União de esforços é fundamental para alcançar meta da campanha de integração de Clubes Aspirantes

15, Março 2023
União de esforços é fundamental para alcançar meta da campanha de integração de Clubes Aspirantes

A campanha para a integração de Clubes Aspirantes ao Programa de Formação de Atletas do CBC, com benefícios exclusivos, termina no próximo dia 31 de março.

O movimento pelo fortalecimento do Programa de Formação de Atletas, passou a ter participação total de Confederações e Ligas Nacionais parceiras do CBC. No entanto, com o curto prazo para o final da Campanha de integração de Clubes Aspirantes, os números preocupam, e será necessário redobrar os esforços, uma vez que os Campeonatos Brasileiros Interclubes – CBI® só serão apoiados pelo CBC, com a integração total dos Clubes participantes.

Os números a seguir indicam o empenho de cada Confederação ou Liga Nacional para levar os benefícios a todos Clubes Formadores de nosso país. Hoje, já são 45 esportes, entre Masculino e Feminino, beneficiados pelo Programa e que terão os CBI® cada vez mais qualificados, com a participação de Clubes de todas as regiões do país.

Vejam os números!

tabela

Como se verifica, desde janeiro até o momento, mais de 120 Clubes se integraram ao Programa, e hoje já são 429 Clubes compondo a Rede Nacional de Clubes Formadores!

Veja a evolução desde dez/2022

gráfico

No entanto, considerando a meta de integrar todos os Clubes que participam dos CBI®, e que faltam apenas 15 dias para o fim da campanha, há muito trabalho pela frente! E que deverá ser intensificado para que o apoio a cada Esporte seja garantido.

Alerta para Confederações e Clubes: A partir de abril, a exigência continua, no entanto com benefícios reduzidos para os Clubes Aspirantes, e suspensão de benefícios para Confederações a cada CBI realizado sem a integração de todos os Clubes.

Na atual Campanha, o Clube Aspirante é isento da contribuição associativa e tem benefícios exclusivos que incluem:

  • Passagens Aéreas para participação em um CBI®, com o mesmo número de passagens dos Clubes Vinculados e Filiados;
  • Vaga em um dos cursos de extensão da UNICAMP
  • Participação no Fórum Nacional de Formação Esportiva com duas passagens aéreas, hospedagem e alimentação
     

Fórum Nacional de Formação Esportiva – Aguarda aprovação pelo Ministério do Esporte

O Fórum, previsto para 2023, possibilitará um mapeamento dos Clubes Formadores de nosso país. Os Clubes participantes deste grande evento, terão a oportunidade de contribuir para um diagnóstico mais preciso da realidade esportiva, que consequentemente qualificará ainda mais a política de formação esportiva coordenada pelo CBC.

A realização do Fórum segue aguardando a aprovação do Ministério do Esporte, referente ao repasse de recursos da FENACLUBES para o CBC.

Após aprovado pelas respectivas Diretorias, os Conselhos Fiscais da FENACLUBES e do CBC também se reuniram e deram parecer favorável ao Acordo de Repasse de recursos lotéricos firmado entre as duas entidades, realizado com total transparência da gestão dos recursos. No próximo dia 25 de março, em última instância, teremos a apreciação nas Assembleias dos Órgãos soberanos de ambas entidades, conforme editais de convocação publicados em seus sites e também no Diário Oficial da União - DOU.

Em paralelo, as áreas jurídicas do CBC e FENACLUBES, têm se reunido com a assessoria do Ministério e membros da CONJUR/AGU, prestando todas as informações para subsidiar a aprovação do Ministério do Esporte, nos termos da legislação vigente.

Se o seu Clube participa de CBI®, faça parte do Programa de Formação de Atletas do CBC! Saiba como integrar seu Clube aqui!