Clubes Pelo Mundo: dupla do Praia Clube-MG é campeã de etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia

5, Junho 2023
clubes

No Vôlei de Praia, Ana Patrícia e Duda, do Praia Clube-MG, conquistaram a medalha de ouro na etapa de Ostrava, na República Tcheca, do Circuito Mundial, que contou com as principais duplas do planeta. O resultado manteve a dupla na liderança do ranking mundial da modalidade. As duas são beneficiárias do programa Bolsa-Pódio do Ministério do Esporte. 

Duda e Ana

No Atletismo, Caio Bonfim, do Centro de Atletismo de Sobradinho-CASO-DF, foi campeão da etapa de La Coruña, na Espanha, do Circuito Mundial de marcha atlética. Ele conseguiu o tempo de 1h18m29, batendo o recorde brasileiro e assumindo a segunda posição no ranking mundial de 2023. Na mesma prova, Erica Sena, do Esporte Clube Pinheiros-SP, ficou em sétimo lugar e anotou o índice olímpico para Paris 2024, com 1h28m53.

Caio
Crédito: Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)

Ainda no Atletismo, Vitória Rosa, do Esporte Clube Pinheiros-SP, foi medalha de bronze no Meeting de Hangelo, na Holanda, nos 100m rasos com o tempo de 11s18, o seu melhor na temporada. Ela ainda foi quinta colocada nos 200m, com 23s03. Rosângela Santos, da Equipe Medex-RJ, venceu o Meeting de Lucca, na Itália, com 11s54. Nos 110m com barreiras, Gabriel Constantino, também da Equipe Medex-RJ, foi vice-campeão, com 13s66. 

Vitória
Crédito: Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)

No Meeting de Cochabamba, na Bolívia, Douglas Hernandez, da IA Balneário Camboriú/FMEBC-SC, venceu os 400m com 45s56, assumindo a liderança do ranking brasileiro da prova em 2023. Lucas Carvalho, do Esporte Clube Pinheiros-SP, foi prata com 45s61. No Meeting de Atenas, na Grécia, Lorraine Martins, do Esporte Clube Pinheiros-SP, foi campeã dos 100m com 11s43 e vice nos 200m com 23s20. Na mesma competição, Chayenne da Silva, também do Esporte Clube Pinheiros-SP, venceu com 56s97. 

400m
Crédito: Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)

Caio Bonfim, Gabriel Contantino e Vitória Rosa fazem parte da lista de atletas que ganham o Bolsa-Pódio, programa do Ministério do Esporte. Erica Sena, Rosângela Santos, Douglas Hernandez, Lucas Carvalho, Lorraine Martins e Chayenne Silva são beneficiárias do Bolsa-Atleta, também do Ministério do Esporte.  

A seleção brasileira de basquete 3x3 ficou na quarta colocação da Copa do Mundo da modalidade, disputada na Áustria. A competição contou com as melhores equipes do planeta e é vista como o maior evento da modalidade em 2023. O time brasileiro foi formado por Jefferson Socas, Leo Branquinho e Jonatas Mello, os três do Praia Clube-MG, e Ruan Miranda, do Cerrado Basquete-DF. Leo e Jonattas fazem parte da lista dos beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte. 

3x3
Crédito: Federação Internacional de Basquete (FIBA)

A equipe feminina, formada por Lays da Silva e Vanessa Sassá, do Santo André-SP, Thayná Silva, do Sodiê Mesquista-RJ, e Luana Batista, do Blumenau/Unisociesc-SC, venceram uma partida, mas acabaram eliminadas na primeira fase. Lays, Luana e Vanessa fazem parte do Bolsa-Atleta.

Na Canoagem Slalom, Ana Satila, do Instituto Meninos do Lago IMEL-PR, ficou com a medalha de prata na etapa da Alemanha da Copa do Mundo da modalidade na prova de caiaque cross. Ela ainda ficou em 11º no K1 e 14º no C1. Foi a primeira competição intercontinental da temporada e valeu pontos para o ranking mundial. Ela faz parte do programa Bolsa-Pódio do Ministério do Esporte. 

Ana Satila
Crédito: Confederação Brasileira de Canoagem

No Judô, parte da seleção brasileira participou do Open de Santiago, no Chile, competição que valeu pontos para o ranking mundial e contou com alguns dos principais atletas das Américas. Thayna Lemos(52kg ,do Instituto Reação-RJ), Thayane Lemos(57kg, do Instituto Reação-RJ), Vinicius Panini (81kg, do Esporte Clube Pinheiros-SP), Keltyen Quadros (63kg, da Sogipa-RS), Gustavo Assis (90kg, do Instituto Reação-RJ) , Rafael Buzacarini(100kg, do Esporte Clube Pinheiros-SP) e Rafael Silva(acima de 100kg, do Esporte Clube Pinheiros-SP), levaram a medalha de ouro.  

Ketleyn, Rafael Silva e Rafael Buzacarini fazem parte do Bolsa-Pódio do Ministério do Esporte. Thayane, Vinicius e Gustavo estão no Bolsa-Atleta. 

Judô
Crédito: Confederação Brasileira de Judô (CBJ)

No Voleibol, a seleção brasileira feminina, que conta com diversas jogadoras dos clubes que disputam a Superliga, venceu três jogos e perdeu um no início da Liga das Nações. O time perdeu da China por 3x2, depois derrotou a Holanda por 3 a 0, a República Dominicana por 3 a 1 e a Croácia por 3 a 0. 

Na Esgrima, Mariana Pistoia e Ana Toldo, do Grêmio Náutico União-RS, e Ana Beatriz Bulcão, do Esporte Clube Pinheiros-SP, disputaram a etapa da Geórgia da Copa do Mundo de florete. Na prova por equipes, ficaram em 20º lugar. No individual, Mariana e Bia passaram pela fase de grupos, mas foram eliminadas na primeira rodada da segunda fase. Ana acabou sendo eliminada ainda na fase inicial. As três fazem parte do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte. 

Bia
Crédito: acervo pessoal

No Handebol, a equipe do Taubaté-SP, foi vice-campeã do Campeonato Centro Sul-Americano de Clubes, competição mais importante do continente. O Esporte Clube Pinheiros-SP, ficou com a medalha de bronze. 

Estes e outros resultados de atletas de clubes demonstram que o Programa de Formação de Atletas do CBC atua em conjunto com o Comitê Olímpico do Brasil – COB, em prol do Time Brasil que estará disputando os Jogos Olímpicos Paris 2024.

Hand
Crédito: Carol Coelho (Esporte Clube Pinheiros-SP)