Encerramento do calendário de CBI® Ano II do Ciclo Olímpico

28, Abril 2023
Encerramento do calendário de CBI® Ano II do Ciclo Olímpico

Chegamos aos últimos dias do Ano II do Ciclo Olímpico 2021-2024 do Calendário de Campeonatos Brasileiros Interclubes - CBI®, que teve um aumento significativo em relação ao número de competições realizadas. Ao todo, foram 154 campeonatos de 47 esportes e mais de 160 Clubes, 7 mil atletas, 1,5 mil membros de equipes técnicas e 600 árbitros beneficiados, das 5 regiões do país.

O encerramento deste ano olímpico traz consigo a expectativa pela divulgação dos Rankings de Clubes por Esporte e por Gênero e do Quadro Geral de Medalhas - QGM, que serão publicados após o dia 12 de maio, momento em que serão finalizados os cálculos após o encerramento do último CBI® do Ano II, a Superliga de Voleibol Feminina, em 07 de maio.

Vale relembrar que os critérios para a publicação dos Rankings e QGM foram alterados para este Ano II e amplamente divulgados, inclusive no Relatório de Gestão 2022 do CBC. O Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero da Categoria Principal considera o resultado da principal competição de cada esporte olímpico, informado pela Confederação ou Liga Nacional, conforme dispõe a Resolução da Diretoria nº 001/2022.

Com o objetivo de valorizar os Clubes que atuam predominantemente com categorias de base, foi estabelecido o Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero das Categorias de Base, que também contabilizará uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze para cada esporte e gênero (Masculino e Feminino), desde que atenda os critérios estabelecidos, de acordo com a Resolução da Diretoria nº 005/2022.

O QGM também será divulgado na mesma data, e será publicado de duas formas: QGM FINAL do Ano II, com as medalhas consolidadas a partir dos Rankings principal e de base deste ano/calendário, e o QGM PARCIAL, que apresentará a somatória das medalhas dos Anos I e II do Ciclo Olímpico 2021-2024. Essas medalhas se somarão às do Ano III, com a publicação prevista para maio de 2024, e nortearão os critérios meritocráticos do Programa de Formação de Atletas do CBC para o Ciclo Olímpico 2025-2028, que visa os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.

Ainda estão em andamento as seguintes competições: o CBI® de Voleibol Sub 16 Feminino (disputada entre 24 e 29 de abril), a fase final do CBI® de Voleibol Superliga Masculina (em 30 de abril) e a fase semifinal do CBI® de Voleibol Superliga Feminina (que vai até 07 de maio), que impactarão nos Rankings e no QGM.

O encerramento do Ano II do Ciclo Olímpico marca um momento importante para os Clubes esportivos brasileiros e demonstra a força do Programa de Formação de Atletas do CBC para o novo ano olímpico que está chegando!

Acompanhe!!