Assembleia Geral Extraordinária do CBC aprova a realização de Fóruns Nacional e Estaduais de Formação Esportiva e a celebração de Acordo de Repasse de Recursos Lotéricos entre a FENACLUBES e o CBC

29, Março 2023

No último sábado, 25 de março, foi realizada Assembleia Geral Extraordinária do CBC, que antecedeu sua Assembleia Geral Ordinária, reunindo os principais Clubes formadores de atletas do país.

A pauta foi a realização de Fóruns Nacional e Estaduais de Formação Esportiva, viabilizados por meio de acordo de repasse de recursos lotéricos pela FENACLUBES para o CBC, em conformidade com o art. 23, § 8º e § 9º, da Lei nº 13.756/2018.

Na ocasião da realização da Assembleia, foram apresentados os detalhes do Acordo, que contou com a aprovação prévia das Diretorias e Conselhos Fiscais de ambas as instituições, assim como do próprio Ministério do Esporte, que, ao avaliar a adequação legal e a viabilidade do projeto específico apresentado pelo CBC, emitiu formalmente sua autorização por meio do Despacho Decisório nº 16/2023/GAB/MESP/MESP.

Em momento histórico para o segmento clubístico, a Assembleia Geral do CBC aprovou a realização dos Fóruns Nacional e Estaduais de Formação Esportiva, a serem realizados a partir de 2023, em parceria com a FENACLUBES e o Acordo de Repasse de Recursos Lotéricos.

Com a aprovação, o Acordo de Repasse de Recursos foi assinado na presença de todos os representantes dos Clubes presentes, que enalteceram as ações conjuntas desenvolvidas em prol do segmento.

A importância da realização dos Fóruns foi muito destacada pelos presidentes que estavam participando da Assembleia. Carlos Augusto Ribeiro Teixeira Braga, Presidente do Praia Clube-MG, falou sobre o assunto: “Nós do Praia Clube enxergamos fundamental esses Fóruns que estão propostos, Nacional e Estaduais. É mais um fator de integração dos Clubes, de discussão da Formação de Atletas. Nós temos um país que é um continente, então as experiências de todos os lugares vão somar bastante nestes Fóruns. Para nós é um motivo de muito orgulho participar do CBC”.

O Presidente da Associação Desportiva Centro Olímpico-SP, Alex Martins Guimarães, também comentou sobre o tema. “O Fórum é muito importante por causa da capacitação tanto do corpo técnico quanto estatutário, visando cada vez mais ampliar a discussão da aplicação dos recursos. Diluir isso em vários Fóruns fortalece o que o CBC e FENACLUBES pretendem como estratégia na Formação de Atletas nos Ciclos Olímpicos, acho isso fundamental”.

O objetivo da criação destes Fóruns é suprir a necessidade de aproximação de instituições esportivas em uma pauta nacional única e promover um amplo debate, visando, entre outros objetivos, a massificação dos benefícios previstos no Programa de Formação de Atletas do CBC, a capacitação dos gestores dos Clubes e extração de indicadores para aumentar a eficiência do Programa.

A FENACLUBES já disponibilizou os recursos financeiros para o CBC realizar estes eventos, e o CBC, por sua vez, já iniciou suas atividades de planejamento para a execução dos Fóruns.

Esperamos contar com o engajamento de toda a comunidade esportiva em torno desta importante ação para o fortalecimento da Rede Nacional de Clubes Formadores do CBC, sendo que todo o segmento será ampla e oportunamente informado sobre os detalhes dos eventos.