Segunda edição do curso de extensão “Formação Esportiva e Desenvolvimento de Atletas” começa hoje

11, Abril 2023
Segunda edição do curso de extensão “Formação Esportiva e Desenvolvimento de Atletas” começa hoje

Em continuidade da parceria entre o CBC e a UNICAMP, começa hoje a segunda edição do curso de extensão “Formação Esportiva e Desenvolvimento de Atletas”, uma iniciativa voltada para capacitar profissionais que atuam em Clubes formadores de atletas do nosso país.

O curso faz a abertura dos trabalhos da parceria em 2023, e possui uma carga horária total de 30 horas, tendo como objetivo fornecer conhecimentos atualizados e conceitos importantes para o sucesso na formação e desenvolvimento de atletas.

O curso será ministrado por docentes da UNICAMP, Prof. Dr. Leandro Carlos Mazzei e a Prof.ª Drª. Larissa Rafaela Galatti, além de profissionais que atuam em Clubes. E receberá alunos de 18 Clubes, de várias regiões do país.

Entre os temas abordados estão a contextualização e conceitos gerais, formação e desenvolvimento de atletas, o papel do treinador esportivo e experiências práticas com formação e desenvolvimento de atletas em Clubes. Além disso, os participantes terão a oportunidade de apresentar um trabalho ou proposta de aplicação para encerrar o curso.

O curso é exclusivo para Clubes integrados ao CBC (vinculados e filiados) e será disponibilizado por meio de aulas online. Com a chancela da UNICAMP, o curso de extensão promete ser uma grande oportunidade para capacitação e aprofundamento dos profissionais que atuam na formação e desenvolvimento de atletas, contribuindo para o sucesso esportivo.

Dr. Fernando Cruz, Vice-Presidente do CBC, ao comentar sobre o início do curso, destacou a importância dessa iniciativa para o fortalecimento do esporte no país: "É uma satisfação para o CBC promover esta segunda edição do curso Formação Esportiva e Desenvolvimento de Atletas em parceria com a UNICAMP, pois representa um grande passo na qualificação dos profissionais que atuam na formação e desenvolvimento de atletas. A parceria com a UNICAMP é fundamental para a realização desse projeto, que tenho certeza, trará frutos não só para os participantes, mas para todo o esporte brasileiro".

O Prof. Dr. Leandro Carlos Mazzei falou sobre o grande interesse por parte dos Clubes pelo curso e as expectativas para esta segunda edição: "Para a nossa surpresa e felicidade, nesta segunda edição do curso de Formação Esportiva e Desenvolvimento de Atletas, tivemos uma procura ainda maior do que na primeira. A partir do evento de Foz do Iguaçu (o VIII Seminário Nacional de Formação Esportiva), conseguimos uma maior divulgação. Diante disso, os Clubes estão mais cientes da proposta do curso, que conta com docentes da UNICAMP e também pessoas que já atuaram em Clubes, para fornecer experiências tanto teóricas, quanto práticas. Estamos com grandes expectativas, uma vez que receberemos alunos de Clubes, de várias regiões do país".

A programação desta segunda edição do curso inclui aulas às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 22h30, com previsão de término para o dia 04 de maio.

Saiba mais aqui.