Nota Oficial - Comitê Brasileiro de Clubes

25, Maio 2023
Nota Oficial - Comitê Brasileiro de Clubes

O Comitê Brasileiro de Clubes - CBC manifesta sua solidariedade ao jogador de futebol brasileiro Vinícius Jr., pelos ataques racistas recebidos durante partida realizada em 21 de maio, na Espanha. Repudiamos veementemente qualquer forma de discriminação e preconceito, considerando inadmissível que atos de racismo persistam no esporte e na sociedade.

O CBC reconhece e valoriza o posicionamento firme e combativo do Ministério do Esporte em relação ao combate ao racismo. Estamos comprometidos em promover a igualdade, a diversidade e a inclusão em todas as suas formas dentro do esporte brasileiro. Reconhecemos também a importância do Comitê Olímpico do Brasil - COB nesse contexto, que tem demonstrado sensibilidade e empenho no enfrentamento dessa questão.

É fundamental ressaltar que o racismo é uma violação dos princípios mais básicos do esporte, que busca promover valores como respeito, fair play e solidariedade. Todos os atletas, independentemente de sua origem étnica, devem poder desfrutar de um ambiente seguro e inclusivo, livre de qualquer forma de discriminação” afirma o Presidente do Comitê Brasileiro de Clubes, Paulo Maciel.