Incentivo também possibilita que atletas envolvidos nesses projetos recebam a Bolsa Auxílio, no valor de R$ 12 mil, que pode ser acumulada com a Bolsa-Atleta.

Com a janela para apresentação de propostas aberta até setembro de 2024, os clubes têm agora a chance de elaborar e submeter projetos que fortaleçam suas atividades e contribuam para o desenvolvimento do esporte no Brasil.

O prazo estendido foi estipulado por meio da Portaria nº 82 de 21 de novembro de 2023, considerando-se como protocolo a data de envio da documentação no Sistema da Lei de Incentivo ao Esporte.