Clubes pelo Mundo: Brasil domina o Sul-Americano de Ginástica Rítmica, conquista medalha no Tênis de Mesa e Vôlei de Praia

16, Outubro 2023
Clubes pelo Mundo: Brasil domina o Sul-Americano de Ginástica Rítmica, conquista medalha no Tênis de Mesa e Vôlei de Praia

Durante o Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica, ocorrido em Barranquilha, na Colômbia, as atletas brasileiras não tomaram conhecimento das adversárias e dominaram o quadro de medalhas da competição com oito ouros conquistados. 

As atletas da Associação de Ginástica Toledana (AGITO) – PR, Maria Eduarda Alexandre e Samara Sabin, foram os principais destaques da seleção. Além de colaborarem para os ouros na competição por equipes em suas categorias, elas também conquistaram ouros nas competições individuais. 

Maria Eduarda foi primeiro lugar na prova de fita e maça pela categoria elite, já Samara conquistou três medalhas de ouro na categoria Nível A, sendo um na prova de arco e outras na fita e maça, assim como sua compatriota.  

A outra categoria na qual o Brasil ficou no lugar mais alto do pódio foi pelo Conjunto Elite na prova de cinco arcos. As ginastas brasileiras alcançaram 36.650 pontos no total e lideraram o torneio com folga, ficando na frente do Chile e Argentina. 

gr
Foto: Divulgação CBG

O ouro também veio para o mesa-tenista, Hugo Calderano, ele que também tem sua origem em Clubes e treinava na Associação Nipo Brasileira de São Caetano do Sul – SP. O atleta foi campeão do Circuito Mundial de Tênis de Mesa, o WTT Contender de Mascate, em Omã, vencendo a final contra o britânico Liam Pitchford 

Este foi o terceiro título mundial de Hugo em 2023. Ele também conquistou medalha de ouro em Durban, na África do Sul e em Doha, no Catar.  

tm
Foto: Pink Pong Pictures

No Vôlei de Praia, a dupla do Praia Clube de Uberlândia – MG, Duda e Ana Patrícia, ficaram com a medalha de prata no Mundial da modalidade em Tlaxcala, no México. A dupla feminina, que estava invicta no torneio, vencendo inclusive todos os sets disputados, foram apenas superadas pela dupla americana na final da competição. 

Duda e Ana Patrícia perderam a decisão por 2 sets a 0 (16/21 e 22/24) e a vaga para as Olimpíadas de Paris no ano que vem. Mas, apesar da derrota, elas ainda terão oportunidade de conquistas a vaga olímpica nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. 

vp
Foto: Divulgação CBV

Por fim, outro atleta clubístico também mandou bem em competição mundial nos últimos dias. Na Copa do Mundo de Triathlon, o jovem esportista do Esporte Clube Pinheiros – SP, Miguel Hidalgo, subiu no lugar mais alto do pódio, conquistando assim outra medalha de ouro para o Brasil. 

Miguel fez uma disputa acirrada contra o espanhol Antonio Serrat, desde a largada da prova, e conseguiu chegar na frente do adversário com quase 20 segundo de diferença. O atleta do Pinheiros terminou a competição, realizada em Brasília/DF, em 1h48m01s. 

atletismo
Foto: Wagner Araújo