CBC e Clubes formadores discutem formação de atletas e preparação para Paris 2024 em audiência pública

13, Abril 2023
CBC e Clubes formadores discutem formação de atletas e preparação para Paris 2024 em audiência pública

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados realizou na tarde desta quarta-feira, 12 de abril, Audiência Pública solicitada pelo Deputado Bandeira de Mello (PSB-RJ) para discutir a formação de atletas e a preparação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A Audiência contou com a presença do Presidente do Comitê Brasileiro de Clubes - CBC, Paulo Maciel, e o Superintendente da Subsede Brasília/DF, João Paulo Gonçalves, além do Presidente da Confederação Nacional dos Clubes – FENACLUBES, Arialdo Boscolo, e de representantes de importantes Clubes formadores de atletas, como o Minas Tênis Clube-MG, Iate Clube de Brasília-DF, Assembleia Paraense-PA, Clube de Regatas do Flamengo-RJ e Grêmio Náutico União-RS.

A sessão começou com a exposição do CBC de seu Programa de Formação de Atletas, onde foi ressaltada a importância da utilização dos recursos das loterias federais para a formação e preparação de atletas de alto rendimento, inclusive daqueles que estarão em Paris 2024.

Paulo Maciel, Presidente do CBC, comentou sobre a importância do trabalho dentro do Programa de Formação de Atletas do CBC, para o trabalho dos Clubes no crescimento do esporte olímpico brasileiro. “É evidente a importância do CBC para o esporte olímpico brasileiro. O segmento clubístico é o pilar da formação de atletas no Brasil. Como presidente de Clube (do Tijuca Tênis Clube-RJ), pude vivenciar a dificuldade de investimentos para o desenvolvimento do esporte olímpico. O repasse de recursos lotéricos, vindo por meio do Programa de Formação de Atletas do CBC, tem sido um grande vetor de fortalecimento do esporte no país”.  

Durante a Audiência, os convidados apresentaram um balanço das atividades e da aplicação de recursos repassados pelo CBC, além de discutirem estratégias para o aprimoramento da formação de atletas e a preparação para competições. “Com muita alegria transmito a vocês na data de hoje, que conseguimos formar nossa Rede Nacional de Clubes Formadores. O CBC chegou a todo os estados da federação. Nós estamos atingindo 600 Clubes no âmbito de nosso programa, realmente é uma grande conquista. Trabalhamos muito, para que atletas da base ao alto rendimento, sejam beneficiados pelo Programa de Formação de Atletas do CBC, isso é universalização do esporte” ressaltou o Superintendente do CBC, João Paulo Gonçalves.

O trabalho do CBC na representatividade dos Clubes esportivos no Brasil e no incentivo ao esporte por meio do Programa de Formação de Atletas, foi ressaltado pelos Clubes durante a Audiência. “O CBC é um apoio fundamental para os Clubes, e com certeza, muito importante para o excelente resultado do esporte olímpico dentro do Flamengo”, disse Marcelo Vido, Diretor de esportes olímpicos do Clube de Regatas do Flamengo – RJ.

O evento foi realizado no plenário 4 da Câmara dos Deputados e foi aberto ao público. A transmissão pode ser acessada no canal do Youtube da Câmara dos Deputados, clique aqui.