Regulamento do CBI® Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia inclui conceitos dos Rankings de Clubes por Esporte e por Gênero e QGM do CBC

6, Junho 2023
Regulamento do CBI® Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia inclui conceitos dos Rankings de Clubes por Esporte e por Gênero e QGM do CBC

A Confederação Brasileira de Voleibol - CBV anunciou recentemente a inclusão de conceitos do Ranking de Clubes por Esporte e Gênero e do Quadro Geral de Medalhas (QGM) do Comitê Brasileiro de Clubes – CBC no regulamento do CBI® Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, temporada 2023/2024. Essas medidas visam trazer mais transparência e competitividade para o esporte, estabelecendo critérios claros para a participação de Clubes e duplas nas competições.

O documento informa que não há limitação para o número de duplas que um Clube pode associar, permitindo que eles acumulem diversas colocações no ranking. No entanto, para efeito do Quadro Geral de Medalhas - QGM do CBC, o Clube receberá apenas a medalha da melhor posição conquistada nos Rankings de Clubes por Esporte e por Gênero – Competição Principal e Base.

Além disso, foi estabelecido que, para que um Clube seja considerado no ranking final de Clubes, a dupla deve ter participado de pelo menos 50% das etapas que compõem o circuito. Por exemplo, em uma temporada com nove etapas, o Clube deve estar associado à dupla em pelo menos cinco etapas. A associação das equipes é feita no momento da inscrição no site da CBV.

Outra questão abordada foi a possibilidade de troca de Clubes por parte de uma determinada dupla durante a temporada. Nesse caso, apenas o Clube que tiver sido associado em mais de 50% das etapas do circuito será considerado para o ranking de Clubes final da CBV.

Essas alterações no regulamento do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia estimulam o desenvolvimento do esporte e o crescimento dos Clubes em todas as categorias. Os fãs e atletas do Vôlei de Praia podem aguardar uma temporada emocionante, com disputas acirradas pelo topo do ranking de Clubes.

O regulamento em questão é mais um exemplo de resultado do Programa de Formação de Atletas do CBC que, sistematicamente, busca convergência com o esporte olímpico administrado por Confederações e Ligas, bem como pelo Comitê Olímpico do Brasil – COB, de maneira a formar atletas campeões.