Atletas do Programa de Formação do CBC já têm 57 medalhas no Pan de Santiago

29, Outubro 2023
Resumo medalhas Brasil

Após um pouco mais de uma semana do início dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, o Brasil ocupa o quarto lugar no quadro geral de medalhas da competição. Das medalhas conquistadas até aqui, 57 são de atletas que são apoiados pelo Programa de Formação de Atletas do Comitê Brasileiro de Clubes – CBC, através de parcerias com Clubes e Confederações. Além disso, são oito esportes apoiados pelo CBC que já conquistaram pódios em Santiago.

A natação é a modalidade com mais conquistas até agora, com 25, seguida da Ginástica Artística, com 14 e o Judô com 6, este último ainda pode aumentar já que as disputas acontecem até terçafeira, 31. Outros esportes com medalhas são, Badminton (3), Vôlei de Praia e Remo (2), Tênis (3), Tiro Esportivo e Voleibol (1).

Medalhas

O nadador  Guilherme Costa, do Unisanta – SP, é o atleta com mais medalhas de ouro até aqui, ele conquistou quatro nas quatro provas que disputou, sendo que três foram individuais e uma no revezamento 4x200m livre masculino. Na natação ainda teve o atleta Guilherme Caribé, do Clube de Regatas do Flamengo – RJ que também conquistou quatro medalhas, três de ouro e uma de prata em cinco competições disputadas. 

Além deles, a modalidade também teve atletas do Esporte Clube Pinheiros – SP nos pódios de algumas provas, como Stephanie Balduccini que conquistou uma prata em disputa individual e outras quatro medalhas em revezamento, e Leonardo Santos, com um bronze. De medalha individual a natação também teve atletas do Unisanta no pódio, como Maria Fernanda Costa e Gabrielle Roncatto, com duas medalhas cada e Leonardo de Deus com uma. Viviane Jungblut, do Grêmio Náutico União - RS com duas medalhas também ajudou o Brasil a aumentar suas conquistas no quadro geral da competição, além de Gabrielle Assis e Murilo Sartori, do Flamengo – RJ, Vínicus Lanza, do Minas Tênis Clube – MG, Alexia Assunção do SESI – SP e Brandonn Almeida, representando o Sport Club Corinthians Paulista – SP.

Ao todo, nos revezamentos, o Brasil conquistou sete medalhas, dois ouros e uma prata em prova apenas masculina, uma prata e um bronze em disputas feminina e um ouro e um bronze em competições mistas.

Já na Ginástica Artística, o Flamengo – RJ e o Pinheiros – SP foram os clubes mais representados no pódio da modalidade, já que pelo clube rubro-negro, Rebeca Andrade e Flávia Saraiva, foram quatro vezes cada e Diogo Soares, duas vezes. Além deles Jade Barbosa também conquistou medalha na categoria por equipe. E pelo Clube paulista, Arthur Nory conquistou quatro medalhas, e Patrick Sampaio foi para um pódio na disputa por equipe. 

Outros clubes também representados na Ginástica Artística do Brasil foram o Minas, com Bernardo Miranda, sendo uma prata individual e um bronze por equipe, Associação de Ginástica Di Thiene de Pais e Mestres (Agith) – SP com Yuri Guimarães e o Centro de Excelência de Ginástica do Paraná (Cegin) – PR, com Julia Soares e Carolyne Pedro.

No Judô, até o momento o Pinheiros colocou três atletas no pódio, com Alexia Nascimento, Larissa Pimenta no lugar mais alto, e Willian Lima na terceira colocação. O Flamengo teve a Rafaela Silva com ouro, o SESI – SP com Michel Augusto também na primeira colocação de sua categoria, e por fim, Amanda Lima, do Minas conquistou a medalha de bronze.

Na modalidade do Badminton, o Brasil conquistou todas as medalhas em dupla, na Masculina foi prata com Davi Silva, da Associação Miratus de Badminton - RJ e Fabricio Farias, do Joca Claudino Clube de Esportes - PI, na categoria feminina, Juliana Viana, do Club Athletico Paulistano - SP e Sânia  Lima do Joca Claudino foram bronze, e medalha de bronze também na categoria em duplas mistas com Davi Silva e Sânia Lima.

No Vôlei de Praia, o Brasil dominou, foram dois ouros. Um com a dupla do Praia Clube de Uberlândia - MG, Duda e Ana Patrícia, e outro com os atletas do Clube Campestre – PB, André e George. No Tênis também teve medalha de ouro, com a dupla feminina cria do Paulistano – SP, Luisa Stefani e Laura Pigossi, e na dupla masculina com Marcelo Demoliner, formado no Recreio da Juventude – RS e seu parceiro Gustavo Heide. A outra medalha já conquistada na modalidade veio na dupla mista, com Luisa Stefani e Marcelo Demoliner que foram prata.

Por fim, o Brasil foi ouro e prata no Remo com dois atletas do Botafogo – RJ, Lucas Ferreira e Beatriz Tavares, respectivamente. No Tiro Esportivo com Felipe Wu do Santa Mônica Clube de Campo - PR, foi bronze na Pistola de Ar 10m, e a seleção de Voleibol Feminino, com todas as jogadoras em Clubes filiados ao CBC, como Barueri Volleyball Club – SP, Flamengo, Associação Vôlei Bauru (AVB) – SP e Praia Clube conquistaram o vice-campeonato na modalidade.

Os Jogos Pan-Americanos terminam no dia 5 de novembro e os atletas brasileiros apoiados pelo Comitê Brasileiro de Clubes – CBC ainda têm chance de colocar o país entre os três melhores da competição.