CBC divulga o Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero e o Quadro Geral de Medalhas – QGM do Ano II do Ciclo Olímpico 2021-2024

17, Maio 2023
CBC divulga o Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero e o Quadro Geral de Medalhas – QGM do Ano II do Ciclo Olímpico 2021-2024

O Ano II do Calendário de Campeonatos Brasileiros Interclubes - CBI®, realizados em parceria com as Confederações e Ligas Nacionais, que compreendeu o período de 01 de maio de 2022 a 30 de abril de 2023, à exceção da Superliga Feminina de Voleibol (que encerrou no dia 07 de maio deste ano), encerrou-se com chave de ouro. Foram totalizados 154 campeonatos com a participação de mais de 160 Clubes integrados ao CBC, beneficiando mais de 7 mil atletas, 1,5 mil integrantes de comissão técnica dos Clubes e 600 árbitros e coordenadores técnicos das Confederações e Ligas parceiras, em competições realizadas nas cinco regiões do país.

Com a consolidação de todos os resultados apresentados pelas Confederações e Ligas Nacionais parceiras, o CBC possui todas as informações e indicadores para homologação do Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero da competição principal de 20 esportes do gênero masculino e 22 do gênero feminino, assim como o Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero das competições de base, sendo 14 esportes do gênero masculino e 13 do gênero feminino.

Entenda o Ranking da Competição Principal

Conforme versa a Resolução de Diretoria nº 001/2022, o Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero da Competição Principal resulta dos resultados diretos dos principais CBI® informados pelas Confederações e Ligas Nacionais, pactuados nos Planos de Trabalho Principais desde o ano anterior.  Os CBI® da Competição Principal de cada Esporte e Gênero estão disponíveis no Portal do CBC na Internet. Entre os Esportes parceiros, o Tênis foi o único que não teve competição principal no Ano II, já incluída no Calendário do Ano III.

Clique aqui e confira o Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero da Competição Principal 

Ranking das Competições de Base

O CBC entende e reconhece a importância dos Clubes que formam atletas e que essencialmente possuem equipes nas categorias de base, e por esse motivo, publicou a Resolução de Diretoria nº 005/2022, bem como divulgou no Relatório de Gestão 2022, que para os esportes que totalizaram um mínimo de 10 (dez) Clubes participantes de CBI® das categorias de base, e que não tenham a participação de categoria adulta na somatória dos resultados, também será contabilizado o Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero das Categorias de Base. Para cada classificação em 1º lugar foram atribuídos 20 pontos no ranking, em 2º lugar 10 pontos, e para os Clubes classificados em 3º lugar 5 pontos. Em caso de empate entre os Clubes no Ranking da Base, foram estabelecidos os seguintes critérios de desempate: 1º) maior quantidade de primeiras colocações; 2º) maior quantidade de segundas colocações; 3º) maior quantidade de terceiras colocações; 4º) maior quantidade de participações em CBI®; 5º) maior tempo de integração ao CBC; e 6º) sorteio.

Os CBI® computados no Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero da Base estão disponíveis no Portal do CBC na Internet.

Clique aqui e confira o Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero das Categorias de Base

Quadro Geral de Medalhas – QGM Final Ano II

O QGM possui os seus critérios bem definidos nas duas Resoluções de Diretoria (RD nº 001/2022 e RD nº 005/2022), citadas nesta matéria. Para cada Clube classificado em 1º, 2º e 3º lugares no Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero das Competições Principais, assim como no Ranking por Esporte e por Gênero das Competições de Base, serão atribuídas no Quadro Geral de Medalhas – QGM uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze. A definição da ordem classificatória dos Clubes no QGM do Ano II se dará pela somatória das medalhas de ouro, prata e bronze conquistadas nos dois rankings e, caso exista empate entre dois ou mais Clubes, serão utilizados os seguintes critérios de desempate: 1º) maior quantidade de medalhas de ouro; 2º) maior quantidade de medalhas de prata; 3º) maior quantidade de medalhas de bronze; 4º) maior quantidade de participações em CBI®; 5º) maior tempo de integração ao CBC; e 6º) sorteio.

O QGM Final – Ano II acompanha a sistemática de publicações a cada ano-calendário do Ciclo Olímpico 2021-2024, e se somará aos resultados do QGM Final – Ano I. Ambos os QGM somados, resultam no Quadro Geral de Medalhas - QGM Parcial do Ciclo Olímpico 2021-2024.

Quadro Geral de Medalhas – QGM Parcial – Anos I e II

Assim como o QGM Final do Ano II, o QGM Parcial – Anos I e II do Ciclo também possui os critérios estabelecidos nas duas Resoluções de Diretoria já citadas.

O QGM Parcial – Anos I e II, fruto da somatória de todas as medalhas conquistadas nos dois anos do ciclo, também é divulgado no término do ano-calendário que se encerra, para que os Clubes possam acompanhar os seus rendimentos esportivos a cada ano do ciclo. Ao final do Ciclo Olímpico 2021-2024, após a execução do Ano III, o CBC reconhecerá os Clubes que obtiveram as melhores performances em todas as competições do Ciclo, momento em que serão aplicados os indicadores meritocráticos do Programa de Formação de Atletas do CBC para a distribuição de recursos lotéricos referentes aos Eixos de Materiais e Equipamentos Esportivos – MEE e Recursos Humanos – RH, por descentralização de recursos, assim como o Eixo de Competições – CBI, por meio de execução direta pelo CBC, que também norteará os critérios para escolha de esportes dos Clubes para participação nos campeonatos. Desta forma, no QGM figuram apenas os Clubes Filiados Plenos, Filiados Primários e Vinculados, já que os Clubes Aspirantes participam apenas de um esporte em uma categoria e gênero e não estão habilitados para receber recursos dos eixos de MEE e RH.

A ordem de classificação dos Clubes no QGM Parcial – Anos I e II seguem os mesmos critérios adotados para o QGM Final do Ano II, ou seja, pela somatória das medalhas de ouro, prata e bronze conquistadas nos dois anos (QGM Ano I + QGM Ano II). Em caso de empate entre dois ou mais Clubes, os critérios também são os mesmos do QGM Final do Ano II.

Clique aqui e confira o QGM Final Ano II, que somado ao QGM Final Ano I, resulta no QGM Parcial – Anos I e II

Atenção!

A partir da publicação do QGM Final Ano II e do QGM Parcial – Anos I e II nesta data, será concedido um prazo para interposição de recurso de 05 (cinco) dias para os Clubes que por ventura queiram questionar a sua classificação no Quadro Geral de Medalhas – QGM, desde que tenham elementos comprobatórios para este fim, pelo e-mail: emerson.appel@cbclubes.org.br.