Estrelas da Ginástica disputam CBI® em Aracaju/SE

13, Abril 2023
Estrelas da Ginástica disputam CBIⓇ em Aracaju/SE

Aracaju/SE recebe nesta semana o Campeonato Brasileiro Interclubes - CBIⓇ de Ginástica Artística - Troféu Brasil Loterias Caixa, competição que envolve as principais estrelas da modalidade no país. O torneio vale como preparação para as principais competições do ano para a seleção brasileira, os Jogos Pan-Americanos de Santiago(Chile) e o Campeonato Mundial de Antuérpia (Bélgica), ambos no mês de outubro. 

São 37 atletas no Masculino e 32 no Feminino, somando 69 competidores de 11 Clubes.  

Os destaques da competição são os medalhistas olímpicos Arthur Zanetti, da Associação de Ginástica Di Thiene de Pais e Mestres - SP, e Arthur Nory, do Esporte Clube Pinheiros - SP. No feminino, os principais nomes são a finalista olímpica Flávia Saraiva e a campeã dos Jogos Pan-Americanos Jade Barbosa, ambas do Clube de Regatas Flamengo -RJ. 

O evento marca o retorno de Flávia Saraiva aos torneios, após passar por cirurgia no tornozelo no Campeonato Mundial de 2022. Ela deve competir apenas nas barras assimétricas, aparelho que menos impacta na lesão sofrida ano passado.  

Arthur Zanetti também voltará aos torneios após ter ficado fora do Campeonato Mundial do ano passado por conta de uma virose. O campeão olímpico das argolas está na preparação visando as Olimpíadas de Paris 2024, que deve ser a última da carreira.  

As competições acontecem a partir desta quinta-feira, dia 13 de abril, com as eliminatórias do salto e barras assimétricas (feminino) e solo, cavalo com alças e argolas (masculino). Na sexta-feira, serão realizadas as qualificatórias dos demais aparelhos: trave e solo (feminino), salto, barra fixa e barras paralelas (masculino). As finais serão no sábado (salto, barras assimétricas, solo, cavalo com alças e argolas) e domingo (trave, solo, salto, barra fixa e barras paralelas).