Clubes pelo Mundo: Brasileiros são campeões no Judô, no Tênis, no Tênis de Mesa e no Triathlon

13, Novembro 2023
Clubes pelo Mundo: Brasileiros são campeões mundiais no Judô, no Tênis, no Tênis de Mesa e no Triathlon

Neste final de semana, aconteceu o Open de Perth de Judô, na Austrália, e o Brasil levou quatro medalhas para casa. Foram um ouro, duas pratas e um bronze.

O atleta da Sogipa – RS, Leonardo Gonçalves, conquistou medalha de ouro na categoria -100kg, após derrotar na final da competição, um outro judoca brasileiro, Rafael Buzacarini, que representa o Esporte Clube Pinheiros – SP.

Ainda pelo Masculino, o atleta do SESI – SP, Michel Augusto, ficou na 3ª colocação na categoria até 60kg e conquistou a medalha de bronze para o país. O outro pódio veio com Beatriz Souza, também do Pinheiros, que foi prata na categoria acima de 78kg, perdendo a final para a chinesa, Su Shiyan.

Esta competição foi a única etapa dos abertos continentais da modalidade que garantem pontos para o ranking mundial. Em dezembro, os brasileiros disputam o Grand Slam de Tóquio em busca de mais medalhas e, principalmente, de pontos para a corrida olímpica até Paris 2024.

Judo       Michel Augusto

Imagens: Bruna Muassab/CBJ

Nesta semana, em dose dupla, o brasileiro Leonardo Iizuka, do Itaim Keiko Yamada – SP, foi campeão de dois mundiais de Tênis de Mesa, sendo um na categoria Sub-19 e outro na Sub-17.

O atleta levou medalha de ouro no WTT Youth Contender de Senec, na Esvoláquia, na disputa individual contra atletas mais velhos que ele. E de forma invicta, Leonardo também conquistou o lugar mais alto do pódio no WTT Youth Contender de Szombathely, na Hungria. Para chegar até essas competições, o mesatenista precisou fazer boa campanha no Campeonato Brasileiro Interclubes da modalidade, organizado pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa – CBTM, em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC.

Tenis de Mesa

Já no Tênis, a dupla brasileira, Mateus Alves (Instituto Tenis Route – RJ) e Eduardo Ribeiro (Lira Tênis Clube – SC), garantiu o título do ATP Challenger de Lima, no Peru, após vencer o duelo final contra a dupla formada pelo brasileiro, Orlando Luz, do Itamirim Clube de Campo – SC, e o colombiano, Nicolas Barrientos, por 2 a 1 (3/6, 7/5 e 10/8). A vitória foi o melhor resultado dos brasileiros no ano.

Mateus Alves e Eduardo Ribeiro       Orlando Luz

Na última etapa da Copa do Mundo de Triathlon, Viña del Mar, no Chile, teve dobradinha brasileira com Manoel Messias, do SESI – SP, levando o ouro e Miguel Hidalgo, do Pinheiros – SP, ficando com a prata.

Triathlon Manoel     Triathlon Miguel

Imagens: Wagner Araújo/Sports Photo

Além desses títulos, o Brasil também mandou bem no Mundial de Ginástica de Trampolim, realizado em Birmingham, na Inglaterra, onde a atleta do Minas Tênis Clube – MG, Alice Gomes conquistou vaga olímpica para Paris no ano que vem. Ela terminou a competição em sexto lugar no individual Feminino, após conquistar a nota de 58.280 na final da competição.

Alice

Imagem: Ricardo Bufolin/CBG