Ministério do Esporte autoriza acordo para a realização dos Fóruns Nacional e Estaduais de Formação Esportiva

21, Março 2023
Ministério do Esporte autoriza acordo para a realização dos Fóruns Nacional e Estaduais de Formação Esportiva

O Comitê Brasileiro de Clubes - CBC e a Confederação Nacional dos Clubes – FENACLUBES formalizaram acordo de repasse de recursos lotéricos, para o CBC realizar Fóruns Nacional e Estaduais de Formação Esportiva, com recursos repassados pela FENACLUBES.

A Rede Nacional de Clubes Formadores vem aumentando de forma significativa, destacadamente com a universalização de acesso ao Programa de Formação de Atletas do CBC, a partir da criação dos Clubes Aspirantes, o que está possibilitando a entrada de todos os Clubes que formam atletas no país, uma vez que não existe ônus financeiro.

Inclusive, a Campanha para a integração de Clubes, dentro deste formato, está a pleno vapor, com ampla divulgação realizada pelo CBC e por todas as Confederações e Ligas Nacionais parceiras do CBC.

Com a maior amplitude da Rede e a massificação dos benefícios previstos no Programa, visualizou-se que, por um lado, a necessidade de aproximação de instituições esportivas em uma pauta esportiva nacional para o pleno entendimento do papel do CBC no sistema esportivo nacional e o posicionamento de sua política esportiva; e, por outro lado, a possibilidade de o próprio CBC extrair indicadores para aumentar a eficiência do Programa, além, é claro, de promover a participação social na construção do esporte nacional.

É dentro desta perspectiva que a FENACLUBES disponibilizou recursos financeiros para o CBC realizar os Fóruns Nacional e Estaduais de Formação Esportiva, permitindo-se o compartilhamento de conhecimentos sobre o Programa de Formação de Atletas do CBC, inclusive, para que os beneficiados ajam como multiplicadores em seus locais de origem.

Este repasse tem previsão expressa no art. 23, § 8º e § 9º, da Lei nº 13.756/2018, e exige a autorização formal Ministério do Esporte, que, de modo inédito, emitiu, em 17/03/2023, o Despacho Decisório nº 16/2023/GAB/MESP/MESP (SEI nº 13543565), autorizando a celebração de Acordo entre as entidades e o repasse dos recursos lotéricos.

O CBC agradece ao Ministério do Esporte pela lisura, celeridade e transparência das ações, possibilitando o debate plural da política e seus direcionamentos com a comunidade esportiva.

A partir de agora estaremos a pleno vapor realizando todos os procedimentos para realizar ainda em 2023 o Fórum Nacional de Formação Esportiva, começando pela Assembleia Geral Extraordinária no próximo dia 25 de março!

Acompanhe!